18 de maio de 2011

"Socialização" Porque é impossível viver sozinho?



Por Adeildo Júnior

Olhando bem ao seu redor, você encontrar no seu dia a dia várias pessoas que compõe o seu cotidiano. São pessoas que exercem grande influência na sua vida e cada uma com a sua devida proporção, provavelmente um parente, ou um amigo mais próximo tenha uma participação maior em sua vida do que o balconista da padaria, ou do frentista do posto. Mas mesmo esses que foram mencionados agora, também fazem parte do seu núcleo social, mesmo que de maneira indireta.  

No entanto, a ideia é bem simples, por mais que tenhamos o interesse de nos isolarmos do mundo é praticamente impossível conseguir tal feito. Na conjuntura atual de modelo de vida dos seres humanos, somos moldados a depender cada vez mais uns dos outros. Ninguém consegue viver sozinho em seu próprio mundo, sempre vai existir o momento em que outra pessoa vai ser necessária para lhe ajudar a realizar algo em pro da sua rotina, a socialização se faz presente por necessidade e não por vontade própria.

Isolados não podemos ficar, nos resta saber conviver e interagir com o mundo ao nosso redor. Manter um ciclo de relacionamento talvez seja uma tarefa fácil em primeira instância mas, esquecemos que cada cabeça é um mundo, e o seu direito começa quando termina o do outro. Ai é que mora o perigo! As pessoas respeitam cada vez menos o espaço do outro, formando assim um ciclo de inimizades, quebrando o principio básico de um relacionamento, o respeito para com o próximo.

Parando para analisar melhor desde de que nascemos vivemos em grupos sociais, primeiro fazemos parte de uma rede vitalícia nossa família, em seguida passamos por colegas da escola, amigos da faculdade, companheiros de trabalho. Tudo isso dividido em fases como infância, adolescência, juventude e a fase madura do homem. Pois bem, quem seria capaz de dizer que conseguio passar por estas entraves de nossas vidas sozinho?    

Por tanto, se em algum momento você achou que pode viver sozinho em seu próprio casulo, pare de se enganar! Abra as portas, solte as amarras e comece a enxergar que sozinho não dar pra ficar. Abrace a ideia de dividir seu espaço com outras pessoas, compartilhar sua vida com outras pessoas só traz coisas boas! Estabeleça bem qual é o seu grupo social e vá em frente pois a vida é constituída de relacionamentos. 

9 comentários:

  1. concordo plenamente! viver é se relacionar com as pessoas,com o mundo.portanto o segredo de uma boa soacialização está na comunicação, sejamos então pessoas comunicáveis.

    ResponderExcluir
  2. Por um bom tempo em minha vida levei comigo o trecho desta música como minha realidade:
    "Eu não vou mudar não...Eu vou ficar são...Mesmo se for só...não vou ceder. Deus vai dar aval sim, o mal vai ter fim e no final assim calado sei que vou ser coroado rei de mim."
    Eis que veio um alguém e me mostrou que em meu reino tem espaço pra muito mais gente.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Sozinho não podemos ficar, a vida pede isso de nós, uns precisam dos outros para sobreviver. Adora interagir com as pessoas ao meu redor, meus relacionamentos tanto familiares como os de amizades são belíssimos.

    ResponderExcluir
  4. Interessante esse tema não podemos viver sozinhos sempre dependemos um dos outros para realizarmos algumas tarefas mais ás vezes fazemos isso devido as Pessoas que estão ao nosso redor, ás vezes Por puro egoísmo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é meu amigo, sozinho é quase impossível ficar. Particularmente costumo ficar sempre aumentando minha rede de contatos tanto os profissionais, como os pessoais. Nessa vida todo mundo precisa de alguém, ninguém é forte sozinho.

    ResponderExcluir
  6. Adoro me socializar no meio em que vivo, gosto de ter muita gente ao meu redor, vivo sempre rodeada de amigas e da minha familia. Só o fato de pensar que posso ficar sozinha já me incomoda, gosto de me fazer presente e disponível as pessoas que estão ao meu redor, fazendo parte do meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querido! Minha casa é sempre bem frequentada e animada,não tenho do que me queixar,sou comunicativa e tenho boas amizades.
    Agora, é preciso respeitar muito o outro, para que as relações sejam duradouras e saudáveis, concordo com vc quando diz que o meu direito começa, quando termina o do outro, lamentável que parte da violência que está acontecendo é justamente pelo contrário. Ótimo texto! bjos

    ResponderExcluir
  8. José Carlos

    Eu defendo essa bandeira, gosto de está em constate interação com o meu grupo social. A comunicação é a base da minha vida, que de fato é 100% constituída de relacionamentos. Sozinho não dar pra ficar. Bom post caro Júnior.

    ResponderExcluir
  9. Certa vez, estava discutindo sobre esse assunto e cheguei a mesma conclusão. É impossível não compartilhar nossas emoções, desejos e vontades com qualque outra pessoa que seja. Há vezes que necessitamos de momentos sós, mas não por muito tempo. Enfim, isso faz parte de nós.

    ResponderExcluir