7 de fevereiro de 2013

Sensacionalismo ou Informação!


Até o prezado momento não tinha parado para fazer nenhum comentário sobre a tragédia ocorrida em Santa Maria, apesar de ter sido algo que mobilizou vários meios de comunicação, não é do perfil deste canal de informação abranger tal tema. No entanto, algo me chamou atenção e gerou certa dúvida! Será que o trabalho que a imprensa está realizando é correto e íntegro? Ou temos aí alguns comunicadores tirando proveito do sofrimento alheio e gerando um ciclo de puro sensacionalismo?

É fato e notório que algo dessa magnitude gera sentimentos diversos tais como: tristeza, descontentamento, indignação, revolta e outros tantos. Concordo também que esse é o momento de toda a nação cobrar explicações para que os verdadeiros culpados sejam identificados e arquem com as consequências.  Ao meu ver tem muita gente que deve responder por esse ocorrido, espero que justiça seja feita, apesar de que isso não vai trazer ninguém de volta ou confortar o coração de quem perdeu seus entes queridos.

Minha revolta se manifesta quando ligo a TV e vejo profissionais, muitos deles altamente conceituados e outros nem tanto, com discursos que parecem ensaiados ou manipulados para gerar IBOPE, ganhar audiência em cima do sofrimento alheio. Um repórter entrevistou uma senhora que era viúva, na noite do ocorrido perdeu um filho e o outro acabará de falecer no hospital; com esse enredo o mesmo fez a seguinte pergunta - Como a senhora se sente? Putz! Sinceramente se eu fosse a mulher tinha respondido- BEM! Agora que fiquei sozinha no mundo vou aproveitar a vida!

Fala sério! Vai atrás de quem não fiscalizou o estabelecimento, investiga se houve ou não negligência no socorro das vítimas, se houve imprudência de quem acendeu o artefato ou não. Os donos do estabelecimento foram informados do tipo de apresentação que aconteceria em sua casa noturna? Esse, ao meu entender, é o papel da imprensa séria. Muitos vêm seguindo essa linha e estão de parabéns por esta conduta. Agora, ficar na porta do hospital contando o número de mortos e com perguntas desse calibre, sinceramente não dar.

Gente, não estou aqui pregando moralidade plena! Apenas acho que devemos respeitar ao extremo o ser humano. Já não basta a dor da perda? O espaço vazio em casa? A ausência daqueles que amamos? E ainda temos que conviver com esse assédio por informação, apenas para vender notícia! Todos sabem que no Brasil notícia ruim vende jornal; será que não é o momento de mudar esse conceito? Fica aqui registrado apenas o meu ponto de vista, minha opinião! No mas, respeito a opinião de todos.