25 de abril de 2011

“Últimos dias para prestar contas ao Leão”


Por Fabrício Oliveira*

A poucos dias do prazo final para entrega do imposto de renda ano base 2010, ainda falta muita gente prestar contas com o “leão”. Lembrando que este ano todas as declarações devem ser enviadas via internet, e como é de praxe! O brasileiro deixa tudo para última hora. Embora leve apenas poucos minutos para preencher os dados no sistema, existem muitas dúvidas para esclarecer, elas podem influenciar na hora de restituir ou pagar o imposto.

Bem, o mais importante é que, quem estiver com dúvidas, deve procurar um especialista no assunto ou um contador, evitando assim possíveis falhas. Outro dia, vi uma entrevista em que um professor dizia o seguinte; A cada 20 declarações entregues à receita, oito tem algum tipo de erro, seja ele simples como, a falta de dados pessoais ou mais graves como, a introdução de informações falsas.

Não esquecendo que após o prazo estabelecido o contribuinte obrigado a apresentar declaração, terá que pagar a multa mínima de R$165,74 ou o valor máximo de 20% do imposto de renda devido. Agora já que pagamos imposto o ano todo seja ele de origem for, vale ressaltar o quanto podemos economizar se cumprimos o prazo esta última semana.

O contribuinte que ganhou mais de R$22.487,25 em rendimentos tributáveis durante o ano de 2010, deverá declarar obrigatoriamente o IMPOSTO DE RENDA. Quem ainda não fez, pode fazê-lo até o dia 29 de abril até meia noite. Só para lembrar estão aqui alguns gastos para dedução do imposto, dentre eles estão: despesas odontológicas, médicas, com educação, secretária doméstica e planos de saúde.

Os recibos devem conter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ, das empresas que prestam esse tipo de serviço. Sem contar que o contribuinte dever tomar muito cuidado como os números e as informações prestadas para não cair na malha fina da receita, situação esta que ocasiona desconforto e muita perda de tempo para o contribuinte.

* Fabrício Oliveira é formado em Administração, pós graduado em Gestão Financeira Auditoria e Controladoria. Atualmente trabalha como gerente na farmácia Pague Menos.

11 comentários:

  1. COMO É DE PRAXE O BRASILEIRO DEIXAR TUDO PARA ULTIMA HORA E TAMBÉM TENTAR DRIBLAR E ENROLAR PARA SE DAR BEM O FAMOSO JEITINHO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  2. Boa Fabrício, os esclarecimentos aqui prestados por vc, com certeza vai ajudar quem ainda tem alguma duvida quanto a declaração do Imposto de Renda. Bem vindo ao universo da troca de informação que o "Balaio de Informações". Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Fabrício, temos este péssimo habito de deixar tudo para ultima hora. Esse ano me antecipei e já cumpri minhas obrigações com o Leão. Parabéns pelo post, forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Isso foi muito legal! Essas duvidas são as mesmas de muitas pessoas que precisam declarar seus impostos. Lembro bem da primeira vez que precisei declarar e o turbilhão de duvidas que circundavam minha cabeça. Parabéns pelo post Fabrício é uma utilidade publica.

    ResponderExcluir
  5. Meu Nobre, que bom vê-lo participando do mundo da colaboração da informação sem censura! Sobre o post, saliento que 80% das declarações enviadas a RF tem problemas, os mais comuns são erros de digitação, recibos indevidos e informações erradas! Fiquem ligados se antecipem e lembrem-se que o sistema da RF é um dos mais robustos e seguros do mundo ele cruza diversas fontes de informação e com isso a chamada "malha fina" aumenta a cada ano! Por isso nada de tentar burlar ou sonegar! Temos nossas obrigações, não podemos dar o mal exemplo! Abraços e resiliência sempre!

    ResponderExcluir
  6. O mal é que não procuramos nos inteirar sobre o assunto, por isso alguns erros, no meu caso entrego nas mãos do contador com antecedência, então não sofro.
    É interessante que a gente procure se informar, afinal todo ano temos esse compromisso.

    ResponderExcluir
  7. José Carlos

    Procurar um especialista como um contador é a solução para não ter problemas futuros. Como minha formação é gestão financeira tenho certa segurança, mas, não abro mão do auxilio do meu contador.

    ResponderExcluir
  8. André Vital

    Gostei das dicas ofertadas neste post, realmente tem muita gente que fica perdido quando o assunto é IR. Sempre vejo esse blog e só agora conseguir postar um comentário.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, tá um corre corre só nesta semana, devido a este assunto tão importante. Obrigado a todos pelos comentários e elogios e ao Junior por abrir espaço neste blog tão visitado por pessoas que enriquecem as discussões. É isso aí, mais uma vez obrigado e até a próxima edição.

    ResponderExcluir
  10. André seja bem vindo ao "Balaio de Informações" é sempre um prazer ouvir relatos e opiniões diferentes.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de prestar contas ao Leão! Mas, quando for necessário vou me valer do que vi neste post.

    ResponderExcluir