12 de outubro de 2010

Saudades da minha velha Infância!!!



Hoje é um dia especial, comemoramos em todo país o "Dia das Crianças". Então, passei o dia bem pensativo e no auge dos meus quase trinta anos, comecei a recordar da minha infância, principalmente as memórias que trago mais claras em meu consciente. As peladas na praia com meus colegas, as colônias de ferias que tive a oportunidade de participar com meus primos, programas inesquecíveis, como o meu predileto Balão Mágico, brinquedos e brincadeiras as quais não vejo mais hoje em dia.

Faço uma pequena comparação na diferença que existe em ser criança hoje e ser criança a vinte e poucos anos atrás, tenho como referência meus sobrinhos que praticamente vivem presos e enclausurados em suas casas, provavelmente nunca brincaram de amarelinha, soltar peão, rouba bandeira, soltar Pipa e tantas outras que nem me recordo. Vivem presos as televisões e a seus desenhos sem graça,  jogos no PC e sem falar nos videos games que são campeões em roubar o tempo livre que eles tem.

Os desenhos de hoje são extremamente sem graça, fala serio perder tempo assistindo os Backyardigans ou Pokémon ninguém merece, ainda lembro dos G.I Joe, He-Man, Thunder Cats, sem falar nas trapalhadas do Perna Longa e nas aventuras dos X-Men. Eu sei, os tempos são outros e talvez não produzam mais desenhos assim para não estimular a violência, mais, até o Garfield era mais engraçado e descolado que os desenhos atuais, pobres em enredo e repetitivos até dizer basta.

Nos brinquedos ai sim é que vem a diferença, a vinte anos atrás eles eram mais bem elaborados e educativos, hoje não vejo nenhuma criança brincando com um quebra- cabeça, o velho joguinho de resta um e os palitinhos coloridos que traziam consigo a dificuldade e ao mesmo tempo aguçava a inteligência da criança. Bonecos como o Playmobil, que mexiam com a imaginação, até o bom e velho Atari, aquele jurássico vídeo game que tinha jogos educativos como o come-come.

Sabe do que mais sinto falta? Das reuniões familiares, almoços na casa da vovó, dos primos todos juntos correndo pra tudo que é canto, aquela bagunça sadia sem a menor preocupação com nada, na escola era só alegria, jogos internos, feira de cultura e peças teatrais. Agradeço sempre a Deus por ter me ajudado a me tornar o homem que sou hoje, mais se pudesse ao menos uma vez, gostaria de regressar a minha velha infância! E você, do que mais sente falta do seu tempo de criança? Pois é, agora já era ficou na lembrança! Um Abraço e até o próximo post.

32 comentários:

  1. Meu caro, imagine eu que já tenho 54 anos, a minha infância está tão longe que as vezes nem acredito que vivi lá, afinal nasci no inicio da segunda metade do século XX. Também sinto saudade dos desenhos da minha epóca, Zé Colmeia, Flintstones, Jetsons, Thunderbirds e o National Kid. Obrigado pela mãozinha para as recordações já no finalzinho deste dia.

    ResponderExcluir
  2. Comigo é muito mais além, na minha epoca não davamos valor a televisão e desenhos animados. Gostavamos das brincadeiras de roda, pique esconde e outras tantas sempre em grupo. Tempo bom que não volta a traz!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que vc falou. Me bateu uma saudade ENORME agora da minha infância, uma infância pura, sem violência, preocupações. Me sinto orgulhosa de ser a criança que fui, pois me auxiliou e muito na minha formação de hoje. Saudades do Show da Xuxa, de ficar até tarde na rua brincando de queimado, rouba bandeira até minha mãe gritar pra eu ir tomar banho pois já estava tarde. Foi muito bom relembrar tudo isso. Adorei! Agora só aumentou minha Saudade =/

    ResponderExcluir
  4. Amigo Adeildo, muito obrigado pela visita. O seu blog, além de muito útil, está muito bonito e funcional. Achei interessantíssimo a forma como você mostra o menu da direita. Parabéns!
    Abraço!
    Leão
    http://aurosgestao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho boas lembranças dessa época. Vida boa, jogar bola, caçar passarinho, brincar de garrafão, soltar bomba, ate de apanhar da minha mãe tenho saudade e olha que eu apanhava direto...kkkk...e as coleções de comandos em ação,os desenhos da tv que nem moviam a boca e mesmo assim eram melhores que os de hoje.Tempo bom.Recordar é viver

    ResponderExcluir
  6. Eita saudade desse tempo bom, tempo em que eu não me preocupava com nada.Me recordo das tardes de domingo na casa da minha avó, das brincadeiras: sete cortes, queimado, bobinho...
    Tempo que não volta mais!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, essa concerteza é uma das melhores lembranças que o ser humano pode ter. A INFÂNCIA!
    Bom,lembro-me bem dessa fase maravilhosa e da inocência que tínhamos qd crianças. Oh tempo bom que não volta... Mais como já dizia o poeta: SAUDADE é um sentimento que não morre!
    Passa um filme nessas horas e a recordação vem a mil. Os desenhos animados: Caverna do Dragão, Usinhos cariosos,She-ra, Meu querido Poney... E as bonecas: Barbie, Meu Bebê, O Fofão a Boneca da Xuxa, a Emilia... Aff!!! Sem falar nas brincadeira de esconde-esconde, quebra-cabeça, Palitinho coloridos, Queimado, telefone s/fio de casinha... Sim, já ia esquecendo do bom e velho Patins e Bogobol. Meu Deus, passaria o dia td descrevendo as maravilhas da boa e velha infância. Só vc mesmo pra dispertar essa lembrança tão boa que foi a nossa VELHA INFÂNCIA. Bjsss meu amor!

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que eu sinto falta é de não fazer nada é,só assistir tv,jogar bola na rua,só isso.

    ResponderExcluir
  9. Eu só quero saber é se dentro do fofão tinha mesmo um punhal!!!!
    kkkkkkkkkkkk
    Eu possui um videogame que acho que ninguém aqui possuiu... o famoso: Odyssey! Tinha jogos de corrida de carrinhos e o famoso Senhor das Trevas, um jogo que não dava a possibilidade de salvar e tinha simplismente 256 fases!!!
    Época de brincadeiras com os meus primos na rua: Dono da Rua, 31 alerta, bôto, entre outras que ajudavam tanto a desenvolver coordenação motora como espirito de equipe. Fora os desenhos que faziam a cabeça da garotada, dos quais eu cuurtia principalmente os vilões: o Munrhá "O de vida eterna" (Thundercats), aquela figura esquisita do Gorpo e aquele numero "0" (Hemann), Gargamel (Smurfs) e o famigerado Drgão Diamat (Caverna do Dragão) hehehehehe
    Esta sim foi a verdadeira infância.

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh...só tinha uma música que eu odiava...
    O tema de "Cavalo de Fogo".... mudava de canal toda vez! hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  11. Semana passada fui visitar um cliente e no meio da conversa o questionei qual era o verdadeiro espírito da empresa dele, o que ele queria deixar como legado para a sociedade, para as pessoas e seus funcionários. Ele não falou nada, me pegou pelo braço, decemos o elevador (a sala dele é na torre comercial do terraço shopping aqui em Brasília) quando chegamos no térreo tinha uma exposição de brinquedos antigos da estrela muitas coisas que marcaram a minha infância: Genius, Falcon, Ferrorama, Robô Artur... não vou negar que naquele instante sai da realidade viajei para um mundo onde acreditava em tudo e principalmente nas pessoas, quando retornei do meu devaneio ele olhou pra mim e disse: É isso que eu quero! Que as pessoas olhem minha empresa como você e todos os que passam por aqui olham pra esses brinquedos que o sentimento seja de alegria e confiança. Na mesma hora olhei pra ele e agradeci pela aula. Voltei pra agência com aquilo na cabeça e a certeza de que nenhuma empresa pode pérpetuar se as pessoas não acreditarem nas pessoas, se seus líderes não instigarem seus liderados a querer mais, a ultrapassa-lo onde a criatividade e busca pela mudança seja constante e que haja o amor e o respeito entre todos. Esse é o meu sentimento de criança.

    ResponderExcluir
  12. uma coisa marcou a minha infância "Balão Mágico" e o desenho dos comandos em ação época boa de sorrisos na frente da tv onde toda familia se reunia pra assistir Os Trapalhões antes do fantástico, isso é tão real na minha mente que chego muitas vezes a presenciar as recordações dentro de uma imensa saudade. Ainda hoje gosto de desenho mas confesso que os de antigamente "20 anos atrás" eram os melhores, hoje sou fã dos padrinhos mágicos e sabe por que? ainda resta uma inocência guardada que é dificil ver hoje em dia e sem falar que o Jimmy é o máximo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. E isso Junior a nossa infância nos deixou muita saudade mas, não quer dizer que abandonaresmos os costumes as brincadeiras no quintal de casa. Temos que continuar perpetuar estes, para outras gerações afim de não se perder no tempo. O orkut, twitter, ipod, etc., vem crescendo bastante no mundo e principalmente nas crianças, mas como será a infância daqui à 20 anos? Fica a pergunta, acho que depende um pouco da gente.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse tempo,que ninguém via maldade em nada. tempos de queimado, policia e ladrão, pega- varetas adoro esse jogo, sem contar com as broncas do pai.. correndo atrás pra dar umas boas palmadas.
    mas.. o tempo passa e se vão as coisas boas e restam apenas as lembranças, pra recordar e quem sabe um dia contar aos nossos netos.

    ResponderExcluir
  15. Eu sinto falta das amizades,das brincadeiras são tantas recordações que fica difícil escrever,mais de uma coisa eu tenho certeza foi a fase mais feliz da minha vida.

    ResponderExcluir
  16. ah!Tempos bons,pena que não podemos voltar pelo menos de vez em quando.Sinto muita falta do meu tempo de criança,de jogar queimado,futebol,brincar de elástico e também de brigar com os amigos.Aquela briga onde um dizia não fale mais comigo e cinco minutos depois já estávamos nos falando.Do tempo de colégio onde era rezando pra tudo acabar e hoje,ah,se pudesse voltar.É isso aí foi bom relembrar.

    ResponderExcluir
  17. Eita... Acabei de lembrar das outra diversões da infância, tipo brincar de Banbole,pula corda, disputar com minha irmã quem era a Xuxa na hora das apresentações com as coleguinhas... rsrsrs. São lembranças que o tempo não apaga!

    ResponderExcluir
  18. boas lembranças que infelizmente não se tem mais hoje em dia. lembro do tempo que brincava de jogar
    chimbra com meus amigos, fazer avião em uma folha de caderno, de ouvir as historias que meu avô contava
    na porta de casa e das aventuras de ser um super herói. tempo que se foi e nunca mais vai voltar.

    ResponderExcluir
  19. A infância é uma fase maravilhosa, não tem como esquecer, primeiro lembro muito de minha mãe, depois lembro das brincadeiras, dos amigos...
    Velhos e bons tempos!
    Tempo sem violência, sem drogas e com liberdade para brincar na rua sem medo de nada, mas com responsabilidade de estudar e de obedecer aos pais.
    Ah se pudesse voltar na máquina do tempo!

    ResponderExcluir
  20. Realmente as brincadeiras de sete pedra ,rouba bandeira era muito gostoso e principalmente os rachas de futebol na rua , joga chimbra mais como o tempo não volta devemos sempre lembra das brincadeiras do tempo de criança e não esquecer quem somos.

    ResponderExcluir
  21. foi tão bom recordar um pouco da minha infância querida, engraçado que todo mundo se empolga quando lembrar, dei muitas gargalhadas dos comentários porque me vi dentro dos comentários, olha lembrei dos discos que contavam as histórias da branca de neve, a cinderela, os três porquinhos e o lôbo mau.é incrível como mexia com a minha imaginação.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! Gostei, de umas histórias que fizeram parte da minha infância.Foi Castelo ratibun, Thunder cats, jiraia... faz um mês que minha esposa me chama de infantil porque comprei o dvd dos smoorfes, valeu um abraço!

    ResponderExcluir
  23. cara como eu cinto saudades desse tempo na minha época eu só tinha um atare muito loco gráfico topado de pontinhos e os velhos seriados como Jaspion ,jiraya,Jiban e mitos outros q são tantos que se forem sitiados não daria joguei muito futebol mas se pudesse voltar tudo de novo, voltaria com certeza.

    ResponderExcluir
  24. Muito boa sua observação, tempos bons que não voltam mais e que agora são só lembranças e boas Lembranças. Brincadeiras, desenhos, jogos, amizades, coisas que só quem viveu sabe como é, não trocaria um ano da minha infância por uma infância toda de hoje. Sei que meus filhos vão pensar da mesma forma que eu penso hoje, mais agradeço a Deus por tudo que vivi e ainda vivo. O importante é sempre lembrar-nos que vai sempre existir uma criança dentro de nós.

    ResponderExcluir
  25. Bem, acho q a infância é a melhor fase de nossa vida, onde guardamos todas as coisas boas q vivemos e hj lembramos com muita saudades.

    ResponderExcluir
  26. Tempo bom que não volta mais é uma pena, era feliz e não sabia, morro de saudades desse tempo qdo todos os dias brincava de rouba bandeiras, sete cortes e pulava corda.
    Quando eu e meus irmãos sentavamos diante da tv para assistir os trapalhões e planeta dos macacos.
    Jussara Eufrásio

    ResponderExcluir
  27. Owwwwww saudadeee!! É... realmente hoje o dia 12 de outubro para muitos tem outro sabor, "recordar é reviver". Tenho boas e saudosas lembranças da minha tão adorada infância a qual curti total e completamente cada dia...Só uma coisa me fazia acorda cedo: tomar o café da manhã com a Xuxa, vê-la chegar naquela nave brilhante e cor de rosa...kkkk
    Os desenhos, eram os melhores, hoje não eles nao tem tanta graça, e digo isso nao pq deixei de ser criança (na idade), mas pq se realmente fossem bons as crianças ainda paravam para assisti-los. Concordo com vc, caro Junior,na suas citações a cima, e me preocupo ao pensar como será a infancia de nossos filhos?!!!

    abraço querido!!

    ResponderExcluir
  28. Nosso tempo de infância era bem diferente,brincávamos na rua até tarde sem preocupações. Como te falei tirei a Sky da minha casa para fazer com que Igor e Gustavo gastassem mais tempo com brincadeiras entre eles ao invés de ficarem "prostados" em frente a uma tv só assistindo. Deu certo........ Acho que voltar ao tempo de 30 anos atrás não dá, mas podemos passar coisas muito boas e saudáveis para essa nova geração.

    ResponderExcluir
  29. Acho que sinto mais saudade da casa da minha avó...era meu parque de diversão, ponto de encontro dos primos...ocupávamos a garagem com playmobil, era bom demais! Se não era isso, estava montando a casa da barbie...amava...minha brincadeira era montar a casa da barbie, na hora de brincar mesmo desistia hhahahah
    É isso...minha avó, meus primos, minhas irmãs...ahhh e a praia do francês, passei bons tempos lá, sinto muita saudade disso tudo aí!
    Mas aproveitei bastante...a infância de hoje é mais curta...as meninas viram mulheres cada vez mais cedo, uma pena.

    bjos Júnior!

    ResponderExcluir
  30. Pois é tempo bom era aquele, as crianças eram mas inocentes,brincadeiras mas saudáveis e mas criativas; hoje em dia a net traz coisas boas mas também ruim, apesar dos bloqueios sempre conseguem uma maneira de ver tudo, é simples é só acessar; tenho muita saudade! do meu tempo de criança.

    ResponderExcluir
  31. Valeu amigos! Que bom que através deste poster, conseguimos relembrar a nossa velha infância!!!

    ResponderExcluir
  32. Massa esse comentário jr! foi legal recordar todos os momentos de minha infância,de quando podia brincar e não se preocupar com nada,mas o bom é que fica em nossa lembrança todos os momentos legais,e podemos passar isso para nossos filhos.

    ResponderExcluir