Feedback, qual a importância dessa ferramenta para a obtenção de resultados? Particularmente, utilizo sempre que acho necessário, emprego junto a minha equipe de vendas no intuito de alinhar informações e traçar novos desafios. O Feedback tem que trazer consigo os dois lados da moeda, ele pode ser corretivo, ou em muitos momentos serve para expressar sua satisfação com os resultados obtidos.
A dificuldade que enxergo hoje em dia é que, muitos gestores não estão preparados para dar o Feedback ou recebe-lo. Existe um certo receio quando se trata do assunto, pois, o medo em falar ou ouvir a verdade sobre o seu desempenho profissional assusta. Com isso, perde-se a oportunidade de corrigir suas falhas e a chance de redirecionar todo o seu trabalho, caso seja necessário. Não enxergam a possibilidade de crescimento.
Como funciona na prática? As atitudes que a empresa espera ver repetidas devem ser reconhecidas e ovacionadas, as falhas devem ser apontadas e através do processo é possível passar orientações claras sobre a conduta esperada em cada situação. Não se enganem, ele nunca, eu disse nunca pode ser visto ou utilizado como ferramenta de intimidação, servindo por exemplo como temporada de caça as bruxas.
De que maneira isso acontece? Recentemente, ouvi um amigo de profissão mencionar o termo pejorativo Fodesback, fazendo menção a uma conversa que teve com seu superior. Ele disse que se o intuito era melhorar o resultado dele, depois da péssima empregabilidade da ferramenta, ele se sentiu arrasado e sem nenhuma motivação para melhorar seus numeros. O mesmo batizou a conversa com seu superior de Fodesback ao invés de Feedback.
A intenção é que esse processo seja bem estruturado e busque sempre o lado produtivo, que traga numeros e argumentos plausíveis, e tenha com sigo o ideal de promover a melhoria do avaliado em questão. Seja no momento de repreender ou elogiar, o Feedback tem que ter características positivas! Por fim lembre-se, Estamos lidando com seres humanos e não com bichos, o principio de toda boa relação é o respeito para com o próximo.
A intenção é que esse processo seja bem estruturado e busque sempre o lado produtivo, que traga numeros e argumentos plausíveis, e tenha com sigo o ideal de promover a melhoria do avaliado em questão. Seja no momento de repreender ou elogiar, o Feedback tem que ter características positivas! Por fim lembre-se, Estamos lidando com seres humanos e não com bichos, o principio de toda boa relação é o respeito para com o próximo.
José Carlos
ResponderExcluirMuito difícil é a aceitação do avaliado, muitas vezes é muito fácil apontar os erros dos outros, agora, quando estamos em ênfase o bicho pega. Principalmente se for essa modalidade descrita no texto. Muito engraçado esse tal de Fodesback, o nome já diz tudo.
Falar a verdade, jogar limpo e ter uma proposta clara de melhoria para a pessoa que está sendo avaliada, seria o ponto de partida. Mas concordo quando vc menciona que é difícil aceitar uma critica, mesmo que ela seja construtiva, nesse processo o grau de maturidade tem que ser alto.
ResponderExcluirTodo cuidado é pouco na hora de avaliar alguém, qualquer palavra mal empregada, pode causar danos terríveis,nem todo chefe está preparado emocionalmente para realizar essa tarefa, apontar defeitos não é fácil,nem é para todo mundo,é preciso ser muito sútil e inteligente, encontrar as palavras corretas.
ResponderExcluirPorém no caso do bom funcionário, fica mais fácil elogiar, com isso contribuirá para que ele seja cada vez melhor. Quem não gosta de ser elogiado?
Agora,quem gosta de ser criticado? No entanto é inevitável, é preciso falar para que melhore sua atuação, mas com prudência, cautela.
Erick Castro
ResponderExcluirBom texto, lembro dos puxões de orelha e os momentos em que fui ovacionado no trabalho. Agora essa tarefa não é pra qualquer um, tem que ter uma habilidade especial, caso contrário pode levar tudo a perder. Abraço Junior.
Bom caro blogueiro, como apontar defeitos ou mesmo qualidades sem que o mesmo não se ofenda, claro que quando é apontado nossas qualidade é natural recebermos com alegria, cautela acho que é a palavra certa para apontar criticas e com elas buscar a melhora o quanto pode.
ResponderExcluircríticas e elogios feitos para o crescimento profissional do indivíduo não é uma tarefa fácil, pois mesmo utilizando boas palavras a crítica não é recebida de forma agradável. Temos que colocar na cabeça que crítica nada mais é do que o que deve ser concertado para o crescimento pessoal, e aprender com as falhas, pois assim teremos o aprimoramento profissional para a busca pela excelência!
ResponderExcluirNão detenho conhecimento desses termos técnicos que abardou neste post. mas, trazendo pro dia a dia, e se tratando de relações onde envolvam pessoas, é necessário uma boa dose de cautela pra que não se machuque as pessoas com certas colocações e palavras agressivas. Da mesma forma é preciso maturidade pra aceitar quando está errado.
ResponderExcluirÓtimas colocações.
ResponderExcluirA palavra chave é respeito. Com respeito, ética e educação qualquer coisa pode ser dita. Quando vamos criticar ou dizer algo a alguém, deveríamos perguntar primeiro: será que eu conseguiria ouvir isso? como eu receberia esta crítica?
Temos que nos colocar no lugar dos outros e não achar que as pessoas têm obrigação de ouvir minha opinião.
Mas, concordo que as críticas são bem vindas a partir do momento que o respeito e a ética estão inclusos no processo.