16 de setembro de 2010

Um Brasil cheio de Crenças e Crendices! Você, acredita em que?



Depois de ter postado ultimamente sobre assuntos mais ligados ao meio profissional, hoje volto a manter a principal característica deste canal de informações, que é a diversidade dos temas abordados. Vou falar sobre um assunto que envolve, sabedoria popular e mistérios que regem a vida e o cotidiano das pessoas, Crenças e crendices! Cada um tem a sua, particularmente sou fascinado por algumas e tenho minhas preferências e superstições.

Dependendo da região ou localidade desse país, que é rico em cultura popular. Vamos encontrar uma serie de crenças e superstições que movimentam o nosso dia a dia, alguns bons exemplos são; gato preto nem de longe, passar por baixo de uma escada nem pensar, sexta feira 13 não é um bom dia para sair de casa e se vai enfrentar um dia difícil é bom acordar com o pé direito.

Lembro bem quando eu era criança, via os mais velhos batendo três vezes na madeira e dizendo: isola que esse troço não vai acontecer; colocando umas florzinhas de arruda, trevo de quatro folhas ou comigo ninguém pode para espantar o mau olhado. Pé de coelho é clássico, traz sorte e felicidade e a mais engraçada era guardar o dente de leite em um frasquinho e meu pai dizia que era pra fada dos dentes.

Pois é, se vai em Salvador tem que usar uma fitinha do Senhor do Bom fim, se o destino é Juazeiro tem que beijar a estátua do Padre Cícero. Aliais talvez o Nordeste traga consigo as maiores crenças populares. Já partindo para a diversidade religiosa do nosso Brasil, só escrevendo um livro para relatar. Cristianismo, Candomblé, budismo,Espiritismo e por ai vai! Até quem não acredita em nada você encontra.

Eu tenho minhas preferências, bom exemplo disso é o apego e veneração que trago a muito tempo em minha vida pelo numero oito, conhecido como numero do infinito. Sempre carrego ele comigo e tento fazer negócios tanto particulares como profissionais com base nesse numero. Sejam datas, valores ou escolhas, diria que quase tudo em minha vida tem ele como referência. Paranóia, loucura, insanidade, não! Apenas CRENÇA!!! Um forte Abraço e até oito vez! Ou melhor outra vez! RSRSRSRSR

24 comentários:

  1. Quem não é supersticioso? Faz parte da nossa região, vem dos nossos ancestrais, é a nossa cultura enraizada e sem querer vamos passando para os nossos descendentes. Tenho algumas manias, bater na madeira ou na boca(levemente) quando falo algo que não quero que aconteça, não deixo sandálias emborcadas, é como se algo ruim fosse acontecer, quanto a sexta-feira 13, passa sem que perceba, não dou a mínima,roupas pelo avesso, nossa, nem ligo, é o que mais faço, mas tem gente que tem medo. Na verdade, cada um tem as suas crendices, uns acreditam, outros não.
    Faz parte do nosso folclore popular.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não só o nordeste tem suas crendices, mas o mundo inteiro.Eu, como você já sabe creio somente em Deus, pois Ele foi o único que deu a vida do Seu próprio filho em nosso favor.Mas respeito quem tem sua crença ou religião, pois Ele nos deu o livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, esse post me lembrou a infância, quando morava na bahia um local onde quase não existe supertições...A mais classica era "menino, desemborca a sandália pra não agorar a mãe", kkkkk, coitada da minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Adorei relembrar a maioria dessas crenças, pois conhecia a maioria delas! Mas essa que vc falou q só ouvia quando criança do: bate na madeira 3 vezes que isola pra ñ acontecer até hj vejo muita gente fazer! Eu ñ acredito muito nessas coisas, mas por estranho q pareça todo dia 13 é o meu dia de sorte!

    ResponderExcluir
  5. Eu não acretido em nada disso, só em Deus, o todo poderoso é o criador por que iria acretida em crendices.

    ResponderExcluir
  6. Eu nao acredito nessas crendices, sò acredito em Deus e nada mais.

    ResponderExcluir
  7. Bom respeito a opnião das pessoas mais isso são coisas da mente das pessoas que acreditam. Sou protestante creio que a baleia engoliu um homem chamado Jonas, mas, se estivesse escrito que foi jonas quem engoliu a Baleia, teria fé do mesmo jeito. Minha fé é somente em Deus!

    ResponderExcluir
  8. É Verdade, do meu tempo de criança até os dias atuais muitas dessas coisas as quais vc mencionou e os colegas comentaram fazem parte do nosso dia a dia. Mas, o que mais vejo é o bater na madeira pra isolar!!!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, no meu caso não levo como regra na minha vida, mais um pouco de superstição não faz mau a ninguém. Algumas ajudam contra o mau olhado e impedem o olho gordo! E você fascinado pelo numero Oito desde que nos conhecemos...

    ResponderExcluir
  10. Seguindo por aqui... Gostei muito da proposta do seu blog! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Acreditar em DEUS é suficientemente melhor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente Sayonara, desde de quando nos conhecemos o numero oito já se fazia presente em minha vida. Depois, passou a fazer parte também da sua! Mudando de assunto, este poste foi interessante mesmo até a Tia Déa comentou! Déa obrigado por participar e implementar o Balaio junto conosco.

    ResponderExcluir
  13. nao acredito em crendices, acredito no poder da fe, as coisas acontecem no que acreditamos. eu acredito em Deus e em seu poder e isso me basta para viver.

    ResponderExcluir
  14. Acredito em tudo que me traga energias positivas, que me conforte e me acalme!!
    Ontem mesmo bati três vezes na madeira depois de ouvir uma história meio estranha hahahah custa nada, né Junior?!
    Minha mãe tem uma de deixar uma castanha de caju em cada bolsa (dizem que traz dinheiro), inclusive nas minhas. E não adianta, eu tiro e ela coloca lá de novo :/

    Parabéns pelo Blog Junior! Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Aquele que disser que não tem nenhuma mania relativa a alguma crença, ou não teve infância ou é completamente cético. Todos nós temos um pouco de incredulidade em relação a elas, mas vez por outra nos pegamos seguindo os passos da mesma.
    Em relação a religião acredito no que Dalai Lama disse em um de seus livros: "Religião boa é aquela que te faz ser uma pessoa feliz!". Eu vou além disto um pouco. Eu acho que religião existe para te trazer paz de espírito e as respostas para suas dúvidas sobre esta vida e sobre o pós-vida. É a que te faz seguir sua vida pelo caminho do bem.

    ResponderExcluir
  16. É muinto emportante ter essas supertições no dia dia da gente,por que passar mais segurança nas nossas decisões e escolhas,a fé tambem é um ponto que nós temos de levar sempre com agente.

    ResponderExcluir
  17. Não acredito em superstições, só em Deus! mas quando você crer em algum e corre a traz tudo é possível.

    ResponderExcluir
  18. Bom quando falamos em religião e sempre complicado , geramos polêmica de todos os lados e centros, em fim mas a verdade tem de ser dita e reafirmada. So existe um so DEUS e mais nada, o restante e apenas fulga da verdade.

    ResponderExcluir
  19. Hoje vi mais uma super superstição e logo lembrei deste poste, uma carro cheio de sapos pelos bancos e para-brisas. Dizem que traz sorte! Será?

    ResponderExcluir
  20. Orgulho de ver muito dos meus por aqui! Mais temas como religião e política tento me abster tenho minhas convicções! Mais sempre é bom colocar uma pitada de pimenta no blogg! Abs!

    ResponderExcluir
  21. Pois é cada um com sua crença, eu acredito em DEUS,mas lembrei do São Lunguinho, é o santo dos achados, É muito massa todas as vezes que perco algo, chamo o São Lunguinh0 e digo se eu achar esse negócio dou três pulinhos e é tiro e queda!!!

    ResponderExcluir
  22. Acho q a supertição já faz parte do dia-a-dia das pessoas, eu acredito em Deus, mas tb não passo por debaixo de uma escada, não uso roupa escura no ultimo dia do ano e por ai vai... kkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  23. Acho legal essas crença e crendices, elas fazem parte de nossa cultura, quem ousou em questionar os dogmas impostos em nossas criações?
    E quando questionamos fomos repreendidos, crenças e crendices ate onde vai a sua? Aprendemos que elas podem nos limitar ou nos impulsionar nas diversas fases de nossas vidas...de uma coisa temos certeza "de onde vieram e para onde vão" se somos nós próprios que propagamos essa herança.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. ah eu acredito...esse tema me fez lembrar a superstição que tenho que é de não gostar de ano par, e isso se comprova mais uma vez porque estou contando os dias para que esse 2010 acabe logo..
    esse é um, dos muitos mitos em que acredito...
    Adorei o tema..Parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir