11 de maio de 2011

"Ausência de Leitura no Brasil"


Por Leile Guimarães*
Essa ausência tem sido motivo de debates no meio  educacional. A leitura avança de acordo com o grau de escolaridade do cidadão. É lamentável constatar o desinteresse das pessoas com os livros, é comum ver jovens na internet  jogando e batendo papo com  amigos. No entanto, esquecem de ampliar seu vocabulário e de enriquecer seu conhecimento, a internet oferece vários sites que permitem baixar gratuitamente livros para todas as idades e gostos.
Após os exames vestibulares são exibidas as pérolas dos estudantes, constatando a falta de leitura dos adolescentes, levando o Brasil a um patamar desastroso, sendo conhecido como um dos  piores países nessa situação. Onde a quantidade não chega a dois livros por pessoa ao ano. O reflexo disso está na dificuldade que o brasileiro tem de escrever, ler e interpretar textos, é comum encontrar aluno que sabe ler, mas não entende direito o significado das palavras, o conhecido analfabeto funcional.
É um desafio para a educação brasileira tentar reverter essa situação e melhorar os índices de leitura no país, principalmente na rede pública. A nossa população não tem o hábito de ler e as escolas têm um papel fundamental,  precisam elaborar urgentemente estratégias,  ou criar projetos  inovadores , para motivar o surgimento de uma nova geração de leitores, inclusive criar no espaço  escolar  um  festival de leitura.
Numa escola que trabalhei, fizemos na biblioteca, um cadastro de  nossos alunos, onde permitia que eles levassem livros para casa e no dia seguinte debatessem  com seus colegas o que fora lido, junto a interferência do docente, chamávamos esse momento de "A Ciranda do Livro". O brasileiro é mal formado educacionalmente, ele é pouco incentivado, um exemplo disso é quando o professor não é um bom leitor, como ele irá trabalhar essa questão com seus alunos?
O prazer pela leitura deverá  ser atrelado a uma reflexão que devemos fazer sobre o nosso sistema de ensino, quanto a nossa proposta pedagógica, deverá  ser analisada e alterada. Na verdade são muitos os problemas que contribuem para a falta de leitura, no entanto, acredito que é preciso iniciativas variadas para resolver essa questão. Pois, isso se faz presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas, o incentivo a leitura pode ajudar o país a se tornar uma nação sócio-cultural avançada e bem mais desenvolvida.
*Leile Guimarães é coordenadora pedagógica na rede pública em Maceió/AL.  Atualmente anda empenhada em novos projetos, está escrevendo 02 livros, um romance e outro de poesias.  http://twitter.com/#!/leileguimaraes 

13 comentários:

  1. Que bom ver seu post aqui no Balaio de Informações, poder contar com o seu conhecimento é muito bom pra troca de informações a qual este veiculo se propõe. Uma vasta experiência na área educacional e na formação de cidadãos, esse é o seu legado. Espero que um dia nosso país invista mais em educação e conseqüentemente em LEITURA!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem ressaltado pela Leile Guimarães, que o mundo digital no caso a internet, oferece meios para que o internauta trabalhe a leitura, melhore seu vocabulário e enriqueça o seu grau de educação. Ótimo post de incentivo a leitura, nós do Digital Marketing apoiamos essa causa.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de texto Leile, oportuníssimo sobre a leitura. A leitura é um instrumento de libertação, por isso que as pessoas não são incentivadas para tal. Inclusive, os poderosos sabem que existe uma vastidão de livros (classificados como subversivos) que eles morrem de medo que as pessoas tenham acesso. Por outro lado, existe também a questão da limitação em interpretar os livros. Infelizmente, a escola, não está voltada para incentivar o habito da leitura e nem tampouco instigar e alimentar o senso crítico. Quanto à reforma do nosso sistema educacional, ela já passou da hora faz tempo... Paulo Freire se foi, mas deixou o seu legado... Uma proposta de educação libertadora! Vamos adotá-la já? Muitos dirão: “os donos do poder não deixarão!” Todavia, eu ainda acredito no poder da mobilização para lutarmos por um modelo de educação que possa ajudar a construir efetivamente uma sociedade onde as pessoas possam viver com dignidade. Um abraço! Ah, parabéns também pela iniciativa do Adeildo Júnior em promover a interação!

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar quero dar os Parabéns ao Júnior por este Blog, fiquei sabendo que está completando um ano no ar. Parece que foi ontem que ele divulgava entre os amigos este Blog que trás muita coisa boa como esse post sobre a ausência de leitura no nosso querido Brasil. Sobre o tema concordo com a Leile Guimarães, de fato muita coisa precisa mudar e os professores precisam de melhores condições pra trabalhar e salários dignos.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí gente! Agradeço a todos pela participação e também ao Júnior pela oportunidade de contribuir com o blog, que está cada vez melhor! Tudo, absolutamente tudo nessa vida,envolve a educação! Abraços

    ResponderExcluir
  6. José Carlos

    Ótimo post, também concordo que sem leitura nosso país não desenvolve, como costumamos utilizar no jargão popular não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  7. Leitura, algo que já não prático com freqüência ha algum tempo, confesso que hoje perco muito tempo com TV e Orkut. Quanto aos seus projetos como A Ciranda do Livro é formidável! Seria interessante se outras escolas adotassem.

    ResponderExcluir
  8. Leile, muito bom seu post! A leitura é o pilar central da educação. Pena que ainda não exista campanhas de incentivos reais para fortalecer essa causa. Por intermédio da leitura poderíamos combatar o analfabetismo no Brasil. Quanto aos seus trabalhos nas escolas por onde vc trabalhou ou trabalha atualmente, são o exemplo de que com boa vontade e perseverança podemos melhorar o nível da educação em nosso país.

    ResponderExcluir
  9. A Leitura foi fundamental pra minha adaptação aqui na Itália, para aprender a me comunicar no dia a dia, tanto em casa com meu marido e na rua com as pessoas em geral. Comprei vários livros e um dicionário e aos poucos fui me virando e hoje olho pra trás e vejo que os livros foram de grande ajuda na minha interação com o novo idioma e me abriram os horizontes sobre a cultura local. Adoro Ler....

    ResponderExcluir
  10. André Vital

    O que aconteceu? Meu comentário sumiu!!! Vou refazer. Coma já tinha mencionado antes, gostei muito deste post, primeiro porque adoro ler. Como diz o velho ditado quem ler viaja. Boas idéias pode ser o caminho para mudar o rumo da educação Leile, continue fazendo coisas bacanas como a sua Ciranda!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos! Adorei os comentários.
    Acredito na educação e na revolução que acontecerá, quando todos tiverem oportunidades iguais e consequentemente um nível mais elevado de conhecimentos.
    Almejo que um dia os nossos governantes valorizem mais os profissionais da educação, não adianta só elogios na televisão,como temos assistido ultimamente,mas que revejam esse salário indecente,que faz o professor trabalhar os três horários, para poder sobreviver e em razão disso,acabar adoecendo e se afastando de sala de aula.
    A maior herança que deixaremos aos nossos filhos, é a educação. Por isso invistam nos seus familiares e principalmente em vocês.
    André, o meu comentário também sumiu,não sei o que houve, tive que refazer.

    ResponderExcluir
  12. Gente tivemos um problema com o Blog e alguns comentários sumiram. Peço desculpa pelo ocorrido, já passamos o erro para o Blogspot e estamos aguardando uma solução.

    ResponderExcluir
  13. leila, são pessoas como você com o pensamento certo e o caminho certo para fazer a educação do brasil crescer cada vez mais, precisamos melhorar muito, mais a leitura é um grande passo,parabens!!!

    ResponderExcluir