10 de maio de 2010

Veneza Patrimônio da Humanidade.


Veneza. Com 96% dos edifícios qualificados como monumento histórico, passear por Veneza é como recorrer as estâncias de um imenso museu, só que ao ar livre. É praticamente impossível não se perder na Sereníssima, talvez isso seja parte do seu encanto. Logo na chegada você fica encantado com a visão espetacular da cidade sobre o mar, ai se pergunta, como é possível? Bem pelo que eu entendi, a cidade foi erguida com um tipo de madeira servindo de sustentação, o detalhe é que essa madeira em contato com agua fica tão dura feito uma pedra e não corre o risco de quebrar.

Apesar de tanta segurança esse patrimônio da humanidade protegido pela UNESCO está ameaçado de sumir! Falo serio, desaparecer em baixo das águas da lagoa que a abrigou durante séculos. Um dos locais onde a ameaça é visível é a Piazza San Marco, que fica inteiramente submersa durante as marés mais elevadas de Outono e Inverno. Além de dificultar a vida dos habitantes e dos turistas, a água está causando danos consideráveis ao patrimônio arquitetônico da cidade, exigindo ações imediatas do governo italiano.

Com relação a oportunidade de conhecer a cidade, todo mundo deveria ter esse direito de ver, passeia pelos seus canais, olhar com atenção os detalhes das construções que são datadas de 1200, mas segundo informações locais tem muita coisa que foi construída bem antes, tudo é lindo repleto de detalhes e esculturas. Na "Piazza San Marco" você encontra muita coisa esculpida com detalhes em ouro puro. Detalhe aqui niguém rouba o patrimônio publico como é de costume em nosso Brasil.

É um convite a inquietação da mente que não para de processar informações em nenhum momento, tentando entender como tudo foi construído, uma riqueza cultural sem limites que entrar pelos olhos e vai de encontro ao coração. Um dia é pouco, em breve quero voltar e encontrar com todo esse centro cultural assim como tive a oportunidade ver e fotografar durante um dia inteiro, foi maravilhoso! Acabei entendendo mais aquele velho ditado "Quando os olhos não vêem o corpo não sente". Só vendo Veneza para saber e entender como como ela é bela, é uma sensação que os livros não transmitem. Um Abraço a Todos já estou com saudades!!!!

7 comentários:

  1. Realmente Venezia é exatamente tudo isso que vc falou...belissima! bjao

    ResponderExcluir
  2. Tudo que vc escreveu é verdadeiramente a realidade dessa cidada belissima, que vai deixar saudades para nós...

    ResponderExcluir
  3. Juninho, vc seria ou será, quem sabe um bom escritor, pense nisso. bjos

    ResponderExcluir
  4. Patrão, experiência vivida é uma das poucas coisas que os livros não podem nos dar!! Enjoy...

    ResponderExcluir
  5. Verdade, também tive a oportunidade de conhecer o local e realmente é simplesmente belíssimo!!!

    ResponderExcluir
  6. Cunhado de fato veneza é tudo isso que vc falou, em breve espero que volte e desfrute de tudo outra vez!!! Um abraço meu e de seus sobrinhos...

    ResponderExcluir
  7. Por cara, uma linda aula de história real.Quem sabe uma dia eu viverei essa experiência tão bonita e gostosa de apreciar.

    ResponderExcluir