5 de maio de 2011

Os Desafios de conseguir uma qualificação profissional longe de casa!!!

 Por Ygara Fragoso*


 Você que terminou ou está para terminar o curso superior, e acredita que a sua formação ainda não é suficiente para entrar no mercado de trabalho. Eu te pergunto, já 
pensou em fazer uma pós-graduação? Pois bem, atualmente existe uma gama de universidade e faculdades que oferecem cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado no país. Podemos citar algumas instituições conceituadas como: UFPE, UFPB, UFMG, as PUC´s da vida (porque tem um monte no país), USP, UNESP, UFRJ, UFLA, UFSCar, UFABC, UNICAMP e por aí vai.

  O Primeiro desafio é conseguir juntar e enviar todos os documentos necessários, como: cartas de recomendação (em geral de profs. com mestrado e de preferência com doutorado), histórico da graduação (com todas as notas, incluindo as disciplinas onde você foi reprovado ou tenha trancado alguma), foto, formulário da instituição preenchido e na maioria das instituições uma carta escrita, por você, reforçando o seu interesse em fazer a pós-graduação. Ufa! Agora você pensa ... Acabou! Aí que você se engana meu amigo, essa é a primeira etapa, agora é rezar pra passar na seleção e ir à entrevista. Pois é, nas universidades federais sempre tem uma tal de entrevista!

  Pois bem, você passou por todas essas etapas e olha só ... PARABÉNS, você foi selecionado por um orientador, super conceituado, na universidade que você realmente queria ir. E agora José? A universidade é do outro lado do país, vou precisar me mudar, sair da casa da mamãe e o que é pior fica longe da comida dela!!!   É coleguinha, começa o Segundo desafio, a grande pergunta da vez é “Aonde é que eu vou morar?”. 
As opções para estudantes são imensas, uma delas são as famosas repúblicas, onde você conhece todo tipo de gente. Por experiência própria eu recomendo morar com no máximo mais um e de preferência que o outro faça pós-graduação também, de dois pra cima a situação já começa a ficar tensa. Mas se você for relaxadão e os outros também, nada impede de você morar com mais quinze! Eu só te desejo boa sorte.

  Seguindo em frente, o Terceiro desafio é conhecer e se relacionar bem com o seu orientador, pois ele ou ela será à base de todo o seu esforço. E eu te digo, tenha o melhor relacionamento possível com o seu orientador, ele (a)  pode ter levar ao céu como também te colocar no inferno.

Bom, agora você deve estar se perguntando ... Eu já tenho onde morar, já sei o que vou pesquisar no decorrer do curso, meu orientador é um bom orientador (isso é extremamente importante), agora a questão é como é que eu vou pagar tudo isso? Quarto desafio, como conseguir uma bolsa de estudos? Caso você tenha se saído muito bem na graduação e no processo seletivo tenha ficado entre os primeiros colocados, você pode conseguir uma bolsa da própria instituição, caso contrario é possível conseguir bolsas por outros meios, como por exemplo as empresas de fomento como: CNPq, CAPES, em Alagoas a FAPEAL, no estado de São Paulo a FAPESP, dentre outras.


   Com tudo isso em mente, o Último desafio é a pós-graduação em si, ou seja, passar nas disciplinas com boas notas, realizar a pesquisa com satisfação, publicar artigos científicos (pelo menos um pra deixar o seu orientador feliz ou menos chato) e por fim entregar e defender sua dissertação. Mas não fique com medo, ou até mesmo desmotivado a fazer uma pós-graduação depois de ler este post, apesar dos percalços que você possa encontrar no caminho, um bom trabalho é sempre bem recompensado. E vale a máxima que nada que vale realmente a pena vem de forma fácil, um bom profissional precisa de desafios para se tornar um bom profissional. Quanto mais especializado você for, melhor para você! A mim, cabe te desejar boa sorte!!!

*Ygara Melo Fragoso é  Mestranda em Engenharia de Software
Departamento de Computação - DC - UFSCar
"Universidade Federal de São Carlos"

http://twitter.com/#!/YgaraFragoso

7 comentários:

  1. ADMIRAÇÃO!!! Essa é a melhor palavra pra definir o sentimento que trago por vc Ygara, nos conhecemos a um bom tempo e desde sempre vc se mostrou uma pessoa com metas esclarecidas a atingir. E hoje, longe de casa e dos amigos, está terminando seu Mestrado. Que orgulho! Obrigado por fazer parte do Balaio de Informações e deixar o seu exemplo de vida para outros, que assim como vc, tem coragem de desbravar esse Brasil em busca de qualificação profissional!!!

    ResponderExcluir
  2. André Vital

    Muito bom esse tema, tenho alguns amigos que enfrentam as mesmas dificuldades, mas, no futuro a recompensa será bem maior. E pra não perder a oportunidade, quero lembrar que uma especialização em outro idioma é uma boa opção também.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Post Ygara!
    Afinal todo esforço que venha a passar vai ser sempre valido para um futuro promissor. Pois, vc está em busca de qualificação, conhecimento e seu lugar no mercado de trabalho, que anda cada dia mais concorrido. Você está fazendo o diferencial, e isso no final é o que importa.
    O futuro nada mais é do que uma forma de alimentar a motivação. Quanto melhor ele for, certamente, maior será a capacidade do indivíduo de querer mais e mais.
    Te desejo muito sucesso, pq capacidade e inteligência vc tem até demais!
    Beijos da amiga que te admira muitoo!

    ResponderExcluir
  4. José Carlos

    Isso sim, poderíamos classificar como manual do estudante. Melhor dizendo do universitário, nem todos estão dispostos a passar por esses perrengues. Mas como foi mencionado no comentário acima, quem passar por tudo isso vai conseguir sucesso profissional e sua vida acadêmica terá mais valor. Parabéns Ygara, sem lhe conhecer já vejo que vc tem muita coragem.

    ResponderExcluir
  5. De todas as dificuldades que vc mencionou, acho que só não conseguiria me adaptar a distância da familia, a comida da mamãe, pois, é algo que até hoje não me acostumo. Principalmente hoje, dia das mães eu aqui e ela a km de distância, e eu sem poder dar um forte abraço nela. Acho que vc sente a mesma coisa. No mais adorei seu post.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ygara tudo bem? Gostei muito deste texto que trata da educação e dos contratempos da vida acadêmica. A coragem de enfrentar os problemas dos estudos aqui no Brasil são enormes, e vale a pena no final, e como diz um grande professor: “ tudo na vida com a educação vale muito a pena e só você conquistar a cada dia”. Parabéns. Parabéns também ao nosso “Balaio de Informações” que completou seu primeiro ano de vida e ao seu idealizador Junior pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!

    Gostaria de agradecer a todos os comentários postados. Não pude agradecer antes por motivos acadêmicos rsrsrsrs (correria do mestrado), mas achei todos os comentários ótimos!!! =D Foi uma boa discussão.

    Só para enfatizar "o nosso bem mais precioso é a educação e isso ninguém pode tirar da gente".

    Abraços

    ResponderExcluir