31 de agosto de 2010

Como está a comunicação no seu ambiente de Trabalho?


Trabalho em uma empresa que ultrapassa a casa dos dezesseis mil funcionários, divididos em mais de 600 lojas espalhadas em todo território nacional. Para manter essa demanda de pessoas informadas das diretrizes da empresa, são utilizadas diversas ferramentas como; telefone, memorando, E-mail, Comunicação interna, o boca a boca e por fim o nosso jornalzinho de comunicação interna. Mesmo assim, ainda tem informações que se perdem, não se propagam e as vezes não atingem o publico esperado.

Certa vez um amigo que trabalha em um outro seguimento, me abordou na faculdade com o seguinte questionamento: Porque sempre tem gente que não sabe o que está acontecendo lá no meu trabalho? E me questionou como era na feito o compartilhamento de informações no meu ambiente de trabalho, quando eu mencionei algo como o que descrevi logo no começo desse texto, ele ficou maravilhado, surpreso e logo me pediu dicas de como implantar na sua empresa esses meios de comunicação, principalmente o jornal de circulação interna.

Dias depois encontrei novamente com ele que me fez a seguinte indagação: Não deu certo! Olhei pra ele e disse calma! coloquei o meu ponto de vista e expliquei: caro amigo essa situação nunca terá um desfecho que apresente 100% de sucesso, onde todos saibam de tudo o que se passa. Nós gestores, muitas vezes nos perdemos sem saber dar a orientação correta por não ter a informação necessária, por mais que você amplie os veículos de informação só haverá um resultado satisfatório se o funcionário também tiver o interesse de buscar a informação.

No mas, você pode colar um lembrete na testa, gastar toda sua saliva, repassar todos o memorandos, divulgar todos os jornalzinhos e colar tudo nos diversos murais que possa existir no seu trabalho, que não vai dar jeito. Se sua empresa faz a parte dela, faça a sua! Busque as informações que podem facilitar o seu trabalho e das muitas pessoas ao seu redor. Para concluir a questão, na empresa em que trabalho as informações também se perdem, o Jornal interno trouxe uma unificação das informações, foi idéia de um dos nossos diretores, mas mesmo assim ainda tem gente que não ler...

19 de agosto de 2010

Compras pela Internet. E-Commerce em alta, basta só um click!


As vendas pela internet estão fazendo a cabeça do brasileiro, aliam comodidade, agilidade e conforto, além da facilidade de pesquisar preços e decidir pela compra em poucos cliques. Em 2009 esse mercado movimentou cerca de R$ 2 bilhões e a estimativa é que esse número cresça até 30% em 2010. Após ler está informação no Blog do E-Commerce, um canal de informação especialista no seguimento, comecei a me questionar a mudança constante na relação cliente X empresa. Qual será o rumo dessa relação?

Lembro bem do fenômeno que foi o surgimento do Mercado Livre e todas as vantagens que ele oferecia. Hoje todo mundo vende e compra de tudo através dele e como não poderia ser diferente, as grandes empresas do varejo brasileiro estão se adequando cada vez mais a essa nova realidade. O cliente cada vem em busca de comodidade, explora ao máximo essa vertente na comodidade do lar ou no tormento do trabalho, ele pode usar a internet para pesquisar preços e comprar qualquer coisa de roupas a remédios tá tudo ao alcance de um simples click.

Tive a oportunidade de efetuar algumas compras pela internet, o procedimento transcorreu sem nenhum problema e os prazos oferecidos pelos fornecedores foram respeitados. A mercadoria chegou em bom estado, com nota fiscal, tudo certinho como manda o figurino. Apesar da incerteza, seguida do medo de colocar o numero do cartão de crédito em virtude das fraudes que tanto escutamos falar todos os dias, procurei sites seguros e indicados por amigos que já tinham efetuado compras nos mesmos e falaram de suas experiências.

Outro detalhe que quero enfatizar é que, as empresas que não se adequarem a essa nova modalidade de venda ou aderirem sem a devida preparação, vão perder espaço no mercado. É uma tendência que veio pra ficar, as pessoas buscam comodidade e praticidade no seu dia a dia e com certeza o E-Commerce traz isso na sua composição. Um forte Abraço e até o próximo poste! Procurem se informar bem antes de entrarem no mundo da compra pela internet e aproveitem bem.

7 de agosto de 2010

Por que o cliente volta?



Talvez por trabalhar a quase dez anos diretamente ligado a atendimento ao cliente, prestação de serviço e vendas. Venho me tornando um obcecado por tentar entender o que faz com que os consumidores retornem ao mesmo estabelecimento para adquirir seus produtos ou seus serviços, acredito que não é apenas pelo simples fato da necessidade em obter um produto, uma vez que o mercado está repleto de pessoas que negociam os mesmos bens e serviços. Então, o que traz o cliente de volta ao mesmo estabelecimento? Como fidelizar?

Sempre que tento ler algo sobre o referido assunto logo esbarro na velha teoria de que o segredo é atender bem! Mais será que essa é a regra geral? Gente no meu ponto de vista "atender bem" não pode ser mais visto como diferencial e sim como obrigação, é o mínimo que eu posso fazer para cativa meu cliente, é o veiculo básico para que aja uma negociação satisfatória para ambos os lados da moeda e não pode ser mais pautado como ferramenta de diferenciação em um mercado tão competitivo.

Então para mim mais vale o que você agrega ao seu serviço. Outro dia fui em quiosque tomar um suco, desses que ficam na beira da praia e vendem produtos naturais, normalmente tem uma clientela bem especifica. Chegando no referido local percebi que todos as pessoas que ali estavam não paravam de beliscar uma bandeja repleta de torradas, quando a mesma acabou ouvi alguns clientes dizendo o seguinte: Acabou as torradas eu só venho aqui tomar suco por causa delas, detalhe não foi apenas uma pessoa a medida que o fluxo ia aumentando as reclamações não paravam. O interessante é que a bendita torrada de pão de cenoura era de graça! O cliente terminava pagando mais caro em um suco só por causa delas.

Pois bem, independente de qual seja o seu tipo de negócio busque algo para fidelizar seus clientes. Descubra quais são as suas "Torradas", no sentido figurado da palavra é claro, garanto que irá encontrar algo único no seu estabelecimento que agrade seus clientes. Encontrando, potencialize e divulgue para seus clientes, faça uma pesquisa de satisfação entre eles, este seria um bom começo. A propósito fiquei viciado nas torradinhas, todos os dias frequento o local para degustar os melhores sucos e sanduíches naturais da cidade, mais não esqueço delas!!!