Por Fabrício Oliveira*
A poucos dias do prazo final para entrega do imposto de renda ano base 2010, ainda falta muita gente prestar contas com o “leão”. Lembrando que este ano todas as declarações devem ser enviadas via internet, e como é de praxe! O brasileiro deixa tudo para última hora. Embora leve apenas poucos minutos para preencher os dados no sistema, existem muitas dúvidas para esclarecer, elas podem influenciar na hora de restituir ou pagar o imposto.
Bem, o mais importante é que, quem estiver com dúvidas, deve procurar um especialista no assunto ou um contador, evitando assim possíveis falhas. Outro dia, vi uma entrevista em que um professor dizia o seguinte; A cada 20 declarações entregues à receita, oito tem algum tipo de erro, seja ele simples como, a falta de dados pessoais ou mais graves como, a introdução de informações falsas.
Não esquecendo que após o prazo estabelecido o contribuinte obrigado a apresentar declaração, terá que pagar a multa mínima de R$165,74 ou o valor máximo de 20% do imposto de renda devido. Agora já que pagamos imposto o ano todo seja ele de origem for, vale ressaltar o quanto podemos economizar se cumprimos o prazo esta última semana.
O contribuinte que ganhou mais de R$22.487,25 em rendimentos tributáveis durante o ano de 2010, deverá declarar obrigatoriamente o IMPOSTO DE RENDA. Quem ainda não fez, pode fazê-lo até o dia 29 de abril até meia noite. Só para lembrar estão aqui alguns gastos para dedução do imposto, dentre eles estão: despesas odontológicas, médicas, com educação, secretária doméstica e planos de saúde.
Os recibos devem conter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ, das empresas que prestam esse tipo de serviço. Sem contar que o contribuinte dever tomar muito cuidado como os números e as informações prestadas para não cair na malha fina da receita, situação esta que ocasiona desconforto e muita perda de tempo para o contribuinte.
* Fabrício Oliveira é formado em Administração, pós graduado em Gestão Financeira Auditoria e Controladoria. Atualmente trabalha como gerente na farmácia Pague Menos.