31 de agosto de 2010

Como está a comunicação no seu ambiente de Trabalho?


Trabalho em uma empresa que ultrapassa a casa dos dezesseis mil funcionários, divididos em mais de 600 lojas espalhadas em todo território nacional. Para manter essa demanda de pessoas informadas das diretrizes da empresa, são utilizadas diversas ferramentas como; telefone, memorando, E-mail, Comunicação interna, o boca a boca e por fim o nosso jornalzinho de comunicação interna. Mesmo assim, ainda tem informações que se perdem, não se propagam e as vezes não atingem o publico esperado.

Certa vez um amigo que trabalha em um outro seguimento, me abordou na faculdade com o seguinte questionamento: Porque sempre tem gente que não sabe o que está acontecendo lá no meu trabalho? E me questionou como era na feito o compartilhamento de informações no meu ambiente de trabalho, quando eu mencionei algo como o que descrevi logo no começo desse texto, ele ficou maravilhado, surpreso e logo me pediu dicas de como implantar na sua empresa esses meios de comunicação, principalmente o jornal de circulação interna.

Dias depois encontrei novamente com ele que me fez a seguinte indagação: Não deu certo! Olhei pra ele e disse calma! coloquei o meu ponto de vista e expliquei: caro amigo essa situação nunca terá um desfecho que apresente 100% de sucesso, onde todos saibam de tudo o que se passa. Nós gestores, muitas vezes nos perdemos sem saber dar a orientação correta por não ter a informação necessária, por mais que você amplie os veículos de informação só haverá um resultado satisfatório se o funcionário também tiver o interesse de buscar a informação.

No mas, você pode colar um lembrete na testa, gastar toda sua saliva, repassar todos o memorandos, divulgar todos os jornalzinhos e colar tudo nos diversos murais que possa existir no seu trabalho, que não vai dar jeito. Se sua empresa faz a parte dela, faça a sua! Busque as informações que podem facilitar o seu trabalho e das muitas pessoas ao seu redor. Para concluir a questão, na empresa em que trabalho as informações também se perdem, o Jornal interno trouxe uma unificação das informações, foi idéia de um dos nossos diretores, mas mesmo assim ainda tem gente que não ler...

13 comentários:

  1. Sem falar que acontece de uma pessoa ler, não entender e passar totalmente o contrario da idéia inicial se tornando pior que a falta da informação...

    ResponderExcluir
  2. Essa realmente é fatal Vinicius, vira um telefone sem fio terrível. Mais o mais preocupante é que uma ferramenta tão importante como o Jornalzinho seja ignorada pela maioria das pessoas, uma vez que elas são o ponto alvo da criação e divulgação deste meio de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. INFORMAÇÃO E TUDO DENTRO DE UMA EMPRESA, ESCOLA, FACULDADE, HOSPITAL ETC. QUANDO NÃO É PASSADA CORRETAMENTE GERA MUITA DOR DE CABEÇA E RETRABALHO PRA CONSERTAR.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei numa escola grande e sempre reclamávamos dessa questão, a falta de comunicação para todos, mesmo que os gestores colocassem os avisos no mural(bem localizado), poucos passavam e paravam para ler, havia a divulgação boca a boca, mas sempre acabavam esquecendo de alguém e esse depois reclamava.
    Agora trabalho numa escola pequena e posso afirmar que não há muita diferença, com exceção da frequência, óbvio que por ser pequena a empresa e ter poucos funcionários, isso ocorre menos, mas ocorre.
    Tudo é válido em termos de sugestões, para tentar amenizar esse problema.

    ResponderExcluir
  5. No meu tempo de trabalho também existia essas complicações e toda uma cadeia de trabalho ficava prejudicada. É preciso que todos fiquem atentos a tudo que acontece no ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Comunicação é tudo, e quando se fala em comunicação no trabalho é fundamental, pois é uma ferramenta para o crescimento pessoal e profissional. As ferramentas que mais utilizo em meu trabalho são:é e-mail, mural, livro de ocorrência e jornalzinho, o que menos uso é memorando,pq as vezes as pessoas lêem e não colocam no lugar de fácil acesso, mas vamos padronizar para facilitar a leitura a todos, mas sei porque nos dias de hoje ainda tem gente que não se interessa pela leitura, porque na sua infância não foram estimulados ao hábito da leitura e termina repercurtindo no futuro. Então gente façam a sua parte continuem estimulando o hábito da leitura para que todos venham usufruir dos prazeres da informaçao.

    ResponderExcluir
  7. Excelente seu blog, parabéns, ainda estou começando neste negócio e o meu não é tão arrumadinho quanto o seu. Seus posts são bem estruturados e contém assuntos atuais.

    ResponderExcluir
  8. Sem falar do visual e do nome, OUTSTANDING! FANATÁSTICO!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado! E Obrigado principalmente por participar, o "Balaio de informações" é feito por todos que participam direto ou indiretamente dele.

    ResponderExcluir
  10. Tá ficando famoso!!! Todo tipo de comunicação requer um elemento essencial: saber falar com as pessoas da forma correta, defina seu público alvo, segmente, fale diferente ouça diferente!! As pessoas são únicas! Abs!

    ResponderExcluir
  11. Júnior a informação de forma clara e objetiva serve para difundir comunicação, alertar, normatizar e ate mesmo prevenir perdas e danos. A função do gestor é servir de facilitador para ter de forma clara aresposta esperada após a informação atingir como um todo a organização e sempre lembre-se a decisão é egoista mas a informação é democrática. Parabéns pelo excelente assunto abordado e lógico juntos fazemos diferença um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. junior, como ja dizia o chacrinha quem nao se comunica se trumbica, comunicaçao e tudo e o mais importante e saber se comumicar pois nao saber informar ou nao ter interesse em ser informado gera muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  13. Antes de aplicar um modelo de comunicação aos funcionários de uma empresa por exemplo, você deve estar ciente de quem é o público que será atingido. Dependendo da sua equipe, você poderá ter um tipo de informação mais ou menos formal.
    As vezes o meio pelo qual as informações são repassadas a equipe não é de domínio comum ou ainda não é feito de maneira clara e concisa.
    Lembrei de quando escrevi minha dissertação de mestrado. Meu grande orientador sempre me disse: "Escreva imaginando que uma pessoa totalmente leiga vá entender". Acredito que este seja o segredo. Concisão e objetividade, e a utilização de uma meio de comunicação de fácil acesso.

    ResponderExcluir