12 de março de 2012

E o Cliente! Tem sempre Razão???


Mexendo em meu Twitter, me deparei com tal colocação "Não, eu não acho que todos os clientes tem razão, não acredito nesse papo de tapete vermelho. A negociação, a troca, dever ser boa para ambos." Essas sábias palavras são do querido @QuebreaBanca  no entanto, por diversas vezes comungo do mesmo pensamento. Se é pre ser bom, tem que valer para as duas partes envolvidas, respeito, atenção e consideração, devem existir em todo momento. Há doze anos atendendo diversos clientes, não vejo outra verdade.

Em palestras, treinamentos, ou mesas redondas de discussão sobre o tema. Fica claro e berrante como empresários, diretores, gestores e toda uma cadeia de profissionais ou prestadores de serviços, defendem com unhas e dentes tal ideia, que provavelmente é mais antiga que os próprios  manuscritos sagrados. O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO! Com base nisto, acontece situações totalmente embaraçosas, onde o cliente faz valer o jargão e  sempre sobra para o atendente.

Amigos, o cliente tem sempre razão, quando ele estar com razão e pronto! Sendo assim, você que está lendo este post agora deve ficar pensando, isso é um absurdo! Meus caros, toda regra detém sua exceção. Existem clientes que são uns amores, da vontade de levar pra casa, outros super complicados, mas, que estão certos em brigar por seus direitos. Agora, quem nunca se deparou com o famoso Relógio, aquele que toma todo o seu tempo, ou o Amigo do dono da empresa, sem falar  no famoso Eu posso tudo, sou cliente e você tem que fazer o que eu quero, afinal sou eu quem paga seu salário.

Então eu pergunto, onde fica os direitos de quem está prestando o serviço ou vendendo um produto? Não tem? Quer dizer que só um dos lados é que tem todos os benefícios nesta relação? Help! Vamos pensar fora da caixa, e entender que o oposto do cliente também é gente! E muitas vezes está pronto para prestar aquele super atendimento e solucionar seus problemas, no minimo preste um pouco de respeito para com ele, pois, o mesmo está lá para ajudar e tornar sua vida mais fácil. Então retribua o respeito.  

Não estou aqui levantando uma bandeira que o cliente não merece toda atenção! Longe disso, é em função dele que nosso trabalho existi. No entanto, justiça seja feita, em certos momentos é preciso jogar duro, uma vez que encontramos muitos que querem criar caso ou se aproveitar de certas situações. Também sou cliente,  procuro valorizar quem me atende e resolve meus problemas, afinal, não dou aos outros o que não quero pra mim mesmo. Negociação boa é igual a uma via de mão dupla, tem que fluir para ambos os lados.

9 comentários:

  1. Eric Castro

    Ótimo post! Uma visão bem democrática da situação, de fato tem que ser bom para ambos os lados. Abraço guerreiro.

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    1. Valeu!!! Grande Eric, saudades de você!!! Obrigado por sempre participar do Balaio de Informações.

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  2. A vida é um espelho e sempre reflete qualquer ação. Por isso, SE o cliente é antipático e arrogante no trato, como exigir que o atendente mantenha o belo sorriso no rosto? Pois bem, parabéns pelo post e obviamente que concordo com você e com o Fabrício do QuebreAbanca.

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    1. Grade João Kepler obrigado por compartilhar seu conhecimento aqui no Balaio de Informações!!

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  3. Parabéns pelo texto meu caro. Excelente reflexão que mostra o que todos realmente sabem. O cliente tem razão até onde ele estiver com ela.

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    1. Vanildo,

      Bacana ter seu ponto de vista expresso aqui Balaio de Informações, volte sempre e forte Abraço!!

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  4. O cliente tem razão quando o elo da transação comercial se rompe, quando a empresa não honra seus compromissos e promessas! Ser cliente hoje é ter informação, ter relacionamento. Claro que existem os clientes que dão uma "espertinhos e mal educados" mais na maioria das vezes o cliente só está lutando pelo seu direito.
    Se a empresa não evoluiu sua forma de pensar e de agir com esse novo consumidor ela está fadada à morte.
    Esse cliente tem poder, tem influência ele propaga as ações negativas da empresa na velocidade da luz!
    Cabe as empresas mudarem seus modelos de negócio, começarem a se relacionar com seus cliente e não apenas vender, preço não fideliza mais ninguém!
    A época da sorte acabou, onde uma só empresa dominava o mercado e por isso se dava ao luxo de não investir no relacionamento em treinamento e eram chefiadas por pessoas sem visão estratégica.
    Só vai sobreviver quem estiver conectado com esse novo cliente.
    Ninguém precisa ter razão os dois lados se complementam!

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    1. Mandou bonito Patrão, valeu por enriquecer o debate e promover a troca de opiniões. Forte Abraço!!!

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  5. CLIENTE Não é fácil agradar, mas, depois que fidelizamos já era, se tornam nossos amigos ai a relação é maravilhosa. Agora toda regra tem dois lados e realmente tem uns que pelo amor de Deus!

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