14 de novembro de 2010
O que fazer quando o DESCONTO% é seu único argumento de venda?
Nos últimos dias venho trazendo comigo uma preocupação que me deixa inquieto e pensativo! Porque os vendedores de hoje estão usando o "DESCONTO%" como um forte artifício de venda? Será que os produtos que eles vendem não conseguem ser atrativos ao ponto de tornar a ferramenta desconto, apenas um diferencial no momento da negociação e não peça fundamental? O que as empresas estão perdendo com essa vertente. E se de fato perdem algo? Como mudar a ótica do profissional de venda sobre essa corrente?
As empresas ao adquirir uma determinada mercadoria para negociar, fazem seus cálculos e buscam maximizar seus lucros, com isso, em muitos casos no ato da venda podem oferecer descontos aos seus clientes de forma que não prejudicam seus investimentos com essa prática. Em contra partida, a consecutividade deste ato pode não ser saudavel para empresa, pois a mesma precisar lucrar para sub existir.
Nesse momento vem o profissional que mais me encanta, o Vendedor! Se este for capacitado e tiver um talento nato, desconto é coisa que provavelmente ele não ira utilizar. Sabe por que? Ele vive de comissão e retirar algum ônus dessa negociação não é rentável ao seu bolso. Sem falar que ele conhece bem o que faz e o que vende, sendo assim, tem outras cartas na manga para concretizar uma boa venda.
Mais estou falando de Vendedor, do tipo Vendedor Pitbull como cita Luis Paulo Luppa em um de seus livros, não esse modelo despreparado que estamos encontrando no mercado a fora, que muitas vezes não conhece nem o produto que está vendendo, é sem modos, sem artifícios plausíveis para exercer uma boa relação com seus clientes no momento da venda e muito menos no pós-venda. Muito despreparados para o mercado.
Empresas invistam na formação da sua equipe de vendas, profissionais se proporcionem a oportunidade de aprender mais e enriquecer suas técnicas. Invistam em conhecimento e aprendam a vender os benefícios de seus produtos, parem de usar o desconto como base de uma negociação de venda, tipo "Se o senhor levar eu posso lhe ofertar um desconto a mais" Fuja dessa realidade, use "O Senhor vai levar pois, esse produto irá superar as suas expectativas" Vender bem é uma questão de treinamento e prática.
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Os filhos são o reflexo dos pais! Se os vendedores estão agindo assim, parte da culpa é dos gestores e das empresas que imputam na cabeça de seus comandados que venda é venda e pronto, e pra muitos isso se reflete na única alternativa que é o preço! Qdo a empresa e seus gestores estão focados só nisso, seus vendedores farão a mesma coisa! Vender é entender a necessidade do cliente e mostrar a melhor solução, e algumas vezes até não fazer a venda! Venda = transação, Relacionamento = relação. Venda tem prazo curto, acaba logo! Relacionamento é duradoudo é pérpetuo!
ResponderExcluirEntão nós gestores, temos que repensar nossas atitudes e mostrar aos nossos liderados que não é preço baixo, desconto, promoção que vai fidelizar o cliente e sim uma relação verdadeira onde o cliente é ator principal!
Esse é o mundo 3.0!
Como consumidora até que gosto de um desconto, agora quando você menciona o fato de ter muita gente despreparada atuando como vendedor isso é verdade, já passei por situações em que o vendedor me atendeu mal e não sabia tirar minhas duvidas sobre o produto, tentou me convencer usando o desconto e o parcelamento como vantagens!
ResponderExcluirA Falta de preparação é algo que realmente incide pra que tal pratica ocorra, as empresas precisam investir na qualificação do seu pessoal se quiser oferecer um serviço de qualidade. Em breve estaremos oferecendo soluções para esta deficiência ai em MCZ! Através da Onis Marketing e Comunicação! Aguardem...
ResponderExcluirAqui na Itália, a realidade não é tão diferente. As pessoas atendem mal pra caramba, não estão preocupados com a satisfação do cliente só em vender. Desconto é algo que se escuta muito por aqui!
ResponderExcluirAqui o mercado Chinês só funciona a base de descontos, não existe serviços. É o melhor preço e pronto! Depende da cultura e do que você quer, aqui as pessoas querem dinheiro e só, no Brasil a cultura de relacionamento é mais madura e leva a lucros maiores.
ResponderExcluir'A venda nunca termina' o relacionamento é o melhor caminho, sirva melhor.
Com certeza o fato de utilizar a ferramenta desconto é importante para fechar uma venda, principalmente para vender mais. Agora concordo com o Rodrigo, mais que vender é muito lucrativo manter um relacionamento com o cliente, ai você fideliza e vai poder vender o que quiser.
ResponderExcluirPedro Maciel
ResponderExcluirMuito bom este post, me fez repensar em minhas atitudes como vendedor, alguns comentários me fizeram refletir sobre o relacionamento que estou mantendo com minha carteira de clientes.
Encontrar bons vendedores não é tarefa fácil. O conceito de que preço faz a diferença está ficando cada vez mais distante. Fidelizar clientes através de um bom atendimento e relacionamento identificando e atendendo suas necessidades é o grande desafio da venda.Afinal, quem não gosta de receber aquele ATENDIMENTO DE CORAÇÃO.............
ResponderExcluirVender é uma arte, que desperta prazer e satisfação. Mais para alcançar um bom resultado é necessário investir em conhecimento e manter-se motivado sempre! Quando conseguimos unificar estes valores o cliente vai se sentir tão a vontade que o desconto se torna algo sem necessidade.
ResponderExcluirRefletindo sobre este post e os comentários que seguem opinando sobre a publicação, queria ressaltar que se for trabalhado de maneira positiva, o desconto é um forte aliado no momento de fechar uma boa venda.
ResponderExcluirJoão Victor
Sem duvidas que a relação preço hoje em dia é muito importante para se obter clientes ,mais a fidelização desses ultrapassam unicamente o preço e descontos dados em lojas ,temos que tentar impulsionar as vendas de forma mais rentavel para nós sem que esquecermos dos clientes e da politica da empresa onde você se encontrar.
ResponderExcluirPensando como consumidor, o preço mais baixo é um ponto forte, mas credibilidade e bom atendimento na pré venda e no pós venda é o principal.Citando um site muito usado hoje como o mercadolivre.com , muitas vezes um vendedor com menor preço é deixado de lado por outro que tem um preço maior, porém, este de maior preço possui nível de credibilidade e confiança mais elevado fazendo seu produto ser mais vendido e procurado. Preço não é tudo.
ResponderExcluirComo costumo fazer pesquisa de preço antes de comprar o produto, então confirmo que o desconto é fundamental, mas não é tudo, atender bem é ainda mais importante, quem retorna a um lugar que foi mal atendido? Em toda e qualquer profissão existem pessoas: educadas, simpáticas e que gosta do que faz.
ResponderExcluirAcho a mesma coisa do testo muitos vendedores procuram dar desconto nós produtos com a intenção de vender sem pensar na qualidade do que estão vendendo por isso o motivo de tantos descontos.
ResponderExcluirÓtimo assunto, temos que procurar sempre por inovações, e verdadeiramente saber cativa clientes com um belo sorriso, ser simpático educado, honesto, e conhecer o produto seja qual for, na área que trabalhamos, mostra opções conhecer o que ele quer acolhe-lo, daí não precisa mais dizer que ele vai ter descontos, mais sim vantagens, obrigado uma boa tarde, esse é o meu pensamento, boas vendas, e sucesso!!!!!
ResponderExcluirEu na minha visão de venda antes de oferecer um produto ao meu cliente tento passa naquele momento um laço de amizade podendo deixa-lo bem seguro que o que eu for lhe oferecer seja uma proposta que o traga beneficio e não um Simples produto em uma promoção.
ResponderExcluirNão há dúvidas de que o desconto chama a atenção dos clientes, mas a qualidade do produto e o argumento de quem está vendendo também contam muito.Falo por mim, pois quando me é oferecido um produto com certeza eu analiso todas estas questões.
ResponderExcluirEstá ai um argumento mais usado pelo vendedor atual " Leve e lhe darei um bom desconto " isso é o que todo cliente que escutar por isso que cresce tão breve esse argumento, O " bom desconto" parece ate musica para quem está comprando , favorecer a seu favor é o que o cliente quer se o vendendo é um vendedor com conhecimento vai saber a hora certa de dar tal valor descontado , as vezes o cliente nem lembra de pedi o desconto e o vendedor já diz: "ainda lhe dou um descontinho " ... seja paciente e converse com seu cliente que você verá que uma boa conversa pode mudar tudo .
ResponderExcluirMauricio Melo
ResponderExcluirAchei muito pertinente este tema,para os dias que estamos vivendo.Passamos por grandes pressões diariamente,vários fatores estão em jogo...
apenas o desconto não vai ser o seu diferencial,pois o seu concorrente também o pratica.O mais importante são realmente as relações humanas...vc só terá uma chance de causar uma primeira boa impressão não a desperdice... boa leitura...
O desconto é essencial para fecha uma boa venda. Mais, quem de voçês vendedores não gosta de entrar em um ponto de venda e ser bem atendido. Temos que ter qualidade no atendimento e uma atenção maior, nas necessidades dos nossos clientes.
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