18 de abril de 2011

“E a palavra é: EM-PRE-EN-DER”

Por Charles Duarte Melo*

Bem, parece frase de programa de auditório, mas é o que muito tem se falado hoje em dia. Segundo o Dicionário Michaellis da Língua Portuguesa, empreender significa: resolver-se a praticar; pôr em execução; realizar, fazer. Parece até fácil, visto que em todos os dias praticamos, executamos ou realizamos tarefas. Então por que temos enfatizado tanto o empreendedorismo? Talvez exista outro significado especial além dos encontrados nos dicionários.


A história da humanidade sempre foi marcada por grandes empreendimentos. Um deles, as Grandes Navegações dos séculos XV e XVI provocaram a descoberta do continente americano e, claro, do nosso país. Posteriormente vieram outras grandes descobertas e invenções: o automóvel, a lâmpada, o telefone, o rádio, a TV, o computador e a internet. Foram eventos especiais. E o que havia de especial na mente desses empreendedores? A vontade de provocar mudanças, transformar realidades e materializar sonhos.

Quase sempre o verdadeiro empreendedor é um especialista na área que atua porque ama o que faz e se aperfeiçoa constantemente. Está sempre à procura de soluções para as insatisfações humanas. Quando achamos que já conhecemos de tudo ele vem e nos apresenta o novo.

A postura empreendedora pode se manifestar ainda na juventude em casa, quando desenvolvemos atitude crítica diante de fatos do cotidiano, ou na escola quando apresentamos um simples “dever de casa” de forma diferenciada, destacando-se dos demais colegas. Qualquer pessoa pode ser um empreendedor, contanto que se dedique, que ponha o coração e a inteligência a serviço do ideal. Cada um tem um talento que pode ser desenvolvido ou não. Alguns descobrem mais cedo, outros mais tarde, e outros passam a vida sem se permitir empreender.

Grandes transformações no âmbito humanitário foram provocadas por pessoas que lutaram ou que ainda lutam contra regimes ultrapassados e limitadores. Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Dom Helder Câmara, Nelson Mandela, entre outros, e muito antes, o próprio Jesus, foram indiscutíveis empreendedores do coração.

É importante ressaltar que o empreendedor nunca negligencia, e pelo contrário, sempre toma partido pelas causas, corre atrás das resoluções. Ele não se conforma facilmente, não suporta a mesmice, não fica inerte, olhando a paisagem pela janela do trem. Ele será o maquinista que conduzirá a locomotiva da vida, e se a rota tiver que mudar, saberá no momento exato escolher a direção certa a seguir.


*Charles Duarte Melo é estudante de Marketing em Recife. Bem humorado, espírita, questionador, eclético e perfeccionista.

10 comentários:

  1. Texto maravilhoso! E com um sabor especial, pela primeira vez neste veiculo de informação, contamos com a participação de um outro colaborador. Estou falando do "Charles Duarte", que a partir de agora faz parte do jogo de idéias que compõem O Balaio de Informações!!! Bem vindo meu caro amigo.

    ResponderExcluir
  2. Quantas lições neste post, fiquei a refletir e tentar entender. Essas oportunidades são dadas a todos a diferença é que poucos aproveitam. Gostei do tema e a propósito quem é Charles Duarte???

    ResponderExcluir
  3. Opa Dorgival, obrigado pelo comentário, o importante eh a reflexão mesmo. A propósito Charles Duarte sou eu, esse carequinha aki ao lado, blz? Valeu!!

    ResponderExcluir
  4. Adeildo, muito obrigado pela oportunidade. Espero as próximas. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Bom, fala de um tema que hoje em dia esta no no topo do nosso dia-dia não é fácil, para mim ser um empreendedor é ter um visão privilegiada, é ser focado para as tendência do mercado.
    Parabéns pelo seu post.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se arriscar sem medo do inseguro, ficar inquieto com uma situação de comodismo, tentar fazer o que muitos julgam impossível. São as grande características do empreendedor. Queria dizer que adorei o termo "Empreendedor do Coração" e as pessoas que o escritor menciona como exemplo.

    ResponderExcluir
  7. José Carlos

    Grande Júnior! Vc sempre inovando, agora abrindo as portas para outros escreverem em seu Blog! Isso sim é difusão de informação. Cara parabéns pela iniciativa e parabéns ao Charles Duarte, que ainda não conheço mais mandou bem no post.

    ResponderExcluir
  8. Bom Post! E boa iniciativa para agregar mais informação aos leitores desse veiculo de informação. Qual será a próxima participação ilustre?

    ResponderExcluir
  9. Gostei, assunto bem atualizado, bom texto, um mixto de inteligência e visão critica sobre o assunto! Parabéns Júnior por está abrindo as portas do Balaio de Informações para outros expressarem suas opiniões. Para mim ser empreendedor acima de tudo é perseverar e acreditar em si próprio.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal este texto do Charles Duarte, parabéns pela iniciativa Junior. Em falando de empreender e o que tem de mais novo no mercado da inovação, fazer o diferente isto é o que eleva o profissional.

    ResponderExcluir