8 de outubro de 2012

O Que o consumidor quer de verdade?


Quando nos deparamos com essa pergunta logo vem a seguinte resposta, PREÇO! No momento atual é necessário reavaliar este conceito e entender que o cenário está mudando. Preço é importante, não há dúvida, mas não é tudo. As pessoas hoje são o grande diferencial, aquele algo a mais que o seu negócio precisa ter, sendo assim é importante investir em treinamento e atendimento especializado, tal conduta é um diferencial estratégico muito mais valorizado é percebido pelo cliente.

O cliente por sua vez espera encontrar preço justo e até está disposto a pagar um pouco a mais por um atendimento melhor. No varejo atual onde acontece diariamente uma forte corrente para um aumento de vendas, os descontos são utilizados com abundância por toda cadeia de abastecimento, mas para o PDV focar em preço baixo pode comprometer os resultados finais e diminuir a rentabilidade do seu negócio.

Ter como base uma relação comercial focada apenas em preço, significa assumir um risco muito grande que pode a curto ou médio prazo não compensar. Especialistas em varejo afirmam que as facilidades geram diferenciação e ganham a preferência dos consumidores aqueles comerciantes que oferecem o melhor pacote de soluções de compras para seus clientes. Então, como estamos falando em um pacote de serviço o preço é apenas um dos itens que compõem esta oferta.

Atendimento e Inovação Tecnológica também compõem este pacote de forma bem coesa, poderíamos dizer que são os pilares que no momento atual estão em enfase. Os benefícios ofertados pelos avanços na área da tecnologia são fascinante, a praticidade e comodidade que eles oferecem encantam até o consumidor mais conservador, aquele que detesta qualquer tipo de novidade, que prefere apenas o básico. 

Quando penso em atendimento logo me vem a cabeça a palavra conhecimento, ao meu ver, no momento em que estamos investindo em treinamento para nossa equipe de vendas, a troca de informação é intensa, isso gera uma cadeia de conhecimento fantástica. Pois é na troca de experiência que encontramos o equilíbrio exato para atender bem, ofertando aos nossos clientes toda a confiança que o momento da venda precisa ter. Lembrando que para se destacar no varejo é necessário manter uma equipe de vendas bem preparada.

Invista no algo a mais, qualifique seus funcionários, foque em inovação, mantenha o Mix de produtos sempre ativo e diversificado, cuidado com a logística, pois de nada adianta oferecer e não ter o produto para entregar em tempo hábil. E quanto ao PREÇO! Ele sempre vai está presente em toda e qualquer negociação, no entanto, é apenas um dos componentes utilizados para finalizar a venda e não deve ser encarado como fator crucial para a realização da mesma. 


6 comentários:

  1. Juninho escrevendo de novo? Já era tempo. Meu nobre como sempre texto muito legal e totalmente dentro da realidade, veja se agora volta a atualizar com mais frequência. E quanto a mim como consumidor eu quero é qualidade no atendimento e preço justo.

    Grande Abraço do seu velho amigo Erik Castro

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  2. Grande Erik!!!! Aos poucos vou tentando escrever com mais frequência. Obrigado pela participação, forte abraço.

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  3. Detesto quando entro em uma loja e o vendedor me aborda mencionado valores ou oferecendo descontos e não mostra os benefícios da mercadoria. Muitas vezes deixo de comprar por não receber um atendimento que tire todas as minhas duvidas e me ofereça segurança.

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  4. Mara, super fato este! Vendedores despreparados que não conhecem nada sobre o que vendem terminam por se a pegar a única coisa que lhes restam, o preço! E ai já viu né, tome desconto pra cima.

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  5. Particularmente até priorizo preço, mas, tem que vim agregado a um bom atendimento sempre.

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  6. José Carlos

    Pra mim atendimento é fundamental para o sucesso de um empreendimento, lembro de vários momentos em que fui mal atendido e deixei de comprar independente do preço!

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