Quantas vezes você entrou em um respectivo estabelecimento pra comprar um produto não apenas pela necessidade do mesmo, e sim em virtude do que o local representa em sua vida. Estou falando de identificação, no mercado altamente globalizado onde todos vendem de tudo, o impacto que a sua marca causa em seus clientes pode fazer toda diferença, desde sucesso total, como também o declínio do seu negócio.
Quais as ferramentas que você utiliza para fidelizar seus clientes e estreitar essa relação, ao ponto em que eles migrem de clientes para amigos? Esse é o novo desafio! As empresas precisam mudar a maneira de enxergar seus clientes, pois, eles não apenas pagam suas contas no final do mês, mas, são responsáveis pela perpetuação do seu negócio. Para que isso ocorra, tem que haver uma identificação da empresa com o cliente.
Agora, como identificar se o trabalho que desenvolvo aqui em minha empresa gera uma aproximação mais intima do meu cliente com o meu negócio? Esse é um dado um pouco difícil de mensurar, nas lojas em que gerencio costumo fazer uma pesquisa de satisfação com os meus clientes, um formulário com perguntas básicas do tipo: O que faz ele vim comprar em nosso estabelecimento? Ou se ele encontrou o que de fato estava procurando? E assim sucessivamente.
Já parou pra se questionar o que faz você comprar sempre naquele supermercado ou usar as roupas da mesma grife, em meio a tantas farmácias você sempre compra na mesma. Não venha me falar que é apenas uma questão de preço, já está provado por pesquisa que preço ainda não é o maior fator decisivo no ato da compra. As pessoas buscam mais que produtos, elas querem ser cativadas, querem se sentir bem no ambiente em que fazem suas compras.
Então, ai vai a dica! Escute seus clientes e identifique suas necessidades, faça ele participar diretamente do seu negócio, colete suas ideias e reclamações. Deixe ele participar do seu dia a dia, para que sua empresa também participe da vida dele, no final a empresa não apenas vai vender seus produtos e obter os lucros esperados, vai estar evoluindo na prestação de seus serviços, gerando relacionamento e agregando valor a sua Marca. Pense nisso!!!
José Carlos
ResponderExcluirCaro JR, lembro dos tempos de faculdade e nas suas discussões com a Queiroz sobre essa importância de manter os laços unidos entre Cliente e Empresa. Vejo o quanto é fundamental essa relação. Como vc mencionou no texto Identificando as necessidades, esse é o caminho.
Esse é o novo perfil de quem quer ter sucesso em seu negócio, gerar relacionamento é algo fundamental para manter a satisfação do cliente nossos amigos da Onis Marketing Digital http://www.oniscomunicacao.com.br/ trabalham com essa proposta também.
ResponderExcluirAndré Vital
ResponderExcluirCara muito bom esse texto, segunda feira vou levar pra galera lá da empresa ler. Vc tocou no que é essencial neste momento na relação EMPRESA X CLIENTE. Gostei muito, parabéns...
Cada vez mais aprendo que preço não e tudo e sim a preocupação com o cliente em atender a sua necessidade. Isso é que faz o negócio acontecer, resolver o problema do cliente aliada a marca que o colaborador representa, transformando isso em uma ferramenta fundamental para sua fidelização. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirComo consumidora adoro ser bem atendida e mimada nos estabelecimentos onde costumo comprar. Como prestadora de serviço tento envolver meus clientes de uma maneira que ele sempre me procure para realizar suas compras. Gostei do post. Esse exemplo ocorre hoje no meu trabalho, essa onda de valorização do cliente é fundamental para o sucesso.
ResponderExcluirPara quem é do ramo sabe que fidelizar é essencial, pois, o cliente espera muito mais que apenas um "Bom dia" ou um "Poço ajudar senhor" o cliente quer ser entendido e respeitado, ele espera que possamos suprir suas necessidades e esse é o desafio.
ResponderExcluirEu acho para fidelizar um cliente. É um conjunto de opções que colocamos para o mesmo,como o mix de produto, um bom atendimento, um pós atendimento que é muito interessante, preços competitivos e outros fatos que podemos colocar no dia a dia. Assim podemos fidelizar nossos clientes fazendo uma boa venda e um bom relacionamento.Só preço não cola, não insista.
ResponderExcluirBem eu seu bem o que é trabalhar com clientes, e tivi muitas experiências, é muito fácio saber o que o cliente espera de um estabelecimento, afinal todos nós samos clientes.
ResponderExcluirMas para negociar tem que ter um dom um carisma tem que gosta do que faz.
Já se foi o tempo em que preço era a alma do negócio.Nos dias atuais o cliente prefere pagar um valor maior mas ter conforto e sentir que aquela empresa sabe o que lhe agrada.
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