7 de fevereiro de 2013

Sensacionalismo ou Informação!


Até o prezado momento não tinha parado para fazer nenhum comentário sobre a tragédia ocorrida em Santa Maria, apesar de ter sido algo que mobilizou vários meios de comunicação, não é do perfil deste canal de informação abranger tal tema. No entanto, algo me chamou atenção e gerou certa dúvida! Será que o trabalho que a imprensa está realizando é correto e íntegro? Ou temos aí alguns comunicadores tirando proveito do sofrimento alheio e gerando um ciclo de puro sensacionalismo?

É fato e notório que algo dessa magnitude gera sentimentos diversos tais como: tristeza, descontentamento, indignação, revolta e outros tantos. Concordo também que esse é o momento de toda a nação cobrar explicações para que os verdadeiros culpados sejam identificados e arquem com as consequências.  Ao meu ver tem muita gente que deve responder por esse ocorrido, espero que justiça seja feita, apesar de que isso não vai trazer ninguém de volta ou confortar o coração de quem perdeu seus entes queridos.

Minha revolta se manifesta quando ligo a TV e vejo profissionais, muitos deles altamente conceituados e outros nem tanto, com discursos que parecem ensaiados ou manipulados para gerar IBOPE, ganhar audiência em cima do sofrimento alheio. Um repórter entrevistou uma senhora que era viúva, na noite do ocorrido perdeu um filho e o outro acabará de falecer no hospital; com esse enredo o mesmo fez a seguinte pergunta - Como a senhora se sente? Putz! Sinceramente se eu fosse a mulher tinha respondido- BEM! Agora que fiquei sozinha no mundo vou aproveitar a vida!

Fala sério! Vai atrás de quem não fiscalizou o estabelecimento, investiga se houve ou não negligência no socorro das vítimas, se houve imprudência de quem acendeu o artefato ou não. Os donos do estabelecimento foram informados do tipo de apresentação que aconteceria em sua casa noturna? Esse, ao meu entender, é o papel da imprensa séria. Muitos vêm seguindo essa linha e estão de parabéns por esta conduta. Agora, ficar na porta do hospital contando o número de mortos e com perguntas desse calibre, sinceramente não dar.

Gente, não estou aqui pregando moralidade plena! Apenas acho que devemos respeitar ao extremo o ser humano. Já não basta a dor da perda? O espaço vazio em casa? A ausência daqueles que amamos? E ainda temos que conviver com esse assédio por informação, apenas para vender notícia! Todos sabem que no Brasil notícia ruim vende jornal; será que não é o momento de mudar esse conceito? Fica aqui registrado apenas o meu ponto de vista, minha opinião! No mas, respeito a opinião de todos.  

9 comentários:

  1. Caro Adeildo, deixei de ver televisão aberta já faz um bom tempo e só uso a TV a cabo em alguns canais de meu interesse. É simplesmente insuportável aturar a programação de qualquer canal de TV hoje em dia. O que importa é audiência, nem que para isso só mundo cão seja reportado. É uma pena que nós brasileiros tenhamos nos emburrecido, embrutecido e sei lá mais o que. Olha o que está acontecendo em Brasília, isso ninguém reporta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade Edson, infelizmente é direcionado muita atenção ao que não faz tanto sentido, acredito que isso ocorra principalmente por existir um publico que clama por esse tipo informação! Sendo assim, os meios de comunicação vendem tanta miséria como se fosse noticia de primeira mão.

      Excluir
  2. Júnior, está ficando difícil acreditar que exista ainda pessoas de bom coração por ai, tem muita gente só interessada em seus benefícios próprios, mesmo que para isso tenham que retirar proveito de qualquer tipo de situação. Triste realidade de um País pobre de cultura e com tanta gente sem escrúpulos.

    Erick Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Erick!!!! Muito bom ver você por aqui participando do debate. Saudades de vc meu caro! Sobre o post, esse é o meu sentimento, é triste ver tanta gente buscando tirar alguma vantagem da desgraça alheia.

      Excluir
  3. É raro eu opinar sobre algum assunto na net mas achei muito interessante vc ter levantado essa questão pois era algo que já vinha me incomodando há um tempo. Não compreendo como uma população tão evoluída como a nossa se dispõe a tamanha falta de humanidade e mais ainda como nós damos tanta audiência a imprensa desse nível. Esses parentes e amigos precisam de apoio, solidariedade e consolo. Gostaria de Parabenizar a TODOS OS PROFISSIONAIS que se deslocaram dos seus Estados em prol de amenizar o sofrimento de cada uma dessas pessoas, que Deus possa recompensar cada um da melhor maneira. São de pessoas assim que elas precisam. FORÇA SANTA MARIA E FÉ SEMPRE! Que Deus os consolem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allynne, obrigado por opinar, legal que tenha gostado do post! Acho que precisamos levantar essa bandeira, pedindo ao menos respeito dos canais de informação para a sociedade. Vamos divulgar e debater sobre pontos mais críticos do nosso Brasil. Neste momento o que resta é cobrar da justiça às devidas providências e rezar por todos que partiram.

      Excluir
  4. Fiquei sabendo dessa tragedia, foi uma das noticias mais divulgadas por aqui também. Aqui a imprensa não tem essa postura não, é triste essa realidade no Brasil. Acho que o compromisso de divulgar a informação tem que ser realizado com mais responsabilidade e respeito.

    ResponderExcluir
  5. Tudo por uma boa noticia! Muito triste essa realidade em nosso cotidiano televisivo. Virou tendência, uma necessidade, existe publico que clama por esse perfil de informação, ao mesmo tempo que não existe a cultura em nosso país de divulgar o que realmente é necessário.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Mendes

    Só posso dizer que é muito triste ou melhor totalmente lamentável.

    ResponderExcluir