3 de julho de 2011

As Redes Sociais, causam Dependência?


Já parou pra pensar se você conseguiria viver sem as Redes Sociais nos dias atuais? Nada de Twitter, Facebook, Orkut, You Tube, Blogs e etc. Sem compartilhar nada! Fotos, vídeos, mensagens, absolutamente nada. Sinceramente só de pensar já me dar calafrios, um certo embrulho no estômago, não pelo fato de perder o acesso as redes em si, mas, por perceber que me tornei dependente delas. 

Reflita comigo, quantas coisas você já deixou de fazer pra ficar apenas conectado? Tipo, ler um bom livro, assistir um filme, conversar pessoalmente com alguém e não pela Internet. Pois é, tudo bem que estamos falando de uma tendência, mas, será que não estamos mudando a maneira de nós seres humanos interagirmos uns com os outros? E até que ponto isso nos afeta? São muitas as indagações.

Vamos tentar colocar na balança a vantagens das Redes Sociais e as suas desvantagens, que ao meu ver é quase nenhuma. Vantagens, interação entre indivíduos a distância, alta possibilidade de compartilhamento e um acervo imenso de informações. Desvantagens, agora vai ser difícil, já ouvi relatos de pessoas reclamando da falta de contato pessoal e que enxergam as Redes Sociais como uma forma de alienação.   

A coisa vai tomando mais proporção a medida que os dias vão passando, de uma maneira bem descontraída, mas, com um fundo de verdade. Encontrei um material interessante no Blog  InSurto que relata o seguinte: Você está no Twitter no sábado à noite e não sabe como voltar a ter uma vida normal? conheça a ATA  "Associação dos Twitteiros Anônimos". Entre já e descubra como é ficar sem twittar, nem que seja só por hoje!

Fala serio! Será que estamos tão dependentes ao ponto das Redes Sociais terem tomado conta de nossas vidas? Quer saber, não estou nem ai, sei que sem elas não posso ficar. Já pensou, eu sem o meu Balaio de Informações! Ou sem os meus perfis do Twitter e Facebook. De jeito nenhum! Mais como o Balaio preza pela democracia, der sua opinião e responda: Da para Viver sem as Redes Sociais? Forte Abraço a todos!!! 
    

21 comentários:

  1. Sim. Claro que dá pra viver sem as redes sociais. Meus pais vivem muito bem, sem! O fato é que os jovens de hoje já nasceram inseridos no mundo cibernético e outros tiveram de se inserir para manter seus grupos sociais ativos ou até mesmo por necessidade profissional.
    Somos dependentes de tantas 'coisas', mas nem percebemos. Eu, como um bom libriano, indico: Equilíbrio é segredo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo tipo de tecnologia/inovação oferece os dois lados da moeda. Quando a internet se popularizou, perguntavam se ela era "boa ou ruim", até chegarem a uma conclusão que parece ter caído bem ao "paladar" de todos: A internet possui informações de todos os tipos. Cabe a cada um saber a melhor forma de utilizá-la - por "melhor forma" entenda administrar tempo e ações: porquê, pra quê e quando utilizá-la.

    Há algum tempo as redes sociais passaram a ser o foco da inovação. Dificilmente você encontra um cidadão (com acesso à internet) que não tenha conta em pelo menos uma rede social (seja ela de qualquer tipo, relacionamento, compartilhamento de vídeos, músicas, experiências profissionais, etc). Na minha opinião o mesmo que se discutiu sobre a internet há algum tempo se encaixa agora, para as Redes Sociais: elas estão aí, espalhadas aos montes... Cabe a cada um saber usá-las da forma correta (ou da que CONSIDERE correta, desde que esteja sempre consciente das conseqüências).

    Eu, particularmente, sou viciado em redes sociais, mas não dispenso um encontro presencial com amigos, por exemplo. Não troco uma mesa de bar por nenhum chat no facebook ou comunidade do orkut... Acho que as coisas têm de ser moderadas... Uso redes sociais para diversos fins, que vão de informação até de diversão. Mas acho que tudo tem seu limite.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esse Post é a minha cara... rsrs

    Bem, as redes sociais entraram com td nesse nova era da tecnologia mundial! Uni pessoas de diferentes continentes, minimizando a distância e ao mesmo tempo formando novos ciclos de amizades! Tenho certeza q de Leste a Oeste, Norte a Sul, tem sempre alguém conectado!
    Além de ser um elo entre amigos, familiares e contatos profissionais, serve tb para aprendermos, e engrandecer nosso conteúdo, qd em tempos reais muitas vezes não podemos fazer!

    Sucesse sempre "BALAIO DE INFORMAÇÕES"

    ResponderExcluir
  4. É complicado dizer que faz parte das redes sociais e que não depende delas. O comentário do Oagra foi bastante pertinente.

    Precisamos buscar o equilíbrio. Não podemos trocar nossa vida real por uma virtual, por mais que dependamos dela para diversas coisas.

    Adora as redes sociais, mas nada melhor do estar com minha esposa, filhas, amigos, etc pessoalmente (rsrs)

    Excelente texto. Parabéns!
    @Deivid_Lima

    ResponderExcluir
  5. Realmente viver sem as Redes Sociais não dar, particularmente não sou dependente mas, sempre que posso me atualizo e falo com minhas filhas, vejo fotos dos meus netos e compartilho algo sobre a minha pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Facebook, twiter, iPad BOM, mas o cheirinho do livro e o prazer de folhear um bom livro ainda é para mim insubstituível.
    Li o livro Jan Carlson em 1980, mas os ensinamentos dele sao bem atuais

    ResponderExcluir
  7. Não tem como negar, as Redes Sociais chegaram pra ficar. Elas trazem consigo um forte poder de compartilhamento, algo que atrai Empresas, investidores e principalmente pessoas comuns. Pessoas essas que fazem a rede funcionar e no final toda ou qualquer ação é desenvolvida pensando nesse publico alvo. Se chega a causar dependência, ai é outro ponto, pois, tudo que é bom, gera um forte sentimento de apego.

    ResponderExcluir
  8. Eu só sou quase viciado em twitter mas porque eu sou preguiçoso e isso faz com que eu fique em casa no computador twitando direto e com o twitter eu consegui fazer conhecer pessoas que nem imaginava conhecer um dia, mas eu consigo controlar o meu vicio.
    E mesmo com o meu vicio eu continuo saindo com meus amigos e fazendo a maioria das coisas que fazia antes, e graças a Deus consigo ter controle das coisas que faço já para não me viciar.

    ResponderExcluir
  9. José Carlos

    Júnior, dessa vez vc se superou. Este artigo trouxe um mix de informação, polemica e descontração. O vídeo é uma resenha, agora, sobre a proposta do texto, acho que sim, terminamos nos viciando e o importante é não ficar bitolado e manter uma vida social.

    ResponderExcluir
  10. Bom cara blogueiro da para viver, mas so aqueles que nunca utilizou dessa ferramenta, para se comunicar com colegas, ate com parentes distantes etc. acho que se eu apagar minha página eu apagarei uma parte de mim.

    ResponderExcluir
  11. Sou viciada nesse mundo virtual que é simplesmente maravilhoso, através dele faço amizades, troco informações, encontro pessoas que já não tinha mais notícias, economizo cartas, telefonemas,faço meus protestos, pesquiso,estudo, baixo músicas, filmes e livros...
    Todos os dias tenho que arrumar um tempinho para verificar minhas mensagens,msn, twitter,blog, orkut, facebook...
    Não sei viver sem computador!kkkkk
    Porém, preciso realizar atividades em casa, na rua,no trabalho,entre outras e não dá pra ficar no computador.
    Equilíbrio é a palavra chave, tudo demais prejudica!
    Para mim até hoje não inventaram nada igual ou melhor que as redes sociais.

    ResponderExcluir
  12. Olha só, para mim que vivo longe da minha família, não existe nada melhor. É a maneira mais pratica de compartilhar meus momentos com aqueles que eu mais amo, estreita os laços e fortalece o amor, matando um pouquinho da saudade que sinto de todos.

    ResponderExcluir
  13. Claro que nos tornamos dependentes disso, começou na era da globalização, primeiro veio o celular, depois o computador, daí foi um passo para as redes sociais,não digo nem facebook, msn, lembram do mirc? Quantos de nós ficavam altas horas no bate papo, era bom demais e depois veio o orkut e as demais redes que nos possibilitaram manter contato com pessoas queridas, mas que estavam distantes,bom, sei que virei dependente disso e não pretendo ficar sem elas!!!

    ResponderExcluir
  14. Antigamente, dava sim para viver sem as redes sociais, mas ,atualmente, para as pessoas que têm um computador em suas casas é quase impossível. Deixamos de sair com os amigos ou fazer um programa diferente só para ficar conectado. Vai chegar um tempo em que não vamos mais saber o que é diversão.

    ResponderExcluir
  15. As redes sociais são realidades que já fazem parte da população, cabe a nós formadores de opinião a missão de fluir o poder do que tem de melhor e melhorar a vida das pessoas. FABRICIO OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  16. As redes sociais são realidades que já fazem parte da população, cabe a nós formadores de opinião a missão de fluir o poder do que tem de melhor e melhorar a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Não me sinto dependente em primeiro momento, mas percebo a necessidade de está inserido nesse meio. É uma forma de manter contato e buscar conhecimento.

    ResponderExcluir
  18. Juninho, ainda não tenho um vinculo forte com as redes sociais, no máximo utilizo o Orkut. Confesso que só acompanho o Blog por sua causa, esse mundo não é bem a minha praia.

    ResponderExcluir
  19. Sou a favor das Redes Sociais, não vejo como uma questão de vicio e sim de necessidade. O mundo moderno pede isso, como o próprio texto relata, estamos na era do compartilhamento e as Redes Sociais oferecem essa ferramenta.

    André Vital

    ResponderExcluir
  20. Obrigado a todos que participaram com seus comentário e fortaleceram a troca de ideias. O Balaio de Informação agradece e eu também.

    ResponderExcluir