3 de outubro de 2010

O Confronto entre as gerações! Como retirar o melhor de cada?


Recentemente tive a oportunidade de participar de um ciclo de treinamento que está sendo ofertado pela empresa em que trabalho, para o corpo gerencial de algumas das cidades onde a empresa atua. Foram dois dias maravilhosos e muito instrutivos, a Professora Kelly Malheiros foi a encarregada de facilitar os temas e debates abordados. Em meio a tanta coisa produtiva, foi levantada uma questão interessante por um colega e colocado para debate pela professora, "gerações X & Y" quem é quem? E o que diferencia uma da outra?

Passei então a pesquisar mais sobre o assunto e identificar as diferenças, de cara fiquei grilado com a possibilidade de talvez não está conseguindo acompanhar e identificar essas vertentes dentro da minha própria equipe. Então,fui a traz de toda e qualquer informação pois, tenho ambas as gerações sobre minha direção e responsabilidade, preciso retirar o melhor que cada uma pode ofertar, agindo assim posso melhorar os números e alcançar os objetivos impostos pela empresa que trabalho.

A geração X são os herdeiros da geração Baby Boomers,os Baby Boomers é a geração de pessoas que são nascidas após a segunda guerra mundial, dedicados ao trabalho e com grande facilidade em projetar cenários e planejar retomadas. O fato é que as empresas que estão com forte atuação hoje, tem colaboradores quase todos na casa da Geração X, a geração filha dos Baby Boomers que é altamente favorável a mudanças. Aprenderam com os erros dos pais e tentam mudar para não cometer os mesmos erros.

Os profissionais da geração Y possuem grande potencial para o trabalho em equipe, ambição, alto grau de instrução, falam mais de um idioma, dedicam-se aos projetos da organização, possuem uma liderança nata. Além de buscarem reconhecimento e crescimento profissional de maneira rápida e dinâmica, também priorizam a qualidade de vida no trabalho. Seus antecessores são os profissionais da geração X. Talvez por isso seja tão fácil confundir uma com a outra.

Temos diariamente convivendo nas empresas um misto de pessoas com perfil Y e X, trabalhando juntos e é necessário compreender bem essas diferenças mesmo que em alguns momentos ela não seja tão perceptível. Mas, com a crescente participação da geração Y nos cenários profissionais é necessário um bom jogo de cintura para não perder os valores empregados pela geração X. Valores esses que vem regendo as empresas nas ultimas décadas. Dica, tire o melhor de cada uma delas. Lembre-se, uma vem sendo responsável pela inovação! A outra já nasceu inovando!

10 comentários:

  1. Com certeza o conflito entre gerações dentro das organizações vem se tornando um mix de conhecimento e principalmente a colocação em prática desse "tal" conhecimento, o importante é que as práticas tem que ser rotuladas e não os profissionais.
    A importância dessa integração de gerações é que cada um tem uma idéia distinta a respeito do mesmo problema, os papéis invertidos da teoria e da prática é um exercicio constante de aprendizado, onde o gestor tem que estimular esse rico aprendizado, sou a favor do conhecimento sem limites e sem ordem cronológica então vamos aprender. E voçê é geração "X" ou "Y"?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Em tempos de "Learning Organizations" é imprescindível que líderes e gestores encontrem métodos e ferramentas para reter e desenvolver talentos a partir da análise do perfil de cada profissional. Quando a empresa tem indivíduos "high potencial" mas não personaliza as práticas, muitos talentos se perdem no meio do caminho, gerando custos desnecessários. Amei o post!Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não pertenço a área de vocês, mas dentro da minha experiência profissional existe esse mesmo "problema",temos que aproveitar o potencial de cada um, independente da idade,cada pessoa tem muito a oferecer em termos de conhecimento e experiência, devemos ouvir e filtrar as melhores opiniões, pois todos somos inteligentes,e o que falta em algumas pessoas, é dedicação e interesse de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Só pra enriquecer, Segue pesquisa, feita pela Pew Internet http://www.pewinternet.org/Reports/2010/Future-of-Millennials/Overview.aspx (link em inglês) onde mostra uma geração de nativos digitais muito engajada, crítica e disposta a compartilhar informação e manter-se conectada para o resto da vida.
    Feita com diversos players da internet, a pesquisa recolheu dados de mais de 895 pessoas que trabalham ou estudam tecnologia. Implementada pelo Pew Research Center’s Internet & American Life Project e pelo Centro Imagining the Internet Center, da Universidade de Elon, ela revela que:
    69% dos pesquisados concordam que “Em 2020, os membros da Geração Y (nativos digitais) continuarão a participar das redes que revelam grande parte de suas informações pessoais para manter-se conectados ou ter oportunidades sociais, econômicas e políticas. Conforme eles amadurecerem, formarem suas famílias e assumirem responsabilidades, seu entusiasmo por espalhar e compartilhar informação seguirá o mesmo.
    29% dos entrevistados, entretanto, acham que os nativos digitais, quando crescerem, vão se dedicar a outros interesses e compromissos e deixar de lado sua atitude e atividade de compartilhamento de informações na rede.
    A maior parte dos especialistas entrevistados destaca que a publicação de dados pessoais online já mostrou para a geração X (os millenials, como eles chamam nos Estados Unidos), que é boa, constrói amizades, cria e forma comunidades, permite procurar ajuda e construir uma boa reputação. O que a maioria destes especialistas espera é que, no futuro, as organizações sejam mais compassivas com os “erros da juventude”, como fotos ou vídeos impróprios publicados rede afora.
    Alguns também notaram existem novas definições do que é “público” e o que é “privado” na sociedade em rede. Ou seja, a geração X deve mudar o que compartilha conforme envelhece, mas não deve mudar o seu comportamento ao longo do tempo. Segundo os pesquisados há um período estranho de tentativa e erro em andamento que deve continuar pela próxima década, conforme as pessoas se ajustam às novas realidades e à forma como as redes sociais criam novos limites sobre quais são as informações pessoais apropriadas para compartilhamento.
    @OnisMktDigital via blog @pagseguro

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, quero colocar que sou geração X. E normalmente convivo com pessoas da mesma geração ou da antecessora, concordo que existe uma crescente em todos os campos da sociedade de pessoas com o perfil Y. Isso é natural, pois com o passar do tempo a inovação aumenta e vamos virando dinossauros.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço bem estes termos utilizados neste poste, mais compreendo as diferenças. Acho que sempre vai existir novas gerações e sua tendências!

    ResponderExcluir
  7. Acho importante e interessante esse conflito de gerações.Temos que dar uma olhadinha no passado e inovarmos sempre para se ter um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  8. X ou Y.Interessante essa avaliação de gerações através do pós guerra, e da geração da internet...Independente do nome a que se da a cada geração, o importante de um gestor é saber retirar o melhor de cada e usar o X's e o Y's de modo que uma complete a outra.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, quanta discussão sobre este tema. Mas e isso mesmo essa galera da geração Y veio pra mudar o mundo. Eles estão pouco se lixando se ta desse jeito ou daquele, eles querem e ter as rédias da própria vida, eles customizam a própria existência, fazem do novo o velho e querem construir, modificar, digitalizar do jeito deles. Aos poucos se observa uma bandeira ao fundo, uma nova era. Vamos lá galera tentar acompanhar essa turma, pois aprenderemos muito com eles.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir