9 de junho de 2011

Os Talentos estão no mercado, difícil é recrutá-los.



Por Adeildo Júnior 


Está difícil encontrar a pessoa certa? Aquele que atenda as necessidades do seu negócio? Pois bem,  vou lhe assegurar um outro ponto ainda mais desafiador! Pior que conseguir  recrutar os melhores profissionais,  é a missão quase que impossível  de reter esses talentos em sua empresa. Com um mercado aquecido e contando sempre com aquela velha premissa que diz: Quem é bom não fica parado. Manter essas feras é complicado. 

Qual o caminho? As empresas precisam estabelecer uma política clara das suas intenções, oferecer um pacote de benefícios e salários interessantes é importante, mas não é o suficiente. As organizações precisam ter um plano de carreira consistente que ofereça a chance de crescimento profissional. Plano esse, que possa servir como ferramenta atrativa para que o colaborador tenha interesse de perpetuação e prosperidade na empresa. 

Sobre o processo de contratação, este tem que ter uma boa elaboração com pessoal bem qualificado, um bom recrutamento demanda tempo, pois o encarregado da seleção precisa analisar currículos, realizar contatos com os candidatos, fazer as entrevistas e testes, negociar salários e benefícios. E por fim, analisar bem se o candidato tem o perfil pertinente as necessidades do cargo que está sendo ofertado, para depois concluir todo o processo.   

Uma vez dentro do negócio o novo contratado precisa de uma atenção especial, as empresas devem ter boa liderança, capaz de treinar e identificar o potencial do seus liderados, colocando eles nas funções em que possam desenvolver melhor suas qualidades. Abrindo espaço para novas ideias e ofertando a eles liberdade para criação. Sem esquecer de parabenizar e reconhecer as conquistas realizadas pelos novos contratados.

Esse post não é uma regra especifica, nem tão pouco uma cartilha detalhada, trata-se apenas, da visão de quem tem a oportunidade de participar bem de perto desse processo, e vivenciar estas dificuldades em ambos os lados, hora como recrutador, hora como recrutado. São passos que podemos tornar hábitos em nosso cotidiano, ajudando a encontrar e valorizar os profissionais diferenciados que o mercado oferece, e que precisam ser fisgados por você! Não pelo seu concorrente. 
   

14 comentários:

  1. Realmente Júnior, encontramos muitos bons profissionais no mercado. Agora cabe as empresas saber valorizar e apoiar o desenvolvimento desses profissionais, para que os mesmos tenham interesse em prosseguir na mesma empresa.

    ResponderExcluir
  2. Bom e claro que um talento um profissional na si encontra na esquina qualquer, tem que procurar muito, e é claro se é tão difícil assim porque não valorizar um talento.
    Uma empresa que busca o um bom lugar no mercado tem que valoriza seus funcionários mesmo que não seja um grande talento afinal quem não gosta de um motivação a mas, é dai que veremos muitos talentos.
    UM abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Erick Castro

    Meu bom e velho Júnior, tenho acompanhado bem de perto a evolução do sei site, parabéns. Sobre o assunto acredito que vc soube desmistificar ao pé da letra o tema, acho que todo bom profissional, espera muito mais que dinheiro, ele busca reconhecimento.

    Obs: Nunca consigo fazer login pra comentar, na moral não é a minha praia kkkkk

    ResponderExcluir
  4. A procura por novos talentos é uma procura que tem de ser feita com muito cuidado para não se fazer a escolha errada do candidato, no mercado existe vários candidatos e bons e ruins e para escolhe os melhores é preciso ter muita calma para que não se faça a escolha errada.

    ResponderExcluir
  5. José Carlos

    Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns ao dono do Blog, meu amigo Júnior. Cara esse post foi no mínimo demais. Opinando, de fato tem muita gente boa no mercado, como também ótimas empresas no final, para essa relação ser boa para ambas as partes tem que existir vantagens para os dois lados.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!
    Existem muitos profissionais competentes, bem como empresas maravilhosas, que oferecem uma série de atrativos como: bom salário,plano de saúde, vale refeição e transporte.
    É necessário elogiar o bom profissional, ele precisa ser reconhecido, além disso tudo, a harmonia no trabalho é super importante, para que ele queira continuar naquele ambiente.
    Entretanto, acredito que funcionários que não se destacam, necessitam de um olhar diferente, ou seja ser motivados para chegar lá.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de termos ciência de que, o mercado oferece muita gente boa, o processo seletivo tem que ser bem executado. As empresas precisam investir em um RH funcional, que sirva para recrutar esses talentos e posteriormente treina-los. Não basta descobrir a pedra preciosa e preciso lapidar.

    ResponderExcluir
  8. André Vital

    Concordo com tudo o que foi descrito no seu texto, valorização em muitos momentos é mais importante que um bom salário. Posso afirmar pois já passei por está situação. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que toda boa empresa tem que oferecer um plano de carreira, a remuneração é importante claro que acompanhada do benefícios como planos de saúde, auxilio refeição e outros. Mas a satisfação do funcionário está em poder se desenvolver e crescer profissionalmente na empresa.

    ResponderExcluir
  10. Existem vagas nas empresas, existem pessoas querendo trabalhar, mas cadê a qualificação? Está difícil encontrar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Mas, uma vez fisgados, é necessário que eles saibam onde estão e quais os benefícios que essa empresa oferece, para que assim eles se sintam bem e possa mostrar suas qualidades.
    No entanto, na minha opinião, pessoas sem qualificação, se contratadas, com um bom treinamento e uma devida atenção podem vir a ser ótimos profissionais dentro da empresa. Cabe a mesma dar a chance!!

    ResponderExcluir
  11. Criatividade, iniciativa e um bom relacionamento no momento do trabalho em equipe, são características marcantes em um bom profissional. E as empresas estão de olho nesse perfil, vale lembrar que o processo é uma via de mão dupla, e no outro lado dessa via, vem a empresa ofertando um pacote de benefícios e principalmente um bom plano de carreira. Ai sim, ambos os agentes envolvidos nessa relação podem tirar bom proveito dessa situação.

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse tema Junior. Hoje as grandes corporações estão atraindo talentos e também em busca. Vale salientar que não precisa ter bom curriculum e sim saber fazer a coisa certa, ser muito bom. Recentemente assisti a uma entrevista com um especialista em RH e ele falou o seguinte: O ótimo profissional quando ele e bom mesmo a empresa investe sempre nele caso o contrário vem uma empresa de fora e oferece uma proposta tentadora conquistando o profissional. E isso que acontece agora. Um abraço, Fabricio.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos! A ideia é sempre promover o debate aberto sobre qualquer tema abordado aqui no Balaio de Informações. Sobre o post! Empresas precisam está em constante mudança sempre, com o olho bem aberto no mercado. Já os profissionais tem a obrigação de está em constante reciclagem, investindo em conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Atílio Peixoto Soares Júnior22 de junho de 2011 às 20:40

    Júnior, muito bom seu post. Dois aspectos chamaram minha atenção:
    1) A retenção de talento está mesmo ficando cada vez mais difícil. Neste caso, faz a diferença se o empregado estiver afinado com a cultura da empresa, bem como com o ambiente de trabalho. Este aspecto fortalece a relação e às vezes é o detalhe a favor da empresa quando o empregado recebe uma proposta.
    2) Alguns especialistas dizem que uma pessoa só começa a trazer resultados para a empresa tempos depois de sua admissão (6 meses, um ano, etc.); ou seja, neste período inicial há um processo mútuo de aprendizagem: o que ou até onde o empregado pode ir pela empresa e o que a empresa tem a oferecer a este empregado. Portanto, o processo de selação, recrutamento e contratação deve ser levado muito a sério para evitar prejuízos e perda de tempo.

    ResponderExcluir