5 de junho de 2010
Um mundo cada vez mais Digital!!!
Lendo uma matéria esse mês me coloquei a pensar! Qual vai ser o próximo passo dessa mega digitalização mundial? Existe coisa mais escrota do que você ler um livro em um aparelho chamado "E-book", leitor digital, que logo vai se tornar uma febre mundial. Não me vejo usando um treco desse ainda, pois adoro livros de papel que são bonitos, bem ilustrados, sem orelhinhas, com as páginas bem brancas e revistas de temas bem diversificados. Em minha estante, tenho uma coleção de pouco mais de trinta exemplares dos mais variados assuntos e alguns que ainda nem terminei de ler, por falta de tempo ou esquecimento.
Mais pensando na modernidade e praticidade do mundo atual, ao invés de ter tantos livros ocupando espaço e ficando ali repletos de poeira, o aparelho digital bem que não é má idéia, o danado até é bonitinho! Agora, ler em um visor de resolução altíssima e grande performance, com certeza não é mais emocionante do que aquele sonoro e gostoso som de passar as páginas de um livro, ou até mesmo ter que usar um marca texto para destacar algo que lhe chamou atenção,ou usar um marca páginas para a próxima consulta ao exemplar, esse é o grande barato!
Mais a inovação tá ai, no Brasil já existe um projeto a ser adotado nas escolas desenvolvido por um pessoal bem empreendedor lá de Pernambuco, que seria o primeiro E-Reader do Brasil, ele estaria sendo desenvolvido para levar o mundo dos livros digitais para as salas de aula aqui em nosso país. Para quem não sabe o Brasil é o maior consumidor de livros didático do mundo, para se ter um dado mais real em 2008 foram vendidos 73,5 milhões de exemplares para estudo, informação fornecida pela câmera brasileira de livros, e o principal comprador é o Governo.
Já pensou se o Governo entra nessa onda e cria um programa do tipo "MEU PRIMEIRO LEITOR DIGITAL" e coloca a disposição na rede pública para economizar com os gastos na compra de livros didáticos? O difícil seria convencer as pessoas a não venderem os aparelhos, e sim incentivarem seus filhos a participar das salas de aulas nas escolas. Agora tendo em vista que a média inicial de valor é de R$850,00 talvez usem o beneficio para arrecadar alguma verba e comprar comida para dentro de casa e os filhos terminariam ficando sem freqüentar a escola como sempre!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cada vez mais o mundo digital está nos tirando valores preciosos, o que digo algo como "as conversas familiares ao redor da sala quando das faltas de energia". O mundo digital veio para acabar com um certos tipos de costumes, no caso dos livros digitais, o jornal digital etc. Torna-se mais aparelhados e cheios de tecnologias avançadas, e o verdadeiro incentivo a leitura ficando no esquecimento, o estado preocupado em aparelhar as salas de aula e não se preocupando com os nossos professores e principalmente com o aluno no aprendizado. Sites que já dão o prato pronto, sem que os alunos tenham o prazer e a preocupação em ir nos livros para pesquisar, estamos cada vez mais sendo um bando de loucos preocupados em ter a mais nova moda virtual.
ResponderExcluirO mundo digital está acrescentando na vida das pessoas, a praticidade é excelente e necessária, não podemos esquecer que muitos não gozam desse privilégio, os menos favorecidos, portanto esses podem utilizar os livros para estudar e pesquisar. Quanto ao que se refere as escolas públicas, adoraria ver isso acontecer, mas pago pra ver, os nossos governantes não ligam a mínima pra manutenção das escolas, estão quase todas sucateadas, só visitando pra constatar, seria uma grande incoerência, escolas sucateadas com tecnologia de ponta.
ResponderExcluirConheça o I PAD!! Aí vc vai ver o q é inovação!!
ResponderExcluirÉ mais uma inovação prática e interessante, mas também será uma briga de multi nacionais.
ResponderExcluire o mundo de hoje pratico, rapido e ojetivo literalmente, nao podemos nos assustar temos que nos antenar,tudo que seja para facilitar a nossa vida que venha e seja bem vindo.eu fico pensando que eu comecei a ler com 7 anos e hoje as crianças cada dia mais cedo na escola mau falam e tem aula de ingles e imformatica.
ResponderExcluirAchei realmente muito bom, mas realmente ainda não me vejo nessa onda, ainda prefiro folhear o livro, ouvir o som das páginas e o cheiro de livro novo é insubistituível.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente o mundo hoje estar cada vez mais digital!!! no colegio onde eu leciono todos os alunos (de 07 á 12 anos)possuem aparelhos de celular, minibook e outros troços que não sei o nome!!! é tudo digital ate a minha aula é transmitida em uma lousa eletronica!!! memso com essa modernidade toda eu prefiro os livros, as cartas e outras coisas mais!
ResponderExcluir