
Hoje fui tomar um café e de relance vi uma revista que trazia na capa está frase que usei como titulo para este post. De cara pensei o seguinte: A falta de segurança é um limitador de direitos e da cidadania. Sem ela, e com a sua consequência mais visível, a violência! Alguns direitos dos cidadãos como lazer, liberdade de ir e vir,trabalho e educação ficam bastante restritos. Com o momento político é normal presenciarmos promessas para a solução do problema, mais são apenas promessas...
.jpg)
Como agravante para meu ponto de vista, o modelo apresentado mesmo que de forma cinematográfica do filme "TROPA DE ELITE 2" mexeu comigo, não vou negar, assim como alguns amigos que tiveram a oportunidade de assistir, sair do cinema perplexo, horrorizado com a realidade nua e crua! Triste em ver as pessoas que podem nos ofertar a solução para o problema, simplesmente não o fazem e por sua vez terminam por serem os verdadeiros causadores. Assim como em uma confortável poltrona do Centerplex, a sociedade só pode ser o Telespectador da privação dos direitos sociais.
Qual seria o caminho? Será que a solução seria o Coronel Nascimento interagir com a vida real e abraçar a causa, lutar por nossos direitos? Sinto muito, mais não é bem por ai! Nem na ficção houve uma solução, nosso herói apenas tentou e não conseguiu, na vida real a coisa fica mais sinistra, pois, entender que as pessoas que recebem para nos proteger simplesmente se vendem e formam suas milícias para lutar por seus próprios interesses. Deixando a sociedade desprotegida a mercer do acaso.

A coisa piora de acordo com geografia social, os grandes centros possuem um cenário amplamente favorável a quebra de normas e condutas legais. Talvez pela sua ampla área geográfica e vasta população. Há poucos dias ouvi um amigo falar que para manter seu comércio funcionando em alguns bairros da cidade maravilhosa! Tem que pagar tributo as milícias, que são encabeçadas por pessoas que deveriam defender e proteger, não fazer ameaças e tirar proveito da população. Ta feia a situação e esse é o nosso grande desafio! Perto de decidirmos novos gestores para o nosso país, é importante enxergar qual dentre eles podem propor melhorias e encarar essa situação de frente sem temer e principalmente sem se corromper!