11 de abril de 2011

O Espiritismo, é uma questão de tendência?


É interessante como muitas coisas em nossas vidas estão ligadas ao modismo, ou melhor falando, a tendências! Tenho parado para observar atentamente a divulgação e proliferação do Espiritismo em nosso cotidiano. A divulgação é bem diversificada, novelas, programas de auditório, filmes e livros voltados ao tema. Fico me questionando o quanto disso tudo é fruto de interesse próprio de uma parte da sociedade ou apenas uma divulgação em massa dessa crença.

Tenho me interessado bastante sobre o assunto, andei lendo alguns livros e pesquisando sobre pessoas ilustres que fizeram parte dessa vertente, tais como Allan Kardec e o nosso brasileirissimo Chico Xavier, o maior médio espiritual do nosso Brasil. Por falar em "Chico" recentemente foram lançados filmes contando sua historia de vida e outros que vão seguindo uma ordem cronológica dos fatos. Como é o caso do "Nosso Lar" e as "Mães de Chico Xavier".

Existem vários escritores que dedicam suas obras ao assunto, entre os mais aclamados posso citar a Zíbia Gasparetto que tem publicado muitos títulos, tais como; "Entre o Amor e a Guerra", "Laços Eternos", "Quando a Vida Escolhe", "Quando Chega a Hora" e "Até que a Vida os Separe". Dentre outros tantos títulos, todos eles com um apego e direcionamento espiritual. Outro ponto interessante é o aumento desse modelo de literatura em nossas livrarias.

Outra questão que me inquieta bastante, é o fato de, em que acreditar? Conversando com colegas que são aptos a outras correntes religiosas, eles se excedem em seus comentários e terminam por tentar defender suas preferências de uma maneira que tentam repudiar os ensinamentos espíritas. Já ouvi quem dissesse que o "Chico Xavier" não passava de um charlatão. Particularmente não comungo do mesmo pensamento.

Na busca da religiosidade é preciso respeitar todos os pontos de vista e entender que as preferências tem que ser respeitadas, acho bonito a história de amor e doação repassada pelo espiritismo. Agora, saber se é o correto ou não, é uma questão de fé! Acredito que onde existe o amor não há espaço para as maldades do mundo, tudo depende é claro do seu ponto de vista e dos seus princípios. Agindo assim, a religião seja lá qual for, irá valer a pena!

15 comentários:

  1. Não vejo dessa maneira, até concordo que atualmente está em ênfase o espiritismo, mas, dai a virar tendência ou ser uma questão de modismo acho que não! Sou católica não condeno que é espírita, prefiro respeitar a opinião de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Sou Kardecista há muitos anos, fui católica, respeito todas as religiões,acho que todas têm o mesmo pai e falam a mesma língua( amor, perdão, caridade e humildade).
    Cada um faz sua opção de crença, religião, só precisa respeitar o outro que não comunga da mesma opinião.
    Quanto ao momento, não é tendência, óbvio que no momento temos mais opções de livros, filmes e novelas, mas quando era menina, lembro que passou a novela na tv tupi, "a viagem" que foi readaptada há poucos anos, com outros artistas.
    Dia de domingo no programa do fantástico, tinha um quadro baseado em fatos verídicos sobre espíritos, isso tem tempo.
    Penso que a pessoa generosa, não persegue outra, muito menos por causa de religião.

    ResponderExcluir
  3. Sou espírita e acho bacana sua iniciativa! Se é modismo ou não, a diferença eh q o espiritismo não perde tempo condenando ou perseguindo crenças alheias. Sua fé tem ação por meio da caridade e do estudo científico e filosófico. Enquanto tantos perdem tempo com o dilema Deus X Ciência, o Espiritismo prova por A+B q Deus nos deu a ciência para entender o funcionamento do universo e suas leis, e através da ciência e da experimentação, prova suas teorias. O Espiritismo é uma religião pra quem não tem preguiça de pensar, é uma fé raciocinada, e não uma fé cega. Vc passa a conhecer no que acredita, e não simplesmente porque te disseram pra acreditar.

    ResponderExcluir
  4. Charles, legal ter sua participação aqui no Balaio de Informações, obrigado por participar e ajudar a promover o jogo de idéias que compõem este Blog!

    ResponderExcluir
  5. Poxa amigo ... esse post é um dos mais surpreendentes que você já escreveu (precisava dizer isso antes de postar o meu comentário sobre o mesmo). Eu não acredito que o espiritismo esteja tão em alto por modismo ou tendência! Acho a doutrina espírita belíssima. Uma doutrina que prega sempre o bem estar do próximo, não que as outras religiões não preguem o bem, mas existe uma diferença fundamental ... eu nunca vi um espírita falar que a sua doutrina é a verdadeira, que as outras religiões são fantasiosas ou sensacionalistas!
    Eu sou católica (batizada, catequizada e crismada) mas não deixo de ir em um centro espírita e ouvir palestras que (por muitas vezes) parece que foi feita pra mim, para o que eu sinto ou estou passando no momento.
    Eu acredito em Deus, acredito em vida após a morte, em reencarnação, que tudo nessa vida tem um propósito e que precisamos evoluir.
    O espiritismo (na minha concepção) é uma forma de chegar a Deus através de uma visão limpa, sem ilusões, fantasias ou palavras de duplo sentido.
    A fé está dentro de nós, e cada um é livre para expressa-la. Ninguém tem o direito de impor ou criticar a fé do próximo. E hoje em dia, com tanta informação e tecnologia, chega a ser um absurdo, alguém dizer que a religião A, B ou C é a única que tem um Deus verdadeiro!
    Eu prefiro ser aberta ao mundo, do que fechada a uma idéia radial de que Deus só existe em uma única religião.

    ResponderExcluir
  6. Muito feliz com seu relato Ygara, falo no fato de vc ter gostado do texto! Quanto a sua visão sobre o tema é muito interessante, concordo quando vc menciona que tem existir o respeito entre todas as religiões.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o tema Jr.
    Sou espírita desde que me entendo por gente, Creio em DEUS, acredito na vida após a morte e que nada é por acaso, tudo em nossa vida tem um propósito e que temos uma missão a cumprir neste plano e que quando ela acabar teremos que partir.
    Que o ser humano possa se desenvolver a ponto de não haver maldade.

    ResponderExcluir
  8. Bom, respeito tdas as religiõe.Porém, acredito em "DEUS" e na "FÉ". Fui batizada em igreja Católica, estudei em Colégio Evangélico(Batista), e até hoje convivo com pessoas de diferentes religiões, cada uma com uma ideologia diferente, mas sempre com a certeza que existe um ser maior, que nos protege e nos ilumina, DEUS. Creio em td que me faz bem, que me faz feliz... Deus, Fé... Só precisamos disso pra viver!!

    ResponderExcluir
  9. Bonito Sayonara, essa é uma das virtudes que mais admiro em vc! O respeito ao próximo, esse exemplo tem que ser seguido por todos independente de crença ou credo. Acreditar em Deus é algo que carrego comigo mesmo sem manter uma religião!

    ResponderExcluir
  10. Sou evangélica, e posso não concordar com algumas coisas, mas respeito todas as religiões, pois o Deus a quem eu sirvo me ensinou a amar o meu próximo sem destinções e preconceitos.

    ResponderExcluir
  11. José Carlos

    Tudo é uma questão de fé! Todo mundo termina por acreditar em algo, o importante é não perder o senso do respeito para com o próximo. Pois, independente a crença, vem o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  12. Interessante, já faz alguns dias que vi seu post. No entanto, antes de comentar tomei a precaução de analisar pra falar com coerência. Aqui na Itália, talvez por ser um país com apego católico fortíssimo. Vejo poucas pessoas falando sobre espiritismo, talvez seja uma questão cultural.

    ResponderExcluir
  13. Eric Rocha

    Cada vez mais diversificado seu Blog! Parabéns, sempre que posso acompanho. Sobre o post acima, sem comentários você já esclareceu muito bem.

    ResponderExcluir
  14. Sou Católica desde que nasci, mas nos últimos anos mudei muito meu conceito sobre Religião! Antes acreditava que Religião era apenas uma, a q eu sigo até hj, mas ao deparar-me com tantas barbaridades parei para pensar no q é Religião. Bom, conclui q Religião é apenas um ponto de apoio para aumentar a chama da sua fé, o resto depende só de vc. Toda Religião tem suas contradições cabe aos seus seguidores saber tirar dela a Força q precisa para seguir em frente ñ abandonando nunca sua fé seja ela qual for! E como o Junior finalizou: o q importa é o Amor!

    ResponderExcluir
  15. Que texto maravilhoso Jr. Esse fato é muito complexo diante da população, pois, cada um com suas crenças e religiões. Apesar que devemos respeito à um só DEUS e por isso porque não acreditar em todas religiões e fatos.

    ResponderExcluir