13 de outubro de 2011

Ele é meu Chefe, não meu Lider!


Para quem trabalha a frente de uma determinada quantidade de pessoas, exercendo um cargo de liderança. Deve trazer sempre consigo a preocupação em manter uma relação ampla, e de credibilidade perante seus subordinados. Não pode apenas se esconder atrás do rotulo de CHEFE, pois, tal credencial está cada vez menos valorizada, é preciso adquirir o reconhecimento e a confiança que só o LÍDER tem sobre os seus liderados.


Quando foi a ultima vez que você desenvolveu um trabalho apenas pela confiança em seu superior? Pelo simples fato de acreditar que o direcionamento dele é o correto, e por isso, você é capaz de ultrapassar barreiras e cumprir suas metas. Nesse momento só a palavra dele lhe basta, tudo é possível, ele é o seu soberano e nada irá de contra a isso, você acredita cegamente nos propósitos do seu Líder, e por ele é capaz de mover montanhas. Essa é a marca da Liderança!

Agora, quando sai de cena o Líder e entra o Chefe, tudo fica extremamente mais complicado. Nessa relação, muitas vezes não existe respeito pelos propósitos e direcionamentos recebidos. Existe sim, o receio, na verdade o medo de perder o seu espaço. Agindo assim, fica claro que o trabalho é mecânico, não tem alegria em trabalhar, o que era pra ser prazeroso, passa a ser obrigação. Neste momento, o individuo apenas cumpri com o que foi delegado, não está disposto a fazer algo a mais.

Por que isso acontece? É normal nós seres humanos, criarmos vinculo com o que acreditamos, da mesma maneira que quando não detemos credibilidade a relação vai por agua abaixo. No momento magico da liderança, não existe o talvez, o sim sempre impera. O Chefe na verdade tem que se preocupar em ser um bom Líder, manter a sua equipe engajada em busca dos resultados, ser participativo, acompanhar de perto, mostrar como faz. Ensinar e formar são as melhores maneiras de conseguir o resultado almejado.

Portanto, agora é assim! Abaixo o Chefão, nós precisamos de Lideres! Pessoas capazes de nos influenciar, que toque nossos corações, que peguem em nossas mãos e nos mostrem o caminho. Agindo de tal maneira, vão conseguir encantar seus subordinados e nada será impossível. Uma vez que, cobrar é muito fácil, difícil é manter o time empenhado e ligado no foco. Aproveito para repetir as sabias palavras de São Francisco de Assis. “A Palavra convence o exemplo arrasta"  Seja um Líder, não apenas um Chefe.

3 comentários:

  1. Muito bom seu post de hoje...me fez lembrar um e-mail que recebi esses dias onde mostrava a diferença entre casa e lar, achei muito interessante pois a maioria de nós passa a metade do dia no trabalho e porque não transformá-lo em um lar onde tudo fica mais prazeroso e interessante...enfim no trabalho como vimos acima se tivermos uma posição de liderança temos que nos portar como pessoas dinâmicas, participativas, que sabe ouvir e falar no momento certo, afim de levantar a equipe e trazer o prazer do lar para o trabalho promovendo motivação e dinamismo.

    ResponderExcluir
  2. José Carlos

    Essa é uma relação complicada, exige uma certa maestria para lidar com os fatos. Agora, concordo que a cada dia a chefia está em baixa. Pois, o mundo precisa de lideres!!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá!

    Ser CHEFE é bem mais fácil, afinal ele tem a AUTORIDADE nas mãos, e usa esse PODER para conduzir sua equipe a chegar ao objetivo final. A equipe por sua vez, executa a função não porque está encantado, ou sente confiança no chefe, mas sim, por se sentir OBRIGADO a executar a tarefa! É uma especie de OBRIGAÇÃO... Tristes tempos!
    Já o LÍDER, ah... esse é fenomenal!Ele conduz a equipe, dá um significado diferente ao trabalho, tem carisma, e convence a equipe a defender sua causa. Não por OBRIGAÇÃO, mas por PRAZER!
    Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.

    "Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
    Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo" ( João Alfredo Biscaia)

    ÓTIMO POST! PARABÉNS!
    "

    ResponderExcluir