29 de outubro de 2010

Quais são os desafios da Segurança Pública?


Hoje fui tomar um café e de relance vi uma revista que trazia na capa está frase que usei como titulo para este post. De cara pensei o seguinte: A falta de segurança é um limitador de direitos e da cidadania. Sem ela, e com a sua consequência mais visível, a violência! Alguns direitos dos cidadãos como lazer, liberdade de ir e vir,trabalho e educação ficam bastante restritos. Com o momento político é normal presenciarmos promessas para a solução do problema, mais são apenas promessas...

Como agravante para meu ponto de vista, o modelo apresentado mesmo que de forma cinematográfica do filme "TROPA DE ELITE 2" mexeu comigo, não vou negar, assim como alguns amigos que tiveram a oportunidade de assistir, sair do cinema perplexo, horrorizado com a realidade nua e crua! Triste em ver as pessoas que podem nos ofertar a solução para o problema, simplesmente não o fazem e por sua vez terminam por serem os verdadeiros causadores. Assim como em uma confortável poltrona do Centerplex, a sociedade só pode ser o Telespectador da privação dos direitos sociais.

Qual seria o caminho? Será que a solução seria o Coronel Nascimento interagir com a vida real e abraçar a causa, lutar por nossos direitos? Sinto muito, mais não é bem por ai! Nem na ficção houve uma solução, nosso herói apenas tentou e não conseguiu, na vida real a coisa fica mais sinistra, pois, entender que as pessoas que recebem para nos proteger simplesmente se vendem e formam suas milícias para lutar por seus próprios interesses. Deixando a sociedade desprotegida a mercer do acaso.


A coisa piora de acordo com geografia social, os grandes centros possuem um cenário amplamente favorável a quebra de normas e condutas legais. Talvez pela sua ampla área geográfica e vasta população. Há poucos dias ouvi um amigo falar que para manter seu comércio funcionando em alguns bairros da cidade maravilhosa! Tem que pagar tributo as milícias, que são encabeçadas por pessoas que deveriam defender e proteger, não fazer ameaças e tirar proveito da população. Ta feia a situação e esse é o nosso grande desafio! Perto de decidirmos novos gestores para o nosso país, é importante enxergar qual dentre eles podem propor melhorias e encarar essa situação de frente sem temer e principalmente sem se corromper!

22 comentários:

  1. Por esse e outros motivos é que é importante manter-se bem informado, atualizado, para quando chegar no período de eleição não fazer besteira, escolher bem a pessoa que vai tomar conta de nosso Estado...se bem que as opções que temos...
    Mas retornando ao foco da matéria, é complicado demais essa questão das milícias, é preciso que a sociedade se mobilize e denuncie.
    A corrupção está em todos os setores, mas, não dá pra ser omisso.
    Vejo hoje a população fazendo a sua própria segurança ou ficando a mercê dos bandidos.
    Nossos governantes têm a solução, quando eles querem, eles fazem, falta vontade, existem pessoas competentes e verbas para isso.
    Outro dia assisti na televisão, uma reportagem sobre cidades(poucas)no nosso país com câmeras nas ruas e políciais monitorando e comunicando a outros para agir, eles mostraram que a violência diminuiu consideravelmente, então, por que esse exemplo não é copiado nas outras cidades? O que falta?

    ResponderExcluir
  2. A COISA É MAIOR DO QUE AGENTE IMANGINA. POIS É, O CULPADO AINDA SOMOS NÓS, POR AINDA COLOCAR PESSOAS CORRUPITAS EM NOSSO PODER. QUANDO, O PAÍS REALMENTE PARTIR PARA DEMOCRACIA, EU ACREDITO NAS MUNDAÇAS. EM QUANTO ISSO, FAZ DE CONTA QUE EU ACREDIDO.

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é bem abordado, principalmente no período eleitoral. Mais nada se faz, apenas promessas. E quem sofre com a falta de segurança realmente somos nos eleitores, pq eles( Os Político) andam de carro blindado, seguranças armados... É isso aí, temos apenas Deus no nosso controle, e mais nada... pq se formos depender dos governantes, nada eles se preocupam em fazer por nós. se bem que eles tem a faca e o queijo na mão para melhorar nossa segurança, basta apenas boa vontade!

    ResponderExcluir
  4. Bem, aqui na Itália o sistema de segurança pública é bem diferente do Brasil. Não vou dizer que não existe injustiça, mas os políticos aqui são bem mais corretos que os políticos Brasileiros. Pelo menos se preocupam mais com o bem estar dá população local. Isso já é uma boa causa. Gostaria muita que no meu País de origem as coisas funcionassem da mesma forma. Sei que é possível, basta apenas os governantes assumirem suas responsabilidades e dá segurança à população.

    ResponderExcluir
  5. Cara concordo com vc, é triste ver quem pode ajudar e não faz nada em pró da sociedade! E a gente fica a disposição da bandidagem só esperando o pior acontecer.

    Marcos Aurélio

    ResponderExcluir
  6. Meu, o negócio e faca na caveira.....kkkkkkkkkkk. Falando sério, muitas vezes a população esta dependente destas pessoas, que usam a máquina pública para se privilegiar com o dinheiro público.Como dizia um pensador " a população so tem o governo que merece", e isso ai, ainda vemos nesta eleição algumas pessoas se vendendo por: uma dentadura, um botijão de gás, uma nota de R$50,00. Reclamar de que? De quem? Para quem? O que temos que fazer e ajudar esse país a ter uma educação de base que comece em casa, na família, revendo os costumes perdidos e alguns princípios da vida, isso somente não só resolve e necessário a mudança de cada um em querer resolver e assumir a responsabilidade do nosso compromisso, perante as nossas decisões.

    ResponderExcluir
  7. Fico pensando quanta coisa mudou, lembro do tempo em que policia servia para proteger e fazer valer os direitos da sociedade. Hoje vivemos essa triste realidade! Não assisti o filme, mais ouvi dizer que retrata bem essa nova realidade do nosso Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, sempre muito bem elaborado e cheio de informações!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu Blog! Já acompanho ele a algum tempo, sempre bem bolado e com muita informação relevante. Gosto da discussão que seus posts geram, costumo ler sempre os comentários e percebi que tem uma galera que é bem assídua. Parabéns!

    Thiago Ferreira

    ResponderExcluir
  10. É um problema antigo, mas para nos muitas vezes passa oculto, so quando paramos para ver e discutir é notamos o tamanho do problema.
    Parabêns, pelo o blog é muito bom os tópicos...!

    ResponderExcluir
  11. É um desafio muito grande para nós eleitores, que em meio a tantos corruptos temos que escolher quem vai tomar conta do nosso país.

    ResponderExcluir
  12. A questão de segurança publica não é mais um simples problema nacional, mais uma ferida que a cada dia fica mais difícil de curar. Onde começa desde o trafico da periferia até os altos níveis do governo. Como nos tempos de lutero e preciso uma "reforma" em toda base do país!

    ResponderExcluir
  13. Diante da cultura de nosso país podemos até eleger pessoas honestas mas que diante da realidade do poder publico que pessoas são corrompidas terminam se rendendo a realidade infelizmente já está na cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! É um assunto muito importante, e polêmico, envolve poderes, Governo, Política, quem sofre é a sociedade, creio que se tivesse leis mais rígidas diminuiria corrupção, bandidagem etc.

    ResponderExcluir
  15. Nossa sociedade hoje passa por um caos na segurança pública e a população é quem sofre
    com o tráfico. o que mais revolta é a falta de interesse do governo,onde só há promessas e o problema se agrava cada vez mais!muito bom comentar sobre esta realidade,tchau!

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente o que se passa no filme é o nosso dia a dia a politica é um jogo de interesses próprios, que não se estendem á nós eleitores. Mais como diz o ditado "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come", quem garante que nenhum de nós iria compartilhar da mesma atitude que os nossos politicos fazem, isso vai além de tudo que pensamos e imaginamos o teatro (politica) é bem equipado e com atores de altos cachês que simulam e duelam entre si e depois simplesmente gargalham da infelicidade e pobreza do que os elegem.
    Vejam a materia de hoje 07/11/2010 do jornal Gazeta de Alagoas:
    "DERROTADOS NAS URNAS QUEREM CARGO NO GOVERNO."
    Nomes que deixaram o governo estadual para concorrer na eleição, mas foram derrotados nas urnas, esperam ganhar cargo de volta. Auxiliares que foram exonerados para trabalhar na campanha também querem reassumir. O governo avalia os cargos.
    Agora faça sua parte leia a matéria e conheça os nomes; E meus amigos vamos as ruas cobrar e fiscalizar e digam basta aos programas sensacionalistas que elegem analfabetos e pessoas que são percussores dessa politica hipócrita.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. O maior problema da segurança pública hoje em dia não esta só em acabar com a violência, trafico, roubos etc... esses são os primordiais os mais visíveis os que mais atinge a população! Parando para analisar bem, os que mais prometem nos proteger são os principais corruptos, roubam, fazem o que querem e nos nem sentimos. Vamos abrir bem os olhos para os "verdadeiros bandidos".

    ResponderExcluir
  18. O desafio da segurança pública é mais complexo do que parece, imaginem uma sequência de dominós que ao meu ver segurança pública seria o ultimo dominó do jogo.Acredito que a primeira peça é EDUCAÇÃO que tanto forma cidadãos, como da oportunidade as pessoas e lembrando que um povo educado vota de forma correta.Esse ciclo iria minimizar os problemas com a segurança.

    ResponderExcluir
  19. Esse tipo de "situação" não se estende somente aos dias de hoje, isso já vem de muito tempo.
    Se parar-mos para pensar lembraremos de uma ditadura que nosso querido Pais sofreu a décadas passadas, onde o poder Político se rendeu as "forças armadas" se assim posso dizer, hoje quase nada mudou, hoje temos a policia se rendendo a política.
    Muita gente tenta mudar o que a maioria faz de errado no dia que pode mudar a realidade do povo sofrido e submetido a esse regime de melicias e políticagens e sabe o nome que eles recebem?
    "Loucos", "rebeldes" dentre outros nomes e apelidos, e os que os difamam são justamente por que eles lutas ... isso num é uma grande ironia?

    viver assim tem jeito? claro! sempre foi vivido assim, só que antes não tinha-mos tanta realidade em nossa visão !

    você é dono do seu caminho então caminhe na direção certa e se puder leve junto todos que querem ir por esse caminho que não favoreceram não só a vocês mais a todos em volta ( sociedade ).

    ResponderExcluir
  20. hoje esta dificio de escolher se corro com medo do ladrao ou da policia, o ladrao me rouba e com a policia corro o risco de ser roubada e presa, vivemos em uma situçao de total abandono.

    ResponderExcluir
  21. Hoje não se sabe quem é ladrão ou policia,a violência está tão grande que é difícil diferenciar,e os governantes nada fazem para mudar essa situação,só fazem promessas que nunca cumprem enquanto isso ficamos refém dessa guerra que esta o Brasil.

    ResponderExcluir
  22. As vezes eu me pergunto se é justo trazer um filho a um mundo que daqui a alguns anos estará ainda pior. Não vejo solução a curto prazo para este problema. Sou um adepto a Lei de Talião, "olho por olho e dente por dente", porém num país onde a cultura da falta de caráter já é difundida desde a mais breve infância. Morreriam muitos inocentes e as covas de indigentes se multiplicariam. Estamos numa "sinuca de bico" que só será resolvida com uma reforma da educação de base atrelada a programas sociais que forneçam o mínimo de condições financeiras para uma vida mais saudavel e digna.

    ResponderExcluir