1 de agosto de 2011

A Pílula da Inteligência!!!



Já não é novidade que tem muita gente querendo encontrar uma forma de aumentar seus conhecimentos, para isso, vão em busca de diversas alternativas. Imagine se existisse uma "Pílula da Inteligência", bom ao menos no filme "Sem Limites" já existe e traz consigo resultados fascinantes. Na vida real, existe alguns medicamentos que se não aumentam nossa inteligência, ajudam a manter nosso índice de concentração! Um exemplo, é a Ritalina.
      
A Ritalina é um medicamento psicotrópico, utilizado para tratar déficit de atenção, hiperatividade e depressão. O problema é que o medicamento vem se popularizando, principalmente entre pessoas que almejam passar em um concurso. Pois, como ela aumenta os níveis de atenção, existem pessoas praticamente se tornando dependentes apenas pelo fato de querer ser aprovadas em uma das tantas vagas ofertadas Brasil a fora.   

Ai você pergunta, pode ser comprado sem nenhum controle especifico? Não, tem uma serie de exigências para a comercialização. Dentre elas, a venda só pode ser efetuada mediante a apresentação de uma receita médica especial na cor amarela. Deve ser receitada pelo médico especialista da enfermidade. No entanto, em nosso país tudo é possível, e muitos conseguem acesso sem o receituário, ou até mesmo compram no mercado negro.  


Outra observação a ser feita, é que, uma vez existindo uma certa dependência, passa a ser difícil retirar o medicamento do cotidiano de quem faz uso. Já ouvi relatos de pessoas que se auto denominam dependentes de Ritalina. Ou seja, ao primeiro sinal de perca de atenção já acha que é necessário aumentar a dosagem ou a maneira de manuseá a medicação. Consequentemente termina por  causar um mau a si mesmo.   


Qual é a dica! Procure um médico especialista, e juntos, analisem se de fato existe a necessidade de fazer uso da medicação, lembre que tudo que é usado sem uma orientação pertinente e cabível pode trazer consequências. No mas, invista em outras maneiras para aprimorar seus conhecimentos e poder de concentração. Procure especialistas que possam ofertar técnicas especificas para ajudar você a atingir seus objetivos. 

10 comentários:

  1. Se o 'Luan Santana' conseguir usar esse remédio, será que ele fica mais focado ou vicia? hahaha.

    Ops. Como diria o chaves: "escapuliu." :P

    Texto esclarecedor sobre o tema, muito bom!

    abraços,

    ResponderExcluir
  2. É uma grande verdade, por trabalhar na área sou testemunha de quanta gente vem em busca desse medicamento para esse propósito. Concordo quando vc menciona que poucos se preocupam com os efeitos colaterais, coisas desse tipo só podem ser usadas com acompanhamento médico.

    ResponderExcluir
  3. Caro blogueiro, eu concordo com o que disse sua siguidora carla, faço dela minhas palavras.
    O tema é muito bom parabéns, espero o proximo.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo,a busca pela maior concentração nos estudos vem crescendo bastante eu mesma acompanho diariamente inúmeras pessoas que se tornaram dependentes de Ritalina, antes eram apenas crianças que hoje ganharam o nome de hiperativas, mas se expandiu de uma forma assustadora entre os adultos e digo isso porque de fato ainda não sabemos a real consequência do uso continuo dessa droga,só saberemos daqui a 5 anos no mínimo...Por isso, como alternativa deixo a dica: Incentivem seus filhos a leitura diária ou mensal, pois assim eles terão o dom da concentração e não se tornaram dependentes como a maioria, ler e estudar se tornarão um prazer para eles!

    ResponderExcluir
  5. André Vital

    Cara amigo vc pegou em cheio neste post, recentemente um amigo passou a fazer uso por conta própria dessa substância, não me pergunto como conseguio. Só sei que ele não fala em outro assunto a não ser o tal medicamento. Bom texto forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar sobre esse medicamento, acho um absurdo que as pessoas consigam ter acesso a essa droga sem uma orientação medica. Pode ser prejudicial a saúde.

    ResponderExcluir
  7. Tô precisando de um desses pra manter minha mente ativa! kkkkkkk Fala serio tô fora, com medicamentos não se brinca. Remédio só em ultimo caso, justamente pelo risco da dependência. Com certeza existe outros métodos.

    ResponderExcluir
  8. Quanto risco pode ser gerado em função do uso inapropriado de uma medicação. Tudo tem que ser acompanhado por um médico para não trazer transtornos colaterais futuros.

    ResponderExcluir
  9. Existem muitos medicos que quando foram prestar exame usaram esse medicamento.Então isso nos deixa um pouco sem entender se é certo ou errado se faz bem ou mal.Afinal eu pergunto melhor um nada na vida sem efeitos colaterais ou um cara de sucesso com alguns problemas?????é uma decisão q tem que ser tomada com calma.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo que tomou, e passou em primeiro lugar em medicina na USP.

    ResponderExcluir