8 de agosto de 2011

Qual é a sua Realidade Aumentada?



O conceito de Realidade Aumentada ou (RA) vem crescendo em nosso cotidiano, muitos são os exemplos. Para que isso ocorra, seria necessário um objeto real, uma câmera e um software capaz de realizar a interação entre eles. Mas, neste post não vamos debater sobre a (RA) na prática ou tecnologicamente falando, faremos apenas uma alusão ao conceito em busca da nossa própria Realidade Aumentada, ou seja como as pessoas realmente nos enxergam e qual a imagem que passamos.     

Será que temos a verdadeira dimensão da imagem que transparecemos para as pessoas ao nosso redor? Até que ponto temos o controle das nossas ações, para que as atitudes que tomamos não nos coloquem em situações embaraçosas. Seja no campo familiar, entre amigos ou principalmente em ambiente profissional, onde supostamente as garfes tomam uma proporção elevada e com danos muitas vezes irreversíveis. 

Lembrem que estamos em enfase, o fato é que por mais boa praça que você possa se mostrar ou querer ser, sempre vai existir pessoas que não vão simpatizar com o seu perfil. A coisa fica mais tenebrosa se somos responsáveis por um cargo de alto nível na empresa onde trabalhamos, dai, nossas ações devem ser bem pensadas. Pois, tudo toma proporções imensas, nesse momento passamos a ser alvos em virtude dos nossos atos.

Como manter o foco? Lembro que em uma certa oportunidade, um antigo supervisor que tive a oportunidade de trabalhar, e agora está em São Paulo, me chamou para um bate papo informal sobre vida e trabalho. Me fez o seguinte questionamento; "Você sabia que seus atos vão lhe acompanhar por toda sua carreira profissional?" E que em alguns momentos é preciso está preparado para remediar pra não se prejudicar? 

No momento, não dei muita bola para aquela conversa. Agora, vejo que a imagem gerada naquela época, sobre o meu eu profissional, me acompanha até hoje! A realidade que as pessoas enxergavam ao meu respeito, era de longe o que pensava ser. Não é o que você é, mas, como você demostra ser. Muitas vezes passamos uma imagem totalmente contrária ao que somos, nesse momento é preciso ter o pé no chão e vontade para mudar.

6 comentários:

  1. Ótimo post, muito bom também para abrir os olhos de pessoas que mostram ser o que não é. O melhor para todos e principalmente para nós mesmos é ser transparente com aqueles que estão à nossa volta, mostrar quem somos de verdade. Dizer o que pensamos, mas com cuidado para não magoar ou prejudicar ninguém. O caminho não é tentar ser outra pessoa, mas sim você mesmo, dessa forma conquistamos muito mais as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. José Carlos

    Essa é uma difícil tarefa, primeiro por que ficamos passivos ao julgamento alheio e como vc mesmo mencionava cada cabeça é um mundo. Agindo com clareza acho que conseguimos encontrar algo que consiga equilibrar está situação. Parabéns pelo post, cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter uma certa atenção com nossas ações, não é o que falamos e sim o que fazemos. Isso também se encaixa em relações familiares, com amigos, não somente no meio profissional. É como você mencionou estamos sempre em enfase.

    ResponderExcluir
  4. Erick

    Jr. Com certeza esse é um problema que precisa ser bem avaliado, nós que trabalhamos com liderança em muitos momentos mais parecemos vidraças e haja gente a atirar pedra. Bom post parceiro, quando estiver em Maceió te ligo pra gente botar o papo em dia.

    ResponderExcluir
  5. Sabias palavras, mostranos que quialquer atitude sem reflexão pode se torna algo com uma significância desastrosa. Por isso tudo que se faz deve ter um bom tempo de pensamento, porque nada que foi feito pode ser apagado e suas concequências sempre existirão

    ResponderExcluir
  6. Olha ai, algo que precisa ser bem analisado! Quantas vezes deixamos transparecer algo que não tem nada haver com o nosso eu verdadeiro. Muitas vezes isso ocorre em momentos que perdemos parcialmente o controle da situação e agimos pela emoção. Sema falar que existe o fato de muitas vezes sermos mal compreendidos.

    ResponderExcluir