24 de junho de 2011

Quanto vale uma Boa Ideia?



Por Adeildo Júnior

Já pensou se cada boa ideia que você tivesse existisse um valor especifico a ser pago por ela? Caramba talvez alguns amigos meus fossem milionários, pois, conheço pessoas que produzem uma quantidade imensa de novidades. Agora a ideia tem que ser genuína, totalmente original, sem vestígios algum de compilação! Porque normalmente o que é rotulado como novo, nem sempre é novo de fato, apenas reaproveitado.

Sem sombra de dúvidas o que temos de mais valioso é o dom da criação, as grandes empresas entram em pé de guerra para conseguir garimpar profissionais criativos. Longe do mundo corporativo, pessoas simples desenvolvem produtos, serviços e soluções fascinantes que resolvem e suprem a expectativa da sociedade. Quantos inventores ajudaram a revolucionar o mundo em que vivemos com uma simples ideia.

Assistindo o PEGN vi uma matéria que trazia um abridor de sachês para ketchup e Maionese. Khort-Abridor  Logo me veio o seguinte pensamento, porque eu um devorador de sanduiches, pizzas e outras guloseimas, que sempre reclamei de ter que abrir o sachê no dente, nunca me propus a pensar em algo funcional para resolver o problema. E por consequência,  gerar uma cadeia imensa de negócios. Para minha felicidade como consumidor, já está no mercado e principalmente nas lanchonetes o abridor de sachês facilitando a vida de todos .

Por muitas vezes me ponho a pensar, será que existe um dom especial nas pessoas que conseguem imaginar e criar algo novo? Depois de perder alguns fios de cabelos, cheguei a seguinte conclusão! O dom da criação está ligado a percepção dos fatos ao nosso redor. Aqueles que conseguem enxergar, se tornam verdadeiros empreendedores de oportunidades, estão sempre antenados nas mudanças e colocam em prática sua resiliência, fogem da zona de conforto e buscam a inovação o tempo todo.

Então, venho tentando observar mais o mundo ao meu redor, tentando encontrar os problemas afim de ter ideias que tragam soluções! Na conjuntura atual estou em meio aqueles que não produziram nada de inovador, sendo assim, não teria nada pra vender. Mas, trago comigo a inquietação de ousar e prospectar algo único, pois, quero um dia fazer algo que nunca foi feito. Quando isso acontecer, estarei saciando o meu ego, que me cobrar a cada dia. "Tenha uma boa Ideia". 

15 comentários:

  1. Todos nós temos o dom da criação, seja para benefício próprio ou para os demais, a criatividade está nas pequenas coisas, como sair de um problema sem prejuízos,fazer coisas em casa quando temos pouco dinheiro para sair ou até mesmo criar aquele projeto para aumentar as vendas de uma empresa...o diferencial são as pessoas ousadas que enxergam além do básico, tornando-se diferentes por isso, como o rapaz do abridor de sachê, que por sinal adorei saber...Então não fiquem tristes todos nós criamos todo dia, só precisamos de um pouco mais de ousadia para nos destacar!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa do abridor de sachês foi realmente providencial, era terrível ter que comer em algum lugar e ter que cometer até um certo ponto essa falta de higiene. Quanto as ideias, realmente devemos muito aos grandes pensadores que ajudaram a moldar o mundo em que vivemos hoje. Parabéns pelo texto, a cada dia fica melhor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia para se ter uma ideia original tem que pesquisar bastante para saber se o que você acha que é inusitado já não foi inventado ou ter a sorte de ter tido a mesma ideia de uma outra pessoa e essa pessoa ainda não ter lançado essa ideia para todos.
    Ter uma ideia original hoje em dia não é muito fácil, pois quase tudo que que precisamos já foi inventado.
    Mas essa já é uma boa ideia de se começar a pensar em ideias novas.

    ResponderExcluir
  4. Há poucos dias li um comentário de um velho amigo que disse o seguinte: "No decorrer do dia vc faz o que que todo mundo faz, mas para alcançar uma meta especial vc deve abrir mão de algumas coisas e até mesmo fazer no horário em que estas pessoas estão dormindo ou numa mesa de bar, tomando cerveja e comendo picanha". Isso e fazer diferente e ter uma excelente ideia, e inovar, e sair do básico, e transpor a barreira do comodismo. Um abraço Junior. Fabricio Oliveira

    ResponderExcluir
  5. José Carlos

    Como é rapaz, vc provavelmente seria um dos que mais lucrariam com isso, conheço pouca gente com tanta criatividade como vc. Agora sobre o abridor de sachês, de fato foi uma sacada incrível.

    ResponderExcluir
  6. Somos todos uma caixinha de ideias, apenas temos que por em prática tudo que passa na nossa mente. Basta um pouco mais de ousadia!! E vc sem dúvida alguma seria umas das pessoas que iria lucrar muito com isso... Pois até o nome do BLOG foi uma idéia genial "O BALAIO DE INFORMAÇÕES".
    Não deixando de exaltar o criador do " Abridor de Saches" genial!!!

    ResponderExcluir
  7. Identificar um problema e descobrir ou ter uma ideia para a solucao eh uma tarefa muito interessante. Nos empreenderores adoramos esse desafio! Outro dia escrevi um artigo nessa linha, onde eu afirmo que nada se copia, tudo se cria, invertendo de proposito o ditado popular. Gosto muito de ler seu "Balaio de Infomacoes" eh sempre inspirador e com uma interpretacao bastante peculiar dos temas do dia a dia. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Menino que resenha esse abridor, ainda não vi desses não. Com certeza essa ideia é muito legal e higiênica. Quanto ao post, concordo temos que está de olho nas oportunidades.

    ResponderExcluir
  9. André Vital

    Faço outra analise, se ao invés de enxergarmos problemas, vislumbremos soluções. Ai sim a produção de ideias criativas seria imensa, com certeza foi esse o principio adotado pelo inventor do abridor de sachês.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todos nós temos esse dom de criar coisas inovadoras, precisamos apenas de oportunidade e inspiração.

    ResponderExcluir
  11. Erick Castro

    Muitas vezes estamos acostumados a pegar o produto pronto, ou a apenas queremos a solução do problema. Poucos se colocam a disposição para colocar em pratica sua criatividade e achar soluções a partir de suas ideias. Muitos até tem o dom mas, a preguiça empata o surgimento de uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  12. Bom hoje em dia fica difícil ser pioneiro em uma boa ideia boa, na verdade nos samos simples imitadores, imitamos outras ideias mas o mundo da muitas voltas, quem sabe hoje ou amanhã temos um boa ideia...

    ResponderExcluir
  13. Ser pioneiro em uma ideia é algo bem difícil nos dias atuais, é preciso está antenado nas oportunidades que estão ao nosso redor. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  14. Admiro as pessoas que vivem inventando coisas, objetos, etc...até me acho criativa, mas até hoje não inventei nada, muito pelo contrário, vivo copiando as boas ideias, apesar de achar que toda criatura é capaz de criar,de inventar, acho que todo ser é inteligente,basta querer e ousar, porém cada um vive de acordo com suas prioridades de vida. bjos querido irmão!

    ResponderExcluir
  15. Amigão, acho que um conselho seu seria bem vindo dada a situação que me encontro. Eu tenho uma ideia de empresa que é absolutamente nova. Genuina. Embora custe quase um milhão coloca-la em pratica, a rentabilidade é gigantesca. Todavia, embora eu tenha pessoas ao meu redor que pode coloca-la em pratica, como fazer pra me resguardar caso alguem queira apenas tomar conhecimento e faturar com ela, ou seja, roubar minha ideia? Sabe se existe uma maneira formal de me assegurar de que minha ideia não venha cair em mãos erradas? Desde já obrigado. Saulo Henrique

    ResponderExcluir