20 de maio de 2013

"Turnover" Não se Vá!!!


Em tempos de mudança constante e profissionais muito mais ariscos e com um perfil desbravador, está ficando mais difícil a cada dia reter bons talentos. Talvez, seja consequência de um Brasil que não para de crescer, ou a oferta de empregos que tem como base de pagamento apenas um salario mínimo está em alta! Vale lembrar, que a entrada da famosa geração Y no mercado de trabalho também vem contribuindo para esse Turnover, uma vez que eles são aptos a experimentar de tudo um pouco.     

Já não é novidade pra ninguém que a maquina estar há pleno vapor! O Brasil vem conseguindo manter uma economia robusta e muitas empresas vêm pegando carona  neste crescimento. Sendo assim, vem aumentando a oferta de em prego em alguns setores. Construção civil, varejo de serviços, atendimento ao publico e etc. Muito está relacionado aos grandes eventos que o Brasil vai sediar, daí, começa a dor de cabeça dos empresários, como reter seus profissionais e controlar a rotatividade?

Em certa oportunidade conversando com uma amiga que trabalha em uma agência de recrutamento, ela  me confidenciou que o maior percentual de troca de empregos está em empresas que oferecem salários de até R$ 800,00 tais como Supermercados, Farmácias, Postos de Gasolina e alguns Serviços de Atendimento ao Publico. A justificativa seria, já que vou receber o mesmo valor, vou ficar na empresa que além de salário, me ofereça benefícios, horários mais flexíveis e oportunidades de crescimento.

Outro fator que agrava tal movimentação de contingente é a participação da geração Y no mercado de trabalho. Jovens talentosos, bem informados, altamente comunicativos, dominam o mundo conectado que vivemos hoje! No entanto, são apressadinhos demais, querem tudo o tempo todo, existe pressa em realizar seus objetivos, não estão acostumados a esperar e se aparecer uma boa oportunidade vão embora sem pensar duas vezes, sente uma necessidade constante de experimentar o novo. Querem o agora! 

E agora, o que fazer? As empresas estão correndo em busca de soluções para estes problemas, seus setores de RH ou Desenvolvimento de Pessoas, estão se reciclando, uma vez que o mercado mostra que os mesmos exercem uma função bastante estratégica no cotidiano corporativo. Oferecer treinamentos, planos de carreira, apresentar aos colaboradores uma visão clara dos propósitos da empresa e como ele pode ter um papel fundamental para a realização destas metas, pode vim a ser um bom começo.  Afinal, o maior patrimônio de uma empresa é o seu Capital Humano!  

11 comentários:

  1. Você soube abranger muito bem as mudanças que estão acontecendo repentinamente. Texto bem elaborado e com muita clareza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sayonara!!! Obrigado, mas, vindo de vc tem um valor maior. Vc sempre me incentivando e apoiando!!!

      Excluir
  2. Enquanto a briga por ai no Brasil é pra reter os melhores, aqui na Itália até os melhores estão batendo cabeça e busca de um emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mara, o bicho tá pegando por ai! Vi no jornal que na Espanha a coisa tá pior, espero que as politicas de correção e austeridade possam reverter esta situação!

      Excluir
  3. Júnior meu parceiro, como tá ficando difícil manter os profissionais no trabalho. Tem muita oferta de emprego, na minha área falta gente pra trabalhar. O Setor da construção civil está aquecido e tá faltando gente. Bom post, abraço meu velho tudo de bom.

    José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zeca!!! Meu caro, de fato o setor que vc trabalha está totalmente aquecido. Mas, encontramos dificuldades também no comercio em geral!!! Forte abraço quando estiver em mcz me liga!!!

      Excluir
  4. Um lugar bacana de se trabalhar com salário acima da média e treinamentos constantes, só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande #QuebreaBanca Obrigado pelo comentário, muito da aneira que vejo o mundo corporativo vem das oportunidades de prestigiar suas palestras e treinamentos, seguidos dos vagos momentos de bate papo!

      Excluir
  5. Muito bom o texto. Bem pautado e no ponto certo do que tem acontecido. Parabéns pela escrita! Evoluiu bastante. ;)

    ResponderExcluir
  6. Paula, é sempre bom ouvir suas palavras, muito dessa melhoria devo ao habito da leitura de livros, revistas e blogs incluindo o seu! mapeandoimpressoes.wordpress.com

    ResponderExcluir