1 de junho de 2011

Como ter um Networking eficaz?



Por Alberto Antunes* 

Hoje vou compartilhar um pouco com vocês sobre Networking. Gostaria de aproveitar o ensejo e parabenizar  ao Blog, ‘’Balaio de Informações’’. Aos que não conhecem o Blog tenho a certeza que, ao lerem alguns de seus textos se tornaram leitores assíduos.

Mas como o blog é sem enrolação, vamos direto ao assunto. Alguém pode me dizer o que de fato o que é uma rede? Rede é compartilhar. Segundo Gil Giardelli, um dos maiores especialistas de mídias sociais do Brasil, estamos na ‘Era do Compartilhamento’. De fato estamos, sairá na frente os que souberem aproveitar.

‘’Sou foda! Tenho 1.000 amigos no Orkut e 5.000 no facebook! Fora os meus ‘’amigos’’ off-line, que não possuem redes sociais, todo mundo me conhece!’’ Será mesmo que um cara desse tem uma boa rede de contatos? Ter uma rede de contatos "EFICIENTE" vai muito além de conhecer e ter as pessoas em redes sociais. Ter um Networking eficaz é você ajudar as pessoas quando elas precisarem, ser proativo e saber se posicionar.

Eu conheço o Lula, já falei com ele pessoalmente uma vez. Jura? Você é foda em... Mas e ai, gerou algum negócio para ele? O ajudou em algo?... Ter uma boa rede de contatos é gerar e receber ajuda quando necessitamos, sem interesse, naturalmente. Ame ajudar as pessoas e esteja sempre à disposição que terás um retorno brilhante, e uma ótima rede de contatos.

Outra dica bacana, em relação a Networking em Eventos, dada por Ivan Misner no portal Entrepreneur.com A coisa mais importante é a qualidade do contato. Isso significa: o tipo de contato feito, a relevância dele para seus negócios e interesses, e o quão boa é a conexão que está sendo feita com aquela pessoa.

Em um evento comum, você conseguirá lidar com no máximo 10 contatos. Isso pode não parecer uma grande quantidade, mas é o suficiente quando se está conversando com as pessoas certas. Se você for em 2 eventos por semana, isso dá cerca de 10 eventos no mês, ou entre 30 à 50 novos contatos a cada 30 dias. Continue fazendo isso nos meses seguintes, sempre lembrando de manter o contato com aqueles que já conheceu. A idéia é fortalecer a rede!

Por fim, tenho percebido que muitos profissionais só acionam a sua rede de contatos quando se deparam com algum problema que foge de seu controle. É natural que você comece uma busca para a solução do seu problema junto às pessoas que você conhece e confia. O problema é que muitas pessoas só acionam sua rede quando estão com alguma dificuldade. Nunca chegam com oportunidades ou algo do gênero, só problemas.  

*Alberto Antunes Graduando em Administração, Colecionador de Oportunidades, Vendedor de ideias e Executivo de Sonhos. 


15 comentários:

  1. Obrigado ao amigo Alberto Antunes pela participação e confiança em usar este espaço para divulgar seu conhecimento e enriquecer o jogo de ideias que compõe esse Blog! Sobre o Networking, de fato ele tem que ter qualidade e não quantidade. O importante é estar conectado as pessoas certas e fortalecer essa rede.

    ResponderExcluir
  2. Vendo gente como o Alberto um jovem estudante q se destaca pela busca constante de conhecimento e o Junior pupilo e hoje parceiro de negócios, dois nordestinos alagoanos, tenho convicção q só a educação pode mudar o rumo da realidade!
    Procure conversar com muitas pessoas, faça amigos verdadeiros não se preocupe com contatos comerciais! Nada que começa com uma transação vai render alguma coisa, relacione-se! Chame pra tomar um suco, uma cerveja, ligue no dia do aniversário, ria dos emails sem graça, comente seu blog! Enfim, não faça networking faça amigos!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza um dos fatores decisivos para um profissional obter sucesso em suas atividades está ligado a sua rede de contatos. Como o texto bem relata esse contato tem que ter certa relevância e atender as expectativas de ambos os lados, a troca tem que ser verdadeira. E no fim mais vale as palavras do nosso amigo Rodrigo Sávio, não faça Networking faça Amigos, crie laços duradouros e verdadeiros.

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço o espaço. É um privilégio compartilhar com um blog que aprendo tanto! E fiquem ligados... ''Uma dessas pesquisas, de um pesquisador da Universidade de Oxford afirma que, assim como no mundo real, interagimos com no máximo 150 pessoas por ano no mundo virtual.''

    ResponderExcluir
  5. José Carlos

    Muito instrutivo este texto, na maioria das vezes nos preocupamos em manter tantos contatos e não conseguimos manter esse link ativo, pois, temos muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo e não prestamos a devida atenção a todos. Aprendi com um amigo que é importante manter contato apenas com quem pretendemos realizar alguma coisa juntos de fato. Não é quantidade e sim qualidade como mencionou o Júnior.

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos conectados seja em meios profissionais, familiares ou entre amigos. Gostei muito do Post, acho que todo mundo tem que se preocupar em fazer um bom Networking e trabalhar pra colher frutos dessa relação.

    ResponderExcluir
  7. Cada vez melhor o conteúdo que encontro aqui. Gostei bastante do texto, vou começar a repensar minhas atitudes perante as pessoas que mantenho em minha rede de contatos. Parabéns Alberto pelo post e parabéns Balaio de Informações por mais uma boa matéria.

    ResponderExcluir
  8. Construir redes de relacionamento não é tarefa fácil, exige disciplina, dedicação... É um trabalho árduo mas extremamente prazeroso, principalmente quando se pensa em acumular amigos, e não simplesmente favores!
    Acredito que todo ser humano nasceu para viver em comunidade, somos assim desde que o mundo é mundo, precisamos do meio e somos fruto dele, desta forma, pessoas ajudam pessoas, os negócios são apenas conseqüências!

    Ótimo texto, parabéns Alberto por enriquecer ainda mais o " Balaio de Informações".

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post! Acredito que cada indivíduo usa a rede com interesses bem diversificados.
    É uma forma de divulgar e expressar nossas opiniões,de protestar, conscientizar as pessoas e de se inteirar com o universo.
    Também é uma oportunidade de conhecer novos amigos e manter bem perto as pessoas que amamos.

    ResponderExcluir
  10. Como é importante manter a rede em dia, um bom contato pode lhe abrir muitas portas e como foi mencionado no texto, é importante conhecer a pessoas certa. Ficar ciente que todo relação provem de uma troca, é ajudando que seremos também ajudados.

    ResponderExcluir
  11. Acho muito importante manter-se bem atualizado e com uma boa rede de relacionamentos, tanto no contexto pessoal como profissional. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a explanação do nosso amigo, muitas vezes fazemos parte de uma determinada rede de amigos, mas não mantemos contato na verdade com nenhum deles,manter-se sempre atualizado e comunicativo é chave do sucesso.

    ResponderExcluir
  13. André Vital

    Gostaria de saber onde vcs do Balaio de informações encontram esses caras que escrevem aqui, só conteúdo bom e gente jovem com ideias brilhantes. Gostei do que o Alberto mencionou no texto, parabéns estou ficando sócio.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post!!! excelente na verdade. Primeiramente gostaria de parabenizar o Alberto (pelo texto maravilhoso) e pelo "Balaio de Informações" por trazer posts tão bons =D. Tudo isso graças ao meu grande amigo Junior.
    Rede social é o que ah de mais importante na interação humano-humano, ou pra alguns Engenharia Social. A algum tempo atrás eu li um artigo que falava justamente sobre o assunto, na verdade era uma teória chamada "Six Degrees", onde qualquer duas pessoas no mundo, estão ligadas por 6 laços de amizade. A maioria das redes sociais (como orkut, facebook, flickr, etc) utilizam essa teória para sugerir novas amizades.
    Mas o importante, como o texto menciona, é ter qualidade e não quantidade. É preciso interagir e colaborar em uma rede social, seja ela de trabalho ou de lazer. No fim, você só vai ser o "cara" se souber colaborar em um dada área, e se assim o for, pode ter certeza, você será uma pessoa referência daquela área e muitos vão querer interagir com você.

    Lembranças direto de Sanca City =D

    ResponderExcluir
  15. Belíssimo texto do nosso amigo Alberto. Faça um Networking Eficaz sempre, compartilhe idéias que ajudem outras pessoas a se sentirem melhor.Esta ai uma simples dica de conseguimos um relacionamento duradouro. E não esquecendo dos amigos verdadeiros, eles são a base de um Networking Eficaz. Parabéns.

    ResponderExcluir