16 de agosto de 2011

Consequências de ficar 100% On- Line!!!


Onde isso vai parar? Caros amigos, hoje descobri algo que me colocou a pensar seriamente sobre minha ligação com esse colosso chamado Mundo Online. Como assim? Vou explicar! Hoje passo em media 18:00 horas por dia conectado a Internet e as minhas Redes Sociais. Principalmente depois da chegada do meu  Smartphone, ai não tem desculpa é tudo sincronizado e atualizado em tempo real, não desgrudo dele.

Ai você pergunta, o que tem de mal nisso? Na verdade nada, é ótimo ter tudo na palma da sua mão. Email, Twitter, Facebook, Linkedin, Blog e o meu atual vicio o Foursquare. Já dispensei várias vezes o uso do computador, no caso Notebook. Pra que carregar uma mochila imensa, se tudo o que é necessário cabe no bolso da calça. Então está tudo muito bom, tá tudo muito bem! Nada disso não é bem por esse lado.

O Smartphone, que me oferta todos esses benefícios vem roubando o que tenho de mais valioso, meu tempo. Começo a sentir uma necessidade terrível de interagir em tempo real com o mundo Online, que termino por esquecer do mundo ao meu redor. E olhe que não é exagero! Um exemplo, é trabalhar no mesmo espaço físico que um colega e mandar um Twitter pra ele convidando o mesmo pra tomar um café na copa da loja.

Então! Ler já não quero mais se o veiculo não for online, já não compro mais revistas e começo a acumular livros pela metade. Outro ponto que é válido ressaltar, é o uso frenético do Foursquare. Fico louco querendo realizar meus check-in e conquistar mais Badges. Parece ser sem graça, mas, é viciante. Confesso que já tentei enganar o programa, só que o GPS não deixa. Tudo por um Badges, isso é loucura! Onde vou parar?

E agora? Dúvida cruel, vou abandonar meu pequeno Smartphone, voltar a usar meu celular dois chips, o famoso Xingling. Casso contrário, a saída seria tentar uma reeducação sobre o assunto, o que parece ser algo muito difícil. Mas, vou me dedicar a isso, tentar mudar e usar os serviço como um aliado, um algo a mais! Não como fator dominante em minha vida, será complicado, vou tentar. Estipular horários, pode ser um bom ponto de partida. 
   

9 comentários:

  1. Deu erro o meu último comentário, mas lá vai novamente:

    Muito difícil tentarmos parar de digerir a Web Cultura, principalmente agora que tens um Smart. Mas chega uma hora que você percebe que não está produzindo tanto - pelo menos no meu caso - e começa a moderar as entradas nas Redes Sociais.

    O ruim disso é que começamos a perder o que há de tão legal na internet, essa tal de interatividade.

    Abs,

    '@richardplacido

    ResponderExcluir
  2. Como vai, meu caro?

    Pois bem, passei por esse vício e te digo: é impossível parar de digerir a web cultura.

    Isso é prejudicial quando começa a afetar a tua produção no trabalho, por isso hoje consegui controlar mais, porém por vezes perco toda a diversão que essa interatividade nos proporciona.


    Abs,

    '@richardplacido

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pela ilustre participação Richard, de fato a internet traz consigo uma gama de informações e um apelo do formato como vc mesmo menciona web cultural. Mas vou tentar moderar, tá tomando meu tempo. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de textos escritos assim, com sinceridade e uma certa dose de confissão. Esse é especial porque muito de nós, compartilhamos, em algum momento do passado ou do presente ( e sabe-se lá do futuro) de momentos como o seu.
    O comentário do Richard aqui me deixou muito feliz, primeiro porque ele é um 'pupilo' do #papoblogueiro, segundo porque é um blogueiro inteligente, coerente e que vivencia bem a web cultura, como ele mesmo disse.
    Eu concordo com ele. Moderar a entrada nas redes sociais é uma das soluções, que perdemos por diminuir a interação.
    Mas olha, tenta fazer assim: quando estiver interagindo por aqui, continua fazendo o que você já faz: se envolve, participa.
    E quando clicar no botão 'sair' do celular, se envolve plenamente com o que está fazendo. Quando se der conta, já passaram-se (pelo menos) algumas horas que esteve por aqui.
    Aí já é hora de voltar, porque estaremos com saudades!
    Grande Abraço,

    Estou te esperando no #papoblogueiro, pare de se fazer de dificil! :D

    Paulinha. :)

    ResponderExcluir
  5. Olha ai! Comentário Ilustre do Papo Blogueiro, tô chique rapaz!!! Obrigado a amiga e parceira Paula Montenegro, em breve estaremos juntos no Papo Blogueiro!

    ResponderExcluir
  6. Eu me vicie no orkut e consegui sair desse vicio, mas quando eu menos esperava "BAM" lá vem o twitter e me deixa viciado nele kkkkkk,
    eu cheguei até comprar um celular que tem redes sociais para não ficar desconectado das noticias e dos meus amigos tuiteiros, mas aos poucos estou tentando deixar o vicio de lado e posso dizer que deixei de usar o twitter uns 30% do meu tempo.

    ResponderExcluir
  7. Esse post é muito interessante, pois fala sobre a mania do mundo inteiro: redes sociais...Todo mundo que conheço passa pelo menos um horário conectado, mesmo sem possuir um Smartphone.É meu caro, melhor se acostumar com o vício, mas com moderação, para não ficar sem vida social, porque isso sim te deixaria louco!

    ResponderExcluir
  8. Cara é por isso que cade dia cada ano, estamos ficando mais e mais pertubados, é um vício, ou um objeto que sendo vício ou não, temos de telo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado aos amigos Peter, Carla e Thays pelas palavras e participação constante aqui no Balaio de Informações! Como vcs mencionaram, se é vicio não sei, sei que faz um bem!!!!

    ResponderExcluir