Figurinha carimbada no âmbito profissional, esse perfil vem ganhando espaço no mundo corporativo. Sempre cheio de segundas intenções e apoiado pelo jargão popular que defende a seguinte ideia, "Quem não bajula, não cresce". O Bajulador, Chumbeta, Baba Ovo e outros tantos nomes que servem de referência para o tipo em questão, acredita que passando a ser o maior amigo do Chefe, vai tirar algum proveito desta relação.
Sendo assim vamos conversar e tentar entender os motivos e sinais que um Bajulador Profissional deixa claro em seu dia a dia. O primeiro passo é a Aproximação: Ele tenta de toda maneira se mostrar super útil ao seu chefe, na maioria das vezes essa presteza chega a ser exagerada, do tipo; "Chefe que sua saúde esteja sempre em dia, mas, se acaso espirrar saúde". Ou seja, os cuidados são ostensivos, fora dos padrões normais, tentando demostrar a chefia que se importa mais com ele que os demais colaboradores.
Dando sequência, vem o segundo ato a Entrega: O Bajulador adora dedurar, levantar falso, causar intriga, é um verdadeiro gerador de problemas pessoais! Ele fica na espreita esperando um descuido do colega para logo em seguida apontar o erro do mesmo ao seu superior, agindo assim ele pensa que está queimando o filme do colega e fortalecendo seu relacionamento com o chefe, progredindo profissionalmente.
Fechando a síndrome do Baba Ovo, vem a terceira etapa: Ele tem certeza que só ele é o Correto! Tipo assim, só ele veste a camisa da empresa, só ele sabe fazer tudo, que os seus resultados são os melhores e que ninguém é capaz de substitui-lo. Ele se acha o centro das atenções! E provavelmente depois de ter paparicado o chefe e queimado o filme da concorrência, neste caso seus colegas de trabalho, agora chegou o momento de reinar absoluto e pousar de bacana para chefia e se fazer de vitima perante os colegas.
Meus caros amigos, detesto este perfil, não gosto de tratamento diferenciado! Mas, confesso que temos a necessidade de encontrar algo de bom e saber lidar com esta questão. Ao meu ver, deixar claro e transparente a sua opinião sobre tal situação, pode ser a solução. Agora, se o seu modelo de gestão é favorável a proliferação dos Bajuladores, paciência e boa sorte, cuidado apenas com o que vem depois. Pois, um bom Bajulador um dia também vai querer ser bajulado.
Infelizmente esta praga é mais densa do que imaginamos, por isso o ideal é ficar sempre alerta, um olho no peixe e outro no gato o tempo todo.
ResponderExcluirDe fato Edson! Chega a ser ultrajante lidar com esse tipo, na pior das situações saber conviver é preciso. Obrigado pela participação e opinião sobre o tema.
ResponderExcluirBAJULAÇÃO é uma arte para poucos, e um escudo para muitos se esconderem na sua incapacidade de executar algo! Pior que o bajulador, é aquele que se permite ser BAJULADO!
ResponderExcluirConcordo com suas palavras Sayonara Danielle, quando o individuo não tem uma boa base, termina por encontrar espaço servindo de chumbeta de outros!!!
ResponderExcluirJosé Carlos
ResponderExcluirOdeio o Balança Ovo que ficam bajulando o chefe e querendo aparecer nas costas dos outros, sujeito sem caráter, não se cria, sem a menor personalidade. Ótimo post meu grande amigo Júnior, um grande abraço.
Rafaela Miranda
ResponderExcluirIsso não se cria não, esse perfil deve ser combatido com fervor e erradicado. Não tolero esses FDP eles não tem capacidade e tão pouco auto-estima. Gostei do seu Blog como faço para receber suas atualizações????