14 de junho de 2011

Legalize já! Maconha em foco.


Por Adeildo Júnior

Em meados dos anos 90 o Planet Hemp estourou no Brasil com uma linguagem objetiva e nada careta, no auge do sucesso o grupo foi acusado de fazer apologia ao uso da erva danada (Maconha), como punição em 1997 todos os integrantes foram presos após um show. Na ocasião o hit que fazia a cabeça da moçada era o "Legalize já", curiosidade ou não, após um certo tempo o assunto volta a ser tema de discussão em todo país. 

Recentemente nosso querido ex-presidente  FHC, veio em rede aberta defender o uso da "Maconha". Com a premissa de que é preciso quebrar o Tabu, expressando  uma forte ideia de regularização e não de legalização, seguindo o modelo utilizado na Holanda, ele embasa a sua visão sobre o problema crônico que já atinge o mundo a mais de quatro décadas e faz uma analise sobre como poderíamos combater esse vicio.

Agora vem a triste realidade, será que poderíamos utilizar um modelo de regulamentação em nosso país? Uma vez que este tipo de droga viabiliza rios de dinheiro. Ouvi um amigo dizer o seguinte: "É assim porque é proibido, quando legalizar perde a graça". Será? Está certo que o proibido até aguça o interesse do ser humano, agora é valido lembra que a Maconha causa dependência, e em muitos casos danos psicológicos aos seus usuários.

Levando em conta outras drogas que também causam dependência, como as bebidas alcoólicas e os cigarros, e sendo ambos legalizados ao ponto de você poder comprar em qualquer esquina. Existem pessoas que vão além da ideia de regularização, eles querem legalizar ou melhor descriminalizar, ter o direito de usufruir livremente a droga em questão, sem que sejam tachados como criminosos ou malfeitores, apenas consumidores.  

Particularmente não acredito no sucesso desse movimento. Primeiro, porque tenho ciência que tal feito precisa ser realizado em um ambiente sócio-educacional elevado, algo que é bem avesso a nossa realidade. Segundo, porque a Maconha com sua comercialização sustenta boa parte do percentual de criminalidade do nosso país. E como no Brasil as leis são sempre infringidas, não iria demorar para as pessoas de má índole retirar proveito dessa nova realidade.

23 comentários:

  1. Acho que a maconha não esse bicho mal que falam, tenho certeza que a legalização vai deixar o trafico das drogas sem seu entorpecente mas popular, afinal a maconha não deixa de um cigarro extra forte.Temos drogas bem mas ofensivas para nos preocupar-nos.

    ResponderExcluir
  2. Em pleno século 21 as pessoas tem que quebrar o tabu. E de uma forma mais organizada pelos poderes deve ter a divulgação de seus benefícios pois não se tem como forma uma opinião sem o domínio do assunto. na minha opinião as pessoas deve ter um contato mais direto para tirar seus conceitos. legalize já.

    ResponderExcluir
  3. Patricia Ferreira

    Não sou a favor da legalização, acredito que o Brasil ainda não possui uma cultura voltada para aceitar o uso da maconha. As políticas e punições impostas aos consumidores da erva, tem que ser repensada. Não é justo julgar o usuário da mesma forma que se julga um traficante, uma vez que o usuário consome pra si próprio. Lembrando que, a Maconha é um erva inofensiva quando usada de maneira racional, não pode ser comparada ao Crack, a Cocaína ou a Heroína.

    ResponderExcluir
  4. Bom legalizar a maconha e um passo para cocaína, heroína... emfim, isso é uma aberração. O nossa país já esta um caos com tanta criminalidade e usuários de drogas, que uma liberação desse porte seria o fim.

    ResponderExcluir
  5. Meu nobre ótimo questionamento!! Primeiro, quero levantar que em 8 anos de mandato como presidente nosso, FHC nunca levantou nenhuma hipóteses sobre discriminalização ou legalização. De fora tudo fica melhor! Bom voltando ao tema estive na Europa e visitei a Holanda, o primeiro país que discriminalizou o consumo de maconha. A cidade (Amstedam) é maravilhosa (muito mais alto nível que Paris, por exemplo), sem moribundos na rua, sem violência, as pessoas fumam nos cafés numa boa. O problema deles é que recebem muitos turistas, uma vez que nos outros lugares é proibido.
    Eles também discriminalizaram a prostituição. Resultado: acabou a exploração, com redução da violência contra mulheres, acabaram antigos becos decadentes.
    Consumo de drogas e prostituição sempre existiram e sempre existirão. A repressão só faz acontecer à margem da lei, com pessoas ganhando dinheiro em cima disso. É melhor deixar tudo às claras.
    Não se discute o direito de promover como se pretende a educação dos filhos, ou proibir determinado tipo de comportamento ou expressão no âmbito de cada lar, mas sim de querer impor a todos uma conduta moral, sacrificando a segurança e saúde gerais (com o fortalecimento do crime organizado financiado pelo tráfico de drogas, sem controle sanitário.
    Concordo que o tema precisa ser mais discutido pela sociedade, recentemente a marcha pela legalização da maconha que ocorreria aqui em Brasília foi proibida pela justiça, alguns deputados conseguiram uma liminar, isso não concordo! Sou a favor da liberdade de expressão seja qual for o assunto vivemos muito tempo na sombra da ditadura AI 5... Temos que ser civilizados e ouvir a opinião de todos!
    Outro grande problema que temos é o KIT CONTRA HOMOFOBIA que o governo suspendeu sua distribuição, não é por conta de uma cartilha contra bulling homofóbico que vai ser distribuído para adolescentes, que alguém vai virar ou não gay! E se virar qual o problema? A maioria dos gays viveram em famílias heterosexuais sendo assim a escolha sexual de cada um não influencia no outro!
    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
    RESILIÊNCIA SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  6. Sou conservadora, não apoio a legalização. Para mim tudo que gera um certo vicio como bebidas, cigarros e nesse caso a maconha deveria ser proibido. Além de causar dependência faz muito mal a saúde. "Drogas tô fora"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, cada um é cada um. Cada pessoa sabe onde o seu calo aperta. Você é uma pessoa Conservadora (CARETA), tudo bem, eu respeito... e a opnião dos outros onde fica? Como você se sentiria se um dia alguém chegasse na sua casa, tirasse tudo o que você tem e falasse, "APARTIR DE HOJE VOCÊ VIVERÁ DE ACORDO COM ESSAS LEIS.." como você se sentiria?? Onde está o direito de ir e vir?! Pois é, isso é liberdade de expressão, LIVRE ARBITRIO ou como você queira entender. Proibir alguém não é legal e como você disse: "Para mim tudo que gera um certo vicio como bebidas, cigarros e nesse caso a maconha deveria ser proibido." Pois bem, DANÇAR, ESCREVER, ASSISTIR TV, TRANSAR, SORVETE, CHOCOLATE, COMPRAR, DORMIR, INTERNET, PERFUMES, BOLSAS, SAPATOS, JOIAS.. enfim.. são coisas que viciam e ai? isso tem que ser proibido? O meu direito começa quando o seu acaba! Se não gosta, ignore, estamos no século 21, a ditadura "acabou" O Mundo só pode melhorar se nós melhorarmos, as coisas acontecem, evoluem, crecem.

      Excluir
  7. A situação atual é tão absurda,séria, caótica, que prefiro não comentar minha postura diante desse tema tão polêmico, alguns acham que sim , outros acham que não, quem será que tem razão?Durante quatro meses participei de um curso sobre drogas, onde foi apontado o café e a coca-cola como vícios, também mostrava que a porta para as demais drogas é a maconha. Complicado!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a descriminalização, mas nosso pais precisa discutir coisas mais importantes do que isso.Um pais onde a educacão é para poucos onde o próprio governo ensina que 10-7=4 ... tem com certeza mais o que se preocupar.Quem sabe daqui a 30 anos onde teremos uma educação de qualidade esse tema não vá ser melhor discutido.
    Imagino hoje, se houvesse um plebiscito, traficante ia comprar voto, fazer boca de urna, trocar dentadura em troca de um voto a favor a legalização/descriminalização.
    SE QUER LEGALIZAR VAMOS EDUCAR!

    ResponderExcluir
  9. Não consigo enxergar de forma positiva a legalização, vejo da mesma maneira que o colega ai acima, é preciso educar se quiser legalizar. Temos tantos problemas que não precisamos de mais um, agora respeito o direito que cada cidadão tem e todos somos responsáveis por nossos atos.

    ResponderExcluir
  10. André Vital

    Agora com as marchas liberadas, o movimento pode encorpar e cria força,ainda não consigo manter uma opinião clara sobre o assunto. Pois, fico preso a questão dos direitos e deveres de cada cidadão.

    ResponderExcluir
  11. Grande RSavio, suas palavras foram perfeitas, a questão da legalização, não só da maconha, mas de vários outros hábitos sociais proibidos, como jogo, e prostituição não podem continuar existindo a margem da sociedade, em esconderijos sujos, onde tudo pode acontecer sem norma, sem lei.. precisamos tirar a mascara da hipocrisia e regulamentar todas essas atividade “ilícitas” para finalmente ter controle da situação e poder de fato criar mecanismos para diminuir os impactos negativos causados por esse hábitos.

    ResponderExcluir
  12. José Carlos

    Sei não viu, as opiniões são bem contrarias aqui. Vejo da seguinte maneira a legalização poderia ser a solução, mas, em um país com uma base solida de educação. Aqui no Brasil não.

    ResponderExcluir
  13. Acho ridículo se pensar em legalização da maconha, se você parar pra pensar existem inúmeras drogas comercializadas hoje que causam dependência física e psíquica, e olhe que são pessoas monitoradas por profissionais competentes, imagine a maconha se legalizada, o estrago que iria provocar na população brasileira,num país como o nosso que não se vê regras e leis bem definidas acho um erro esta legalização.Seria necessário uma reeducação da população para que isso obtivesse êxito.

    ResponderExcluir
  14. A questão não é ser a favor ou não, para mim, não vai influência em nada. Agora temos que pensar no contexto como um todo, será que esse é o caminho? Penso que podemos tentar, agora pra que isso ocorra primeiro tem que existir um investimento em educação, para depois pensar em legalização.

    ResponderExcluir
  15. Muito polêmico este assunto, sou a favor da legalização, não dou apoio a nada que reprima o ser humana. Temos que ter o direito de decidir por nós mesmos. A legalização pode ser o caminho pra quebrar o tabu.

    ResponderExcluir
  16. Sou a favor da legalização, pois, tudo o que é proibido desperta interessa. Acredito que legalizando, seja quebrado o tabu e as pessoas entendam que a maconha não é uma droga pior que o cigarro e as bebidas alcoólicas.

    ResponderExcluir
  17. Existem os prós e os contras para essa legalização. Há muito tempo, a maconha faz parte parte da violência no país, pois há a comercialização da mesma, a qual, gera verbas para armas e tudo mais. Se for legalizada, poderia diminuir um pouco essa violência. Mas existem outros tipos de drogas, piores que a maconha que da mesma forma também trazem violência. Então, legalizando ou não, não vai fazer muita diferença.

    ResponderExcluir
  18. legalizar a maconha? será possível!!!!
    bom na minha opinião esse não é o caminho, desculpe os adeptos mais precisamos de muita estrutura para se fazer isso, o Brasil é um país muito escasso de saúde, educação e principalmente de respeito não dará certo, já pensou como seria em cada lugar em cada rua "futuras crakolãndias" nós precisamos é de uma formação para ensinarmos nossos filhos, e qual será o futuro deles? orientar é o melhor remédio e não incentivar a essa loucura um futuro melhor é o queremos!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Esse post de fato é muito polêmico, pois, lida direto com a opinião individual de cada um. Gostaria de agradecer a todos que participaram expondo seu ponto de vista aqui no Balaio de Informação, forte abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  20. Café. Maracujá. Camomila. Boldo. Erva cidreira. Erva doce. Alho. Macela. Stevia. Cannabis...

    Plantas malignas, acabam com o monopólio das grandes indústrias farmaceuticas...

    Bonzinho é...

    Aspirina. Paracetamol. Dorflex. Doril. Biotônico Fontoura. Berotec. Decadron.

    Já pensou! Se legalizar a plantinha provavelmente a Bayer e a Boehringer vão a falência!!

    ResponderExcluir