7 de julho de 2011

Propaganda On-Line ou Off-Line?



Se hoje fosse preciso divulgar um evento ou lançar um produto, quais os meios de propaganda que você utilizaria? Com a crescente e avassaladora escalada da propaganda On-Line, será que estamos caminhando para os últimos dias dos trabalhos de divulgação Off_Line? Qual desses meios atinge uma quantidade maior de espectadores? É viável utilizar apenas um desses canais de divulgação para obter bons resultados.

A propaganda On-Line acontecem através da internet, elas são segmentadas, os internautas navegam em sites onde tem conteúdos e públicos com algo em comum. Dessa maneira, atingimos um públicos alvo, sem falar no poder de divulgação das Redes Sociais que utilizam a força do seu potencial de compartilhamento para alcançar o máximo de adeptos, que por meio do seus conteúdos virais, terminam proliferando os anúncios.  

Já a propaganda Off-Line está vinculada a TV, outdoor, banners, folders, rádio e etc. Até alcança muitas pessoas de uma vez, mas o público atingido pode não ter interesse em comprar o que está sendo anunciado. Nesse caso a solução pode estar ligada a agilidade e pericia do Planner responsável pela campanha, ele pode utilizar programas de radio, TV e locais específicos que sejam voltados a o público alvo almejado para esses anúncios. 

Mesmo assim, ainda podemos utilizar um modelo para divulgar o outro. Por exemplo, um anuncio Off-Line com uma chamada para um conteúdo On-Line. Assim você consegue utilizar de maneira unificada o melhor que cada ferramenta pode oferecer. Pois, por mais que estejamos sempre caminhando para as inovações digitais, ainda temos uma gama da sociedade que não tem acesso a esses recursos. Então está ai a importância do Off-Line.

Recentemente ouvi um relato que me chamou bastante a atenção! Um evento realizado para um público bem especifico, onde todo material de divulgação foi On-Line, nada de chamadas na TV ou anúncios no rádio, nem tão pouco o gasto com papel, agindo de certa forma com uma conduta sustentável ao meio ambiente. Toda divulgação foi feita pela internet, através das Redes Sociais e Email Marketing.  Ou seja, totalmente On-Line! 

9 comentários:

  1. Sejam as propagandas On-line ou Off-line, o que vimos nos dias de hoje é qualquer plublicidade tomar rumos avassaladores,pq na verdade um bom conteúdo é a alma do negócio!

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que estejamos chegando ao fim da propaganda of-line. Ela, apesar da crescente exploração dos meios digitais, ainda tem sua parcela de contribuição.

    Claro que há algumas desvantagens em se trab. com o meio of-line, um deles é não poder mensurar o resultado, não focar no publico alvo e sim nas massas, enfim.

    Mas um ainda pode ajudar o outro trabalhando em conjunto de forma alinhada.

    Isto vai depender muito da visão da equipe envolvida na ação para definir qual a melhor estratégia.

    @Deivid_Lima

    ResponderExcluir
  3. Exceeelente =))
    Eu gosto dos dois, mas prefiro o on line =))
    Agrido menos o ambiente... =)
    #ConsciênciaAmbiental

    ResponderExcluir
  4. Prefiro panfletos, encartes promocionais, propaganda na TV ou no rádio. Apesar de atualmente usar mais a internet, ainda gosto desses outro tipos de anuncio.

    ResponderExcluir
  5. Suspeita pra falar da mídia onine, que já caiu nas minhas graças. um exemplo disto, foi o Social Media Day, em Maceió. Em poucas horas de divulgação do que era o evento, quem iria, virou o assunto mais comentado da cidade!
    Somos seres sociais, por isso, as midias sociais vieram pra ficar!
    Como sempre...um texto interessante.

    Viva a blogosfera alagoana e parabéns ao Balaio de Informações!

    abraços,

    ResponderExcluir
  6. Acho que qualquer tipo de comunicação é válido, por isso,sempre vão existir as comunicações visuais ( offline), e as comunicações online, pois o ser humano tem essa necessidade da comunicação seja ela da maneira que for!

    ResponderExcluir
  7. Ambos têm a mesma função: chamar a atenção do público. Mas eu prefiro a propaganda off-line, pois nem todo mundo tem acesso a propaganda online e com infinitas na rede, as pessoas já não estão dando tanta importância como antes, além dos vírus, né! Já a off-line, todos podem ver sem precisar está conectado.

    ResponderExcluir
  8. José Carlos

    Cara realmente acho o máximo quando ocorre a integração dos dois meios, valoriza o On-Line e resgata a Off-line. Sem contar que temos que entender que nem todos tem acesso aos anúncios On-line.

    ResponderExcluir
  9. Gosto dos dois tipos, mas confesso que termino me identificando com o formato Online pois passo um bom tempo na net, dessa forma sempre me atualizo.

    ResponderExcluir