7 de agosto de 2010

Por que o cliente volta?



Talvez por trabalhar a quase dez anos diretamente ligado a atendimento ao cliente, prestação de serviço e vendas. Venho me tornando um obcecado por tentar entender o que faz com que os consumidores retornem ao mesmo estabelecimento para adquirir seus produtos ou seus serviços, acredito que não é apenas pelo simples fato da necessidade em obter um produto, uma vez que o mercado está repleto de pessoas que negociam os mesmos bens e serviços. Então, o que traz o cliente de volta ao mesmo estabelecimento? Como fidelizar?

Sempre que tento ler algo sobre o referido assunto logo esbarro na velha teoria de que o segredo é atender bem! Mais será que essa é a regra geral? Gente no meu ponto de vista "atender bem" não pode ser mais visto como diferencial e sim como obrigação, é o mínimo que eu posso fazer para cativa meu cliente, é o veiculo básico para que aja uma negociação satisfatória para ambos os lados da moeda e não pode ser mais pautado como ferramenta de diferenciação em um mercado tão competitivo.

Então para mim mais vale o que você agrega ao seu serviço. Outro dia fui em quiosque tomar um suco, desses que ficam na beira da praia e vendem produtos naturais, normalmente tem uma clientela bem especifica. Chegando no referido local percebi que todos as pessoas que ali estavam não paravam de beliscar uma bandeja repleta de torradas, quando a mesma acabou ouvi alguns clientes dizendo o seguinte: Acabou as torradas eu só venho aqui tomar suco por causa delas, detalhe não foi apenas uma pessoa a medida que o fluxo ia aumentando as reclamações não paravam. O interessante é que a bendita torrada de pão de cenoura era de graça! O cliente terminava pagando mais caro em um suco só por causa delas.

Pois bem, independente de qual seja o seu tipo de negócio busque algo para fidelizar seus clientes. Descubra quais são as suas "Torradas", no sentido figurado da palavra é claro, garanto que irá encontrar algo único no seu estabelecimento que agrade seus clientes. Encontrando, potencialize e divulgue para seus clientes, faça uma pesquisa de satisfação entre eles, este seria um bom começo. A propósito fiquei viciado nas torradinhas, todos os dias frequento o local para degustar os melhores sucos e sanduíches naturais da cidade, mais não esqueço delas!!!

13 comentários:

  1. Realmente o bom atendimento é fundamental para fazer o cliente retornar, mas o desconto na mercadoria atrai as pessoas que hoje buscam um melhor preço, sem esquecer que a praticidade faz com que, a pessoa busque o que necessita no local mais próximo de sua casa ou trabalho. Na verdade é uma gama de fatores que faz o cliente retornar. Meu esposo tem um laticínio há 20 anos e essa experiência me levou a constatar que preço bom, simpatia, boa conversa e localização é muito importante!

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando você fala que bom atendimento é obrigação de todo estabelecimento, mas ainda tem locais que o bom atender passa loge dos manuais de procedimentos, o que deveria ser o primeiro topico.
    Sendo redundante, o diferencial tem que ser o diferente...aquele serviço que as vezes mesmo parecendo uma pequena coisa no fim conquista o cliente.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um mundo competitivo.
    Atender bem o cliente, como vc bem falou, ultrapassa a barreira de como se portar com ele.
    Atender bem um cliente passa por prestar um serviço de qualidade, com um preço justo, com um mix de produtos grande, e com a informação necessária para que o cliente sinta-se seguro e tenha o seu negócio como um porto seguro na hora da necessidade.
    Não é um trabalho difícil, porém é necessário afinco e trabalho árduo, tomando cuidado para se adequar a necessidade de cada cliente.
    Este é o provável "caminho das pedras".

    ResponderExcluir
  4. Dica de dois livros pra entender melhor todo esse processo: 1 - Vamos as compras, autor: Paco Underhill, 2 - A lógica do consumo autor: Martin Lindstrom. Tudo isso é NEUROMARKETING. Aprendi com meu mestre @WesleyBS

    ResponderExcluir
  5. Realmente, bom atendimento está em primeiro lugar mas,ainda não e assim que funciona pois, por incrível que pareça existem lugares muito bem apresentáveis que não adotam esse método...contudo, deve sim haver uma outra maneira de fidelizar um cliente mas, UM BOM ATENDIMENTO CONTINUA SENDO FUNDAMENTAL.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, é muito bom ter um atrativo para aumentar o lucro das vendas, mas o atendimento feito de coração também cativa e fideliza os clientes.

    ResponderExcluir
  7. A volta significa uma resposta de um bom atendimento aplicado na hora da venda, do atendimento da atenção dada pelo colaborador.

    ResponderExcluir
  8. poie bem meu amigo jr. finalmente estou aqui no seu blog postando para vc. Olha concordo inteiramente com o tema pq meu cliente volta e não volta só, volta e ao difundir informações do tipo atendimento, cortezia, rapidez e principalmente se antecipa as suas necessidades essa na minha opinião é a melhor maneira de convidar o cliente a voltar e ainda mais uma sugestão para o seu proximo tema a ser abordado. Relação entre qualidade e inovação nas empresas, fica a minha contribuição para o seu blogg, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Muitos fatores me fazem voltar nos locais que costumo freqüentar, mais o detalhe de ser bem atendida é o primordial.

    ResponderExcluir
  10. Como é difícil fidelizar nossos clientes nos dias atuais, com um mercado altamente competitivo e empresas oferecendo os mesmos produtos, o diferencial torna-se ferramenta essencial para o cliente enxerga o seu negocio como único e interessante!

    ResponderExcluir
  11. eu acredtido e funciona comigo um bom atendimento, eu passei um bom tempo comprando em um mercadinho de bairro so por conta de um funcionario que parecia ler meus penssamentos frutas, carne, verduras ele selecionava para mim com toda atençao e carinho, e eu acabei me acustumando com toda comodidade que eu sentia ter, tanto eh que quando ele saiu de la e foi embora para outra cidade eu nunca mais voltei la.atendimento e tudoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Bom, e isso ai caro Junior,o cliente não quer mais um bom atendimento ele que isso e um pouco mais. Quando estudamos as outras empresas vimos que além de atendimento,rapidez, "preço baixo", também existem torradas como no seu exemplo. O cliente esta mais exigente ele quer ser encantando sempre, temos que ficar de olhos bem abertos quanto a isso. Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Realmente estamos vivendo num mercado altamente competitivo,e a única forma de fidelizar clientes,acredito,que seja observando-o melhor para entendermos sua necessidade e nos anteciparmos a ela.Um abraço!

    ResponderExcluir