21 de maio de 2011

Vender produto ou criar relacionamento?


Por Adeildo Júnior

Quantas vezes você entrou em um respectivo estabelecimento pra comprar um produto não apenas pela necessidade do mesmo, e sim  em virtude do que o local representa em sua vida. Estou falando de identificação, no mercado altamente globalizado onde todos vendem de tudo, o impacto que a sua marca causa em seus clientes pode fazer toda diferença, desde sucesso total, como também o declínio do seu negócio.

Quais as ferramentas que você utiliza para fidelizar seus clientes e estreitar essa relação, ao ponto em que eles migrem de clientes para amigos? Esse é o novo desafio! As empresas precisam mudar a maneira de enxergar seus clientes, pois, eles não apenas pagam suas contas no final do mês, mas, são responsáveis pela perpetuação do seu negócio. Para que isso ocorra, tem que haver uma identificação da empresa com o cliente.

Agora, como identificar se o trabalho que desenvolvo aqui em minha empresa gera uma aproximação mais intima do meu cliente com o meu negócio? Esse é um dado um pouco difícil de mensurar, nas lojas em que gerencio costumo fazer uma pesquisa de satisfação com os meus clientes, um formulário com perguntas básicas do tipo: O que faz ele vim comprar em nosso estabelecimento? Ou se ele encontrou o que de fato estava procurando? E assim sucessivamente.

Já parou pra se questionar o que faz você comprar sempre naquele supermercado ou usar as roupas da mesma grife, em meio a tantas farmácias você sempre compra na mesma. Não venha me falar que é apenas uma questão de preço, já está provado por pesquisa que preço ainda não é o maior fator decisivo no ato da compra. As pessoas buscam mais que produtos, elas querem ser cativadas, querem se sentir bem no ambiente em que fazem suas compras.

Então, ai vai a dica! Escute seus clientes e identifique suas necessidades, faça ele participar diretamente do seu negócio, colete suas ideias e reclamações. Deixe ele participar do seu dia a dia, para que sua empresa também  participe da vida dele, no final a empresa não apenas vai vender seus produtos e obter os lucros esperados, vai estar evoluindo na prestação de seus serviços, gerando relacionamento e agregando valor a sua Marca. Pense nisso!!!

18 de maio de 2011

"Socialização" Porque é impossível viver sozinho?



Por Adeildo Júnior

Olhando bem ao seu redor, você encontrar no seu dia a dia várias pessoas que compõe o seu cotidiano. São pessoas que exercem grande influência na sua vida e cada uma com a sua devida proporção, provavelmente um parente, ou um amigo mais próximo tenha uma participação maior em sua vida do que o balconista da padaria, ou do frentista do posto. Mas mesmo esses que foram mencionados agora, também fazem parte do seu núcleo social, mesmo que de maneira indireta.  

No entanto, a ideia é bem simples, por mais que tenhamos o interesse de nos isolarmos do mundo é praticamente impossível conseguir tal feito. Na conjuntura atual de modelo de vida dos seres humanos, somos moldados a depender cada vez mais uns dos outros. Ninguém consegue viver sozinho em seu próprio mundo, sempre vai existir o momento em que outra pessoa vai ser necessária para lhe ajudar a realizar algo em pro da sua rotina, a socialização se faz presente por necessidade e não por vontade própria.

Isolados não podemos ficar, nos resta saber conviver e interagir com o mundo ao nosso redor. Manter um ciclo de relacionamento talvez seja uma tarefa fácil em primeira instância mas, esquecemos que cada cabeça é um mundo, e o seu direito começa quando termina o do outro. Ai é que mora o perigo! As pessoas respeitam cada vez menos o espaço do outro, formando assim um ciclo de inimizades, quebrando o principio básico de um relacionamento, o respeito para com o próximo.

Parando para analisar melhor desde de que nascemos vivemos em grupos sociais, primeiro fazemos parte de uma rede vitalícia nossa família, em seguida passamos por colegas da escola, amigos da faculdade, companheiros de trabalho. Tudo isso dividido em fases como infância, adolescência, juventude e a fase madura do homem. Pois bem, quem seria capaz de dizer que conseguio passar por estas entraves de nossas vidas sozinho?    

Por tanto, se em algum momento você achou que pode viver sozinho em seu próprio casulo, pare de se enganar! Abra as portas, solte as amarras e comece a enxergar que sozinho não dar pra ficar. Abrace a ideia de dividir seu espaço com outras pessoas, compartilhar sua vida com outras pessoas só traz coisas boas! Estabeleça bem qual é o seu grupo social e vá em frente pois a vida é constituída de relacionamentos. 

11 de maio de 2011

"Ausência de Leitura no Brasil"


Por Leile Guimarães*
Essa ausência tem sido motivo de debates no meio  educacional. A leitura avança de acordo com o grau de escolaridade do cidadão. É lamentável constatar o desinteresse das pessoas com os livros, é comum ver jovens na internet  jogando e batendo papo com  amigos. No entanto, esquecem de ampliar seu vocabulário e de enriquecer seu conhecimento, a internet oferece vários sites que permitem baixar gratuitamente livros para todas as idades e gostos.
Após os exames vestibulares são exibidas as pérolas dos estudantes, constatando a falta de leitura dos adolescentes, levando o Brasil a um patamar desastroso, sendo conhecido como um dos  piores países nessa situação. Onde a quantidade não chega a dois livros por pessoa ao ano. O reflexo disso está na dificuldade que o brasileiro tem de escrever, ler e interpretar textos, é comum encontrar aluno que sabe ler, mas não entende direito o significado das palavras, o conhecido analfabeto funcional.
É um desafio para a educação brasileira tentar reverter essa situação e melhorar os índices de leitura no país, principalmente na rede pública. A nossa população não tem o hábito de ler e as escolas têm um papel fundamental,  precisam elaborar urgentemente estratégias,  ou criar projetos  inovadores , para motivar o surgimento de uma nova geração de leitores, inclusive criar no espaço  escolar  um  festival de leitura.
Numa escola que trabalhei, fizemos na biblioteca, um cadastro de  nossos alunos, onde permitia que eles levassem livros para casa e no dia seguinte debatessem  com seus colegas o que fora lido, junto a interferência do docente, chamávamos esse momento de "A Ciranda do Livro". O brasileiro é mal formado educacionalmente, ele é pouco incentivado, um exemplo disso é quando o professor não é um bom leitor, como ele irá trabalhar essa questão com seus alunos?
O prazer pela leitura deverá  ser atrelado a uma reflexão que devemos fazer sobre o nosso sistema de ensino, quanto a nossa proposta pedagógica, deverá  ser analisada e alterada. Na verdade são muitos os problemas que contribuem para a falta de leitura, no entanto, acredito que é preciso iniciativas variadas para resolver essa questão. Pois, isso se faz presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas, o incentivo a leitura pode ajudar o país a se tornar uma nação sócio-cultural avançada e bem mais desenvolvida.
*Leile Guimarães é coordenadora pedagógica na rede pública em Maceió/AL.  Atualmente anda empenhada em novos projetos, está escrevendo 02 livros, um romance e outro de poesias.  http://twitter.com/#!/leileguimaraes 

5 de maio de 2011

Os Desafios de conseguir uma qualificação profissional longe de casa!!!

 Por Ygara Fragoso*


 Você que terminou ou está para terminar o curso superior, e acredita que a sua formação ainda não é suficiente para entrar no mercado de trabalho. Eu te pergunto, já 
pensou em fazer uma pós-graduação? Pois bem, atualmente existe uma gama de universidade e faculdades que oferecem cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado no país. Podemos citar algumas instituições conceituadas como: UFPE, UFPB, UFMG, as PUC´s da vida (porque tem um monte no país), USP, UNESP, UFRJ, UFLA, UFSCar, UFABC, UNICAMP e por aí vai.

  O Primeiro desafio é conseguir juntar e enviar todos os documentos necessários, como: cartas de recomendação (em geral de profs. com mestrado e de preferência com doutorado), histórico da graduação (com todas as notas, incluindo as disciplinas onde você foi reprovado ou tenha trancado alguma), foto, formulário da instituição preenchido e na maioria das instituições uma carta escrita, por você, reforçando o seu interesse em fazer a pós-graduação. Ufa! Agora você pensa ... Acabou! Aí que você se engana meu amigo, essa é a primeira etapa, agora é rezar pra passar na seleção e ir à entrevista. Pois é, nas universidades federais sempre tem uma tal de entrevista!

  Pois bem, você passou por todas essas etapas e olha só ... PARABÉNS, você foi selecionado por um orientador, super conceituado, na universidade que você realmente queria ir. E agora José? A universidade é do outro lado do país, vou precisar me mudar, sair da casa da mamãe e o que é pior fica longe da comida dela!!!   É coleguinha, começa o Segundo desafio, a grande pergunta da vez é “Aonde é que eu vou morar?”. 
As opções para estudantes são imensas, uma delas são as famosas repúblicas, onde você conhece todo tipo de gente. Por experiência própria eu recomendo morar com no máximo mais um e de preferência que o outro faça pós-graduação também, de dois pra cima a situação já começa a ficar tensa. Mas se você for relaxadão e os outros também, nada impede de você morar com mais quinze! Eu só te desejo boa sorte.

  Seguindo em frente, o Terceiro desafio é conhecer e se relacionar bem com o seu orientador, pois ele ou ela será à base de todo o seu esforço. E eu te digo, tenha o melhor relacionamento possível com o seu orientador, ele (a)  pode ter levar ao céu como também te colocar no inferno.

Bom, agora você deve estar se perguntando ... Eu já tenho onde morar, já sei o que vou pesquisar no decorrer do curso, meu orientador é um bom orientador (isso é extremamente importante), agora a questão é como é que eu vou pagar tudo isso? Quarto desafio, como conseguir uma bolsa de estudos? Caso você tenha se saído muito bem na graduação e no processo seletivo tenha ficado entre os primeiros colocados, você pode conseguir uma bolsa da própria instituição, caso contrario é possível conseguir bolsas por outros meios, como por exemplo as empresas de fomento como: CNPq, CAPES, em Alagoas a FAPEAL, no estado de São Paulo a FAPESP, dentre outras.


   Com tudo isso em mente, o Último desafio é a pós-graduação em si, ou seja, passar nas disciplinas com boas notas, realizar a pesquisa com satisfação, publicar artigos científicos (pelo menos um pra deixar o seu orientador feliz ou menos chato) e por fim entregar e defender sua dissertação. Mas não fique com medo, ou até mesmo desmotivado a fazer uma pós-graduação depois de ler este post, apesar dos percalços que você possa encontrar no caminho, um bom trabalho é sempre bem recompensado. E vale a máxima que nada que vale realmente a pena vem de forma fácil, um bom profissional precisa de desafios para se tornar um bom profissional. Quanto mais especializado você for, melhor para você! A mim, cabe te desejar boa sorte!!!

*Ygara Melo Fragoso é  Mestranda em Engenharia de Software
Departamento de Computação - DC - UFSCar
"Universidade Federal de São Carlos"

http://twitter.com/#!/YgaraFragoso

1 de maio de 2011

"Sua Imagem de Sucesso"



Por Vitor Luz*

Gostaria de abrir esse texto com um agradecimento especial a um exemplo de sucesso, um grande e forte abraço ao Adeildo Júnior, idealizador e gestor do Blog “Um Balaio de Informações”.

Quando pequenos nossos pais nos ensinavam a atravessar ruas, agradecer os presentes recebidos e saudar as pessoas quando chegamos. Como tudo vira referência, às crianças passam a absorver todos os exemplos que tem a disposição e no alcance de seus olhos, permitindo assim, que os futuros sejam traçados e os desejos alimentados.

Com o passar do tempo os pequeninos cresceram e transformaram-se no futuro da humanidade, comandando nações, gerenciando empresas e liderando grupos. Conquistar uma boa imagem é um trabalho diário, que requer esforço, determinação, ousadia, criatividade e originalidade.

Não importa como você começou e sim o que você fará para concluir. Notas baixas no colégio, reprovações, incertezas e insegurança não vão definir sua imagem de sucesso. Compreender que você tem um talento singular e que o mundo precisa dele é um bom começo, entender que você pode e só basta acreditar é um divisor de águas.

Busque ser uma pessoa íntegra, de caráter irrefutável, com uma dignidade ímpar. Tenha sempre o desejo de ajudar ao próximo, você sempre sairá ganhando mais experiências, mesmo que seja de humildade e humanidade.

Trabalhe sempre com afinco em tudo o que fizer, dê o seu melhor independente do que aconteça e “nunca se compare com os outros, mas com o melhor que pode ser”, já dizia Shakespeare.

No livro da vida Deus presenteou cada ser humano com lápis de várias cores, cabe a cada um escolher a melhor maneira de pintar e preencher. A sua imagem é pintada por você, não transfira essa responsabilidade, acredite que o talento de Picasso também pode ser seu e capriche na hora de finalizar sua imagem de sucesso.

*Vitor Luz é formado em Jornalismo está cursando pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing. Cristão, Blogueiro e Assessor de Imprensa do Wesley Barbosa.