22 de outubro de 2010

Já parou para pensar! Quanto vale o seu tempo?


Quanto custa o seu tempo? Se fosse possível medir ao certo quanto custa o seu tempo, as horas que você gasta por dia, seja com sua familia em casa ou profissionalmente no trabalho, com os amigos em um momento de descontração. Será que você tentaria gerir melhor as hora do seu dia? Daria mais importância a algum seguimento desse ou apenas continuaria gastando as preciosas horas do seu dia sem controle algum.

Esta semana cheguei no trabalho e uma colega, Rosa Pitanga, mostrou uma edição da revista Liderança, http://www.lideraonline.com.br/ que trazia como capa do mês a seguinte pergunta. Ah, se o dia tivesse 30 horas? Fiquei reflexivo não apenas pelo o que me foi relatado, mais preocupado com o que ando fazendo atualmente do meu tempo, seja ele livre, voltado ao trabalho, sem falar nas horas de lazer junto a familia.

De cara percebi que ando com meu relógio meio desorganizado, ficou claro que destino muito do meu tempo ao trabalho, não que seja um ponto negativo, pois eu amo o que faço. Mas, tudo precisa ter um limite, pois termino por esquecer que preciso me dedicar também a familia e a projetos extra profissionais. Terminei me convencendo de mesmo se tivesse 30 horas por dia, precisaria organizar melhor meu tempo.

Para aumentar minha neura, vi essa frase; "É preciso menos tempo para fazer algo de maneira certa do que para explicar por que foi feito da maneira errada". Na traseira de um caminhão, ficou claro para mim que é preciso uma mudança rápida na minha agenda e nas minhas preferências, aprender a organizar meu tempo vai fazer com que eu seja mais presente junto a amigos, familia e trabalho. Sem que um sobre carregue o outro.

Então, resolvi que a partir de agora vou tentar gerenciar melhor o meu tempo, da prioridade aos assuntos mais importantes do meu dia, reservar um tempo só para mim, lembrar que preciso me colocar mais a disposição dos meus amigos e familiares, entender que o trabalho é essencial, mais em abundância termina nos privando de outras tarefas como; ler um bom livro, cinema, jantar com os amigos e lazer com a familia. Agora pergunto: Se o seu dia tivesse 30 horas, o que você faria de diferente em sua vida?

12 comentários:

  1. Definitivamente não sou a pessoa certa para falar de tempo, pois o utilizo de forma errada, trabalho em casa e fora, só paro na hora de dormir e as vezes não consigo dormir logo, imaginando o que devia ter feito e o que não devia, as vezes sinto-me elétrica, parece que a minha batéria, pilha ou tomada, não desliga nunca, isso é péssimo! Com isso chega o estresse...preciso de um tempo para mim. A palavra chave no caso seria "descansar".
    O tempo é precioso, mas precisamos usá-lo de forma benéfica, para que no futuro não chegue o arrependimento, tudo demasiadamente é prejudicial!

    ResponderExcluir
  2. Junior,tive a muito tempo atrás uma professora que dizia a seguinte frase: (tempo e questão de preferência), e isso trago sempre comigo, mas acontece que não temos 30 e sim 24 horas. E as vezes esquecemos de organizar melhor o nosso tempo e principalmente reservar um tempo para o nosso eu. Trabalhar e organizar melhor as atividades do dia a dia na hora de dormir pode ser um começo, não quer dizer que iremos fazer um checklist antes de deitar, e sim dar prioridade o que vc achar mais importante. Um abraço e vamos organizar melhor o nosso dia...kkk

    ResponderExcluir
  3. Pois é, se o dia tivesse 30 horas seria ótimo! Mais, de nada adiantaria se não houvesse uma organização. Trabalhar é importante, mais vale lembrar que existe outras prioridades como familia e amigos.

    ResponderExcluir
  4. O dia com 30 horas... Pensado bem, não seria nada mau! rsrsrs

    Mas, mesmo assim não seria o suficiente, por mais horas que o dia possa ter, sempre arranjaríamos algo novo pra fazer. Trabalho, estudo, lazer, familia, amigos... e outras coisas. Pois é do ser humano nunca se conformar com o que tem, e sempre querer ultrapassar os limites que nos são dando. O Bom mesmo, é como vc mesmo mencionou, que pudéssemos organizar todo o nosso tempo, e só assim aproveita-lo da melhor maneira possível, arranjando tempo pra tudo e pra todos... PS: Principalmente pra mim! :) hihihi

    Beijãooo*

    ResponderExcluir
  5. Pois é Sayonara isso é a grande questão, a chave é Organizar o seu Tempo, comece listando as prioridades da sua vida e no trabalho e determine os horários para cada tarefa, se dentro daquele horário voce não alcançar não fique triste, determine um novo dia para tal tarefa. sempre penso em aproveitar bastante o meu tempo,fazendo coisas que me relaxam,que me dão crescimento profissional, como também coisas necessárias no dia-a-dia e assim termino fazendo muitas coisas como fazer a burocrasia e trazer algo novo para o trabalho, conversar com meus pais ao chegar em casa, brincar com meu cachorro que esta doente e precisa de atenção,vê meus sobrinhos, estudar inglês, ser monitora de dança, estudar farmacologia imprescindível para mim,olhar e-mails, falar com amigos, hiii... já tava esquecendo namorar um pouquinho também é bom e ainda quero colocar uma caminhada e pilates em minha vida, se eu tivesse mais energia conseguiria transformar minhas 24 horas em 30hs o problema é o cansaço, a fadiga que me sobrecarregar e termino desistindo de fazer algumas metas do meu dia,agora aprendi que não posso abraçar o mundo de uma vez mas aos poucos trabalhar o tempo que tenho energia e trabalhar "as prioridades" o resultado é a sensação de dever cumprido.

    ResponderExcluir
  6. A questão é justamente como foi comentado acima, não é a quanto tempo você tem e sim o que você faz dele.Organização é a chave do negócio. Talvez a ideia de um dia de 30 horas não seria o ideal, porque não um dia de 20 horas? Assim iriamos valorizar o tempo que temos.

    ResponderExcluir
  7. Realmente a falta de tempo hoje é algo que também me atormenta, gostaria de ser mais organizado e colher bons frutos dessa organização. De quebra, sobrar mais tempo para estar com minha filha!

    ResponderExcluir
  8. Faço das palavras do Paulo, exatamente as minhas! Acredito que o caminho é esse, ser organizado é a chave do sucesso!

    Miguel Torres

    ResponderExcluir
  9. Cara Júnior, tempo é dinheiro e também se bem administrado pode trazer felicidade e satisfação pessoal. Muita gente tem a mesma dificuldade, talvez começar com pequenos passos pode ser o melhor caminho! Criar uma lista de tarefas e organizar-se é o começo.

    ResponderExcluir
  10. Temos que ter tempo para tudo na vida!Particularmente, preciso organizar melhor o meu tempo, principalmente com a minha família, as vezes ocupo todo o meu tempo com outras coisas que esqueço de guardar um pouco para minha família que é o meu refúgio.

    ResponderExcluir
  11. por ter muito pouco tempo com a minha filha, eu acabei deixando muita coisa guardada pra depois,
    sei que tenho muita coisa para retomar e tentar organizar o meu tempo sem deixar nada a desejar mais ta dificil.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei imaginando muita coisa a fazer com 6 horas a mais no meu dia,faria mais coisas sadias para o corpo e para mente,mais depois me perguntei se realmente faria mesmo e descobrir que não,pois seria tudo do mesmo jeito de hoje...muita correria e sempre sem tempo..para as melhores coisas...

    Tema bom para refletir...

    ResponderExcluir